Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem

 

 

Não se trata apenas de estética, mas também de saúde! Como a nossa pele é o nosso cartão de visita, devemos cuidar dela todos os dias. Hoje é um bom dia para ficar a saber mais acerca dos cuidados a ter com a sua pele antes e depois da maquilhagem. A verdade é que, antes de aplicarmos qualquer tipo de maquilhagem, devemos preparar o rosto. As 3 palavras-chave são: limpar, tonificar e hidratar! E mesmo que não use maquilhagem no dia-a-dia saiba aqui como mimar o seu rosto.

Saiba de seguida quais os cuidados que deve ter com a sua pele diariamente, antes e depois da maquilhagem:

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem – Prepare o rosto | Foto: beautyhealthtips

 

 

1- Limpar

A limpeza da pele é sem dúvida a etapa mais importante de todas! Sabia que devemos limpar a nossa cara de manhã e à noite? A nossa pele renova-se durante a noite e por isso temos que prepará-la antes de nos deitarmos. E de manhã quando acordamos é muito importante lavar a cara para remover as células mortas resultantes desse processo. Muito importante: deve lavar o rosto preferencialmente com água morna ou água fria. Saiba também que uma pele limpa ajuda a fixar e a manter impecável a maquilhagem durante mais horas! Deve limpar a sua pele com um gel ou sabão adequado ao seu tipo de pele. Se tem a pele seca deve usar um sabão suave que não lhe seque ainda mais a zona T (testa, nariz e queixo). Se tiver uma pele oleosa deve usar um sabão que lhe retire a oleosidade e que ajude a limpar os poros (a oleosidade da pele acumulada nos poros dá origem aos chamados “pontos negros”). No caso da pele mista pode usar um sabão normal com um pH neutro que não lhe irrite a pele. Quer use maquilhagem ou não, as esteticistas aconselham uma esfoliação facial regular para remover as células mortas.

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem - Limpar

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem – Limpar | Foto: pinimg

 

 

2- Tonificar

Já com a pele limpa o passo seguinte é tonificar! O tónico ajuda a completar a limpeza do rosto. Remove as células mortas; elimina as toxinas; faz uma limpeza profunda; restitui o pH da sua pele; elimina os resíduos de oleosidade acumulados nos poros; suaviza; acalma; refresca e o mais importante de todos: prepara a sua pele para receber a hidratação!

Se tem uma pele seca ou mista deve utilizar uma loção tónica normal para restaurar o pH da epiderme e fortalecer a sua pele para contrariar a flacidez e as rugas! No caso da pele oleosa deve usar um tónico para fechar os poros e controlar o excesso de oleosidade. Dizem os entendidos que as pessoas que têm pele oleosa ficam com um aspecto jovem durante mais tempo, já que a oleosidade da pele retarda o aparecimento das rugas.

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem - Tonificar

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem – Tonificar | Foto: loxabeauty

 

 

3- Hidratar

O terceiro e último passo é essencial para a saúde da nossa pele! O hidratante deve ser colocado de manhã e à noite sem falta! Durante o dia deve optar por um protector solar já que estes também são hidratantes e protegem a nossa pele dos raios UV. Dica: para as senhoras que não utilizam maquilhagem durante o dia, o protector solar é uma óptima opção! No caso das senhoras que usam maquilhagem devem optar por um hidratante e/ou base com protecção UV! Mas atenção: a base com protecção não dispensa o uso do hidratante. Antes de se deitar e dependendo da sua idade pode escolher um creme anti-rugas!

Sabia que a hidratação é essencial não só para hidratar a sua pele mas também para a proteger e prevenir o aparecimento de algumas doenças? A hidratação da pele impede também que entrem na nossa pele micro-organismos que podem originar infecções na pele. Por outro lado, o hidratante ajuda a preservar a elasticidade da pele aumentando a sua firmeza e evitando o aparecimento de rugas. No inverno deve hidratar ainda mais a sua pele, pois o frio pode deixá-la seca e provocar-lhe alguma descamação.

DICA: Se colocar hidratante e depois se maquilhar é importante que não use um creme à base de óleo caso contrário a sua maquilhagem pode ficar com um aspecto oleoso. Utilize um hidratante à base de água.

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem - Hidratar

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem – Hidratar | Foto: idiva

 

 

Se usa maquilhagem:

É completamente proibido deitar-se com maquilhagem! Deve usar um desmaquilhante de olhos em vez de toalhitas! Os desmaquilhantes de olhos têm uma textura oleosa que retira suavemente a maquilhagem e ajuda a prevenir as rugas que aparecem à volta dos olhos! Se usa um batom com cor ou lipgloss é muito importante retirá-los com desmaquilhante e de seguida hidratá-los com vaselina ou um batom do cieiro. Relativamente à base pode retirá-la com um leite de limpeza suave e/ou com o mesmo sabão que utiliza de manhã para lavar a cara. Depois tonifica, hidrata e, se quiser, pode colocar um creme de olhos para prevenir os chamados “pés de galinha”.

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem | Foto: idiva

 

 

Se não usa maquilhagem:

Saiba que embora não use maquilhagem, o processo é semelhante e as palavras de ordem são: limpar, tonificar e hidratar! De manhã e à noite não se esqueça. Desta forma, vai melhorar o aspecto da sua pele e dar-lhe um ar fresco e jovem! Não é fantástico? Outra DICA: se não gosta de usar muita maquilhagem, durante o dia pode usar um primer com ou sem cor depois do hidratante para atenuar as imperfeições da pele.

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem

Cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem | Foto: cyclix

Se gostou de descobrir estes cuidados a ter com a pele antes e depois da maquilhagem, descubra mais dicas de saúde e beleza: como atenuar as olheiras, como ter um hálito mais fresco e saudável e ainda como prevenir varizes.

 

 

E já agora veja também...