Shares

Dicas saudáveis – 8 benefícios dos mirtilos

 

 

Sabe que os mirtilos são considerados “o fruto da juventude” e o “rei dos antioxidantes”? São um verdadeiro tesouro nutricional e os nutricionistas garantem que são um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Sendo uma excelente fonte de antioxidantes e tendo óptimos benefícios torna-se importante consumir esta fruta tão poderosa para a nossa saúde.

Os mirtilos são efectivamente um dos frutos com maior valor nutritivo conhecido. Isto porque contêm carboidratos, açúcar e fibra dietética. Além disso, os mirtilos são uma excelente fonte de vitaminas A, B, C, E e K, bem como de potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Os mirtilos foram encontrados pela primeira vez no Norte da Europa, e desde então, são estudados tanto pelos seus benefícios para a saúde como também pela sua eficácia para várias terapias.

Por isso, fique a conhecer estas dicas saudáveis sobre os benefícios dos mirtilos e delicie-se com este fruto incrível!

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Mirtilos | Foto: plantarportugal

 

 

1 – Promovem a saúde do nosso cérebro

Os mirtilos são um alimento óptimo para a saúde do nosso cérebro, já que são ricos em antioxidantes. Estes nutrientes ajudam a manter o fluxo de oxigénio e de sangue no cérebro, mantendo, assim, as células do cérebro saudáveis. O consumo de mirtilos pode prevenir danos cerebrais e promove a saúde do sistema nervoso central. Além disso, os especialistas destacam de que o mirtilo é um forte aliado para os tratamentos de depressão.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Promovem a saúde do nosso cérebro | Foto: big1news

 

 

2 – Contribuem para a saúde dos nossos olhos

Os mirtilos são ricos em flavonoides, nutriente que previne a degeneração ocular e outros problemas relacionados com a saúde dos nossos olhos. Além disso, os mirtilos são ricos em antioxidantes que protegem os olhos dos danos dos radicais livres e em vitamina A, que ajuda na proteção da retina.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Contribuem para a saúde dos nosso olhos | Foto: clinicasaocamilothe

 

 

3 – Podem prevenir o cancro

Estudos indicam que os mirtilos são uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam a atenuar o crescimento de células cancerígenas. A luteolina é um componente presente neste fruto e, segundo estudos, ajuda a reduzir o aparecimento de cancro nos ovários em 30%.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Podem prevenir o cancro | Foto: soutaoboa

 

 

4 –  Reduzem o nível do colesterol

Os mirtilos não têm sódio nem colesterol. Assim, ao consumir mirtilos pode reduzir os seus níveis de colesterol. Pesquisas e estudos realizados afirmam a eficácia desta fruta na diminuição do colesterol, sendo o seu consumo até mais aconselhado do que alguns medicamentos, imagine. Óptimas notícias!

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Reduzem o colesterol | Foto: saudedicas

 

 

5 – Combatem infecções no sistema urinário e digestivo

Os mirtilos podem ser consumidos de várias formas. Em forma de sumos ou chá ajudam tanto na prevenção como no tratamento de infecções do sistema urinário. Além disso, esta fruta tem uma ação antibacteriana e, por isso, combate igualmente infecções no sistema digestivo.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Combatem infeções no sistema urinário e digestivo

 

 

6 – Retardam o envelhecimento

Vou explicar agora mais em pormenor a importância dos antioxidantes do mirtilo! Os antioxidantes são essenciais para a neutralização da acção dos radicais livres no nosso organismo. Os radicais livres são substâncias que actuam de forma negativa no nosso corpo, já que prejudicam a nossa imunidade e nos deixam expostos a doenças degenerativas. Dessa forma, os alimentos antioxidantes, como o mirtilo, são essenciais para acabar com as acções dos radicais livres… e adivinhe, o mirtilo é considerado, entre todos os antioxidantes, o mais eficaz! Sendo assim, o mirtilo retarda o envelhecimento, auxilia na circulação do sangue e garante unhas, cabelo e pele mais saudáveis.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Retardam o envelhecimento | Foto: wordpress

 

 

7 – Ajudam a emagrecer

Os mirtilos são uma fruta com pouquíssimas calorias, e por isso, podem ser um grande aliado para os que procuram garantir o emagrecimento saudável. Este fruto pode ser essencial para garantir a sua perda de peso.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Ajudam a emagrecer | Foto: saudedica

 

 

8 – Reduzem a diabetes

Os benefícios do mirtilo para a nossa saúde também envolvem melhores resultados no tratamento da diabetes. A planta do mirtilo é capaz de restaurar pequenas circulações, e devido a isso, actua na retinopatia diabética, pé diabético e também na falta de perfusão renal.

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos

Dicas saudáveis – benefícios dos mirtilos – Reduzem a diabetes | Foto: wp

 

 

Óptimos benefícios, verdade? Sempre que possível compre mirtilos frescos e, se tal como eu, gosta de gelatina, sugiro-lhe esta de mirtilos! Tem um preço muito simpático e é deliciosa. Eu confio na Girassol, confie também!

 

Se gostou de conhecer os benefícios dos mirtilos, descubra também os benefícios do açaí e do própolis. Descubra quais são os frutos mais hidratantes e os frutos menos calóricos e aproveite estes dias de praia com estas toalhas que não passam despercebidas, bem como estes calções de banho e estes acessórios giríssimos.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest