Shares

Trigo sarraceno – um superalimento obrigatório na minha dieta

 

 

São muitas as pessoas que não resistem a pão, massa, bolos e a todas essas iguarias carregadas de farinha…e de glúten. O problema é que, mesmo sem saberem, muitas são intolerantes e por essa razão, ficam inchadas, com uma sensação desagradável no estômago. É verdade. O responsável pode mesmo ser o glúten, mas a boa notícia é que há inúmeras opções para continuar a comer os seus pratos e snacks favoritos. Por exemplo, as farinhas podem ser substituídas por outras, glúten free!!!

O trigo sarraceno tem vindo a ganhar pontos nesta corrida da alimentação saudável e cada vez são mais as pessoas que levam para casa um pacotinho para experimentar. Eu desde que experimentei não quero outra coisa!!! Apesar de se chamar TRIGO sarraceno, é sim da família da quinoa – outra iguaria mega saudável – e serve para fazer pão, crepes, saladas frias ou quentes, enfim, só delícias! Já conhece? Vou contar-lhe tudo sobre os benefícios deste alimento perfeito! Estou encantada!

 

 

1- PROMOVE A SAÚDE DO CORAÇÃO E ARTÉRIAS:

O trigo sarraceno é rico em gorduras boas que contribuem para manter um índice baixo de colesterol e triglicéridos. Contém ainda bastante ómega 6 e, por isso, é recomendado para pessoas que sofram de hipertensão ou varizes. Além disso é o único cereal que contém vitamina P, essencial para a saúde cardiovascular! Sabia disto?

Trigo sarraceno – Promove a saúde do coração e artérias

Trigo sarraceno – Promove a saúde do coração e artérias | Foto: biotrendies

 

 

2- AJUDA A CONTROLAR OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE:

Também para os diabéticos o trigo sarraceno é uma escolha acertada. Como tem um índice glicémico baixo é uma opção ainda melhor que o arroz ou outros derivados do trigo! Eu explico: é um hidrato de absorção lenta, ou seja, depois de consumi-lo os hidratos transformam-se mais lentamente em açúcares, pelo que evita os picos glicémicos. Este facto também contribuiu para termos menos desejos de doces! Fica a dica!

Trigo sarraceno – Ajuda o controlar os níveis de açúcar o sangue

Trigo sarraceno – Ajuda o controlar os níveis de açúcar o sangue | Foto: melhorcomsaude

 

 

3- MELHORA O HUMOR E COMBATE A DEPRESSÃO:

Estamos sempre a ouvir que “somos o que comemos”, mas não tenha dúvidas de que é mesmo uma verdade! Aquilo que ingerimos influencia directamente o nosso estado anímico, que é como quem diz o nosso humor ou estado de espírito. O trigo sarraceno, por exemplo, ao ser muito rico em vitaminas do grupo B, em magnésio, fósforo e zinco contribui para a formação de neurotransmissores que combatem a depressão e ansiedade. Ah, e se sofre de dores de cabeça também vai notar melhorias ao consumir regularmente este alimento.

Trigo sarraceno – Melhora o humor e combatem a depressão

Trigo sarraceno – Melhora o humor e combate a depressão | Foto: vidasolanada

 

 

4- É ANTI CANCERÍGENO:

Não há uma fórmula infalível para evitar o aparecimento do cancro, mas há vários pequenos passos que podem ser uma grande ajuda na prevenção. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental.
Todos os alimentos antioxidantes são fenomenais no combate às células cancerígenas e o trigo sarraceno é um deles. Saiba que o trigo sarraceno contém uma boa quantidade de flavonoides, rutina e quercetina que atuam no combate aos radicais livres e ajudam a regular as funções celulares. Que notícia importante!

Trigo sarraceno – É anti cancerígeno

Trigo sarraceno – É anti cancerígeno | Foto: farmonplate

 

 

5- COMBATE A ANEMIA:

Se fez análises recentemente e corre o risco de ficar anémico, comece já hoje a comer trigo sarraceno. É riquíssimo em ferro e vitaminas do grupo B e, por isso, funciona como um medicamento natural contra a anemia. Se o juntar a outros vegetais igualmente ricos em ferro será excelente.

Trigo sarraceno – Combate a anemia

Trigo sarraceno – Combate a anemia | Foto: goodnesstoglow

 

 

6- MELHORA A FUNÇÃO DIGESTIVA:

O trigo sarraceno contém imensas fibras insolúveis. Isto significa que são menos agressivas para o estômago e para os intestinos. Além de regular a função digestiva, promove a formação de bactérias saudáveis na flora intestinal, regulando assim o pH do nosso organismo.

Trigo sarraceno – Melhora a função digestiva

Trigo sarraceno – Melhora a função digestiva | Foto: sbs

 

 

7- NÃO CONTÉM GLÚTEN:

E, por fim, um dos maiores benefícios do trigo sarraceno é o facto de não conter glúten, muitas vezes responsável por uma sensação de mau estar no nosso corpo.  Saiba que o trigo sarraceno é uma excelente alternativa à cevada, ao centeio ou à aveia.
Importante: diminuir em 90% o seu consumo de glúten, fará com que não volte a ter sintomas inflamatórios nos intestinos, no estômago ou até mesmo na pele. Experimente e veja se funciona para si!

Trigo sarraceno – Não contém glúten

Trigo sarraceno – Não contém glúten | Foto: blogspot

 

 

Espectacular, verdade? Experimente já. Conheça aqui todos os produtos com trigo sarraceno que a minha marca de confiança, a Girassol, tem para si. Clique na imagem para saber como receber em sua casa. Eu recomendo!
  

  

 

Se gostou de conhecer os benefícios do trigo sarraceno, conheça também os benefícios do amaranto e da deliciosa quinoa.  Descubra ainda os benefícios do chá verde e das águas aromatizadas detox. E, se gosta de decoração, saiba como usar biombos e espelhos em sua casa.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest