Shares

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros

Os peixes são alimentos saudáveis, é verdade, mas… uns mais do que outros. Para comer peixe com maior segurança, escolha as espécies mais pequenas e, de preferência, capturadas no ambiente natural em vez de aquicultura, que os torna menos nutritivos.

Recomendo-lhe 5 espécies diferentes que pode consumir com segurança: a dourada, a cavala, a sardinha, o carapau e o robalo.

Dicas de nutrição - 5 peixes saudáveis e seguros - Carapau

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros – Carapau

 

Dicas de nutrição - 5 peixes saudáveis e seguros - Cavala

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros – Cavala

 

Dicas de nutrição - 5 peixes saudáveis e seguros - Dourada

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros – Dourada

 

Dicas de nutrição - 5 peixes saudáveis e seguros - Robalo

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros – Robalo

 

Dicas de nutrição - 5 peixes saudáveis e seguros - Sardinha

Dicas de nutrição – 5 peixes saudáveis e seguros – Sardinha

São peixes ricos em ácidos gordos ómega 3, habitam a nossa costa e por isso pode encontrá-los com elevados níveis de frescura e, por serem pequenos e com um ciclo de vida mais curto, acumulam menos metais pesados, o que é uma enorme vantagem para o consumidor.
Além de ser de fácil digestão, o peixe é, regra geral, muito rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e, no caso dos peixes gordos, ácidos gordos ómega 3, essenciais a diversas funções do organismo.
Se comer peixe frequentemente, estará a proteger a sua saúde cardiovascular, a sua memória e o seu sistema imunitário, e a controlar os seus níveis de colesterol.


Autoria:
Custódio César, nutricionista clínico, especializado em nutrição desportiva, e diretor geral da Econutracêuticos/ GoldNutrition.
https://www.facebook.com/custodio.cesar.nutricionista

Se gostou de saber quais são os peixes mais saudáveis e seguros, saiba também quais são os alimentos antioxidantes e quais as quantidades ideais de cada alimento. Descubra também 7 boas razões para comer castanhas.

Shares

Pin It on Pinterest