Pudim Molotof  – irresistível!

 

Olá! Hoje trago-lhe um clássico dos doces: o «pudim Molotof». Esta receita é muito fácil de fazer. Contudo, temos de ter em atenção algumas regras para que fique perfeito! Após consultar uma grande amiga, uma excelente doceira, vou ensinar-lhe esses pequenos truques, aqui e agora! Tenho também uma sugestão de cobertura: creme de ovos. Fica tão, tão bom!

 

Ingredientes para o molotof:

8 claras de ovo
8 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de caramelo
Margarina q.b.

 

Ingredientes para o doce de ovos:

8 gemas de ovo
5 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de leite
baunilha ou raspa de limão para aromatizar

 

 

Modo de preparação:

 

  • Para o molotof:

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus, durante cerca de 10 minutos, com um tabuleiro com água, para que mais tarde cozinhe o molotof em banho-maria.

De seguida, unte uma forma, de preferência alta, de buraco, com margarina. Coloque as claras num recipiente, acrescente uma pitada de sal e vá acrescentando as 8 colheres de sopa de açúcar, uma a uma, enquanto bate as claras em castelo até ficarem firmes.

Ainda sem deixar de bater, adicione as 4 colheres de sopa de caramelo, de forma a envolver bem o preparado, até que apresente uma tonalidade mais escura.

Coloque este creme na forma e depois leve-a no forno e deixe cozer durante 10 minutos, dentro do tabuleiro com a água, que deverá estar já a ferver.

Quando estiver pronto, desligue o forno, mas não retire logo! Abra apenas um pouco a porta do forno, para evitar que baixe. Deixe o molotof repousar cerca de 20 a 30 minutos. Passado esse tempo, pode tirar do forno e desenformar.

Dica: Pode decorar o molotof com caramelo, amêndoas laminadas e canela, ou então opte por esta sugestão maravilhosa que aqui está em baixo… o doce de ovos!

 

  • Para o doce de ovos:

Comece por colocar as 8 gemas e as 5 colheres de sopa de açúcar num recipiente e misture muito bem. Depois, acrescente 8 colheres de sopa de leite e mexa novamente. Se quiser, pode misturar a baunilha ou a raspa de limão. De seguida, leve este creme ao lume brando e vá mexendo até que engrosse a gosto.

Por fim, desenforme o molotof com algum cuidado num prato de vidro, deixe arrefecer e de, seguida, deite o doce de ovos por cima. Pode polvilhar com amêndoas ou nozes laminadas.

 

Fotografia de capa: Youtube

 

Se gostou de descobrir a receita irresistível do puim molotof, descubra também a receita do pudim de café, da baba de camelo e da serradura.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...