Shares

Hambúrguer saudável sem carne

 

Para os dias em que não quer ou não pode comer carne, trago-lhe esta receita de hambúrguer saudável sem glúten e sem carne com cogumelos. Experimente nesta Páscoa e, se gostar, repita quantas vezes entender.
Não é uma maravilha poder comer um hambúrguer suculento sem sentir culpas? É, pois!
Conheça agora esta receita tão saudável e deliciosa e surpreenda todos aí em casa!

 

 

Ingredientes

 

4 Cogumelos Portobello grandes

3 chávenas de café de lentilhas (vermelhas, normais…)

1 molho de brócolos

Pimenta q.b

Sal q.b

2 Curgetes médias

Meio abacate

4 folhas de alface

2 rodelas de tomate

2 Fatias de queijo magro light (ou outro tipo de queijo que goste)

Azeite q.b

Manjericão (opcional)

1 ovo

2 Colheres de sopa de sementes de linhaça

Sumo de meio limão

Meia cebola

 

Hambúrguer saudável sem carne - Cogumelos

Hambúrguer saudável sem carne – Cogumelos | Foto: mundodastribos

 

 

Preparação dos hambúrgueres

 

Coza as lentilhas e os brócolos em tachos separados com água e sal. Quando estiverem cozidos deixe arrefecer um pouco para não se queimar e misture-os num recipiente com umas folhinhas de manjericão e com a ajuda de um garfo e com água bem escorrida dos brócolos. Enquanto estiverem mornos deve moldá-los em forma de hambúrguer. Envolva-os num ovo batido com sementes de linhaça demolhadas há alguns minutos (para criarem aquela espécie de gelatina). Leve ao congelador durante algumas horas. Quando estiverem consistentes passe-os numa frigideira com um bocadinho de azeite e cebola.

 

 

Cogumelos

 

Lave bem os cogumelos e retire-lhe os talos. tempere-os com um pouco de sal e pimenta e passe-os num pouco de sumo de limão. Num frigideira anti-aderente, grelhe-os um bocadinho sem deixar queimar e grelhar demais.

 

 

Molho

 

Descasque o abacate e parta-o aos pedacinhos. coloque-lhe um pouco de sal, pimenta, sumo de limão e um fio de azeite e triture tudo numa picadora/liquidificador… A textura final não deve ser nem muito liquida nem muita espessa. Tempere ao seu gosto e junte-lhe as especiarias e ervas aromáticas que mais gostar.

 

 

Empratamento

 

Como se costuma dizer, os olhos também comem, verdade? Coloque na parte interna dos cogumelos 1 ou 2 folhas de alface, 1 rodela de tomate, o hambúrguer, a fatia do queijo e 2 colheres de sopa do molho de abacate. Feche o hambúrguer com o outro cogumelo et voilà! Vai ter o seu próprio hambúrguer saudável, sem gorduras más, delicioso e rico em fibra! Para acompanhar, lave as curgetes e parta-as às rodelas. Tempere com sal, pimenta, óregão e limão e leve ao forno até obterem uma consistência tipo batata frita, cerca de 10 minutos. Para não agarrarem ao tabuleiro, deve untá-lo com um fiozinho de azeite.

Hambúrguer saudável sem carne - Hambúrguer

Hambúrguer saudável sem carne – Hambúrguer | Foto: axialind

Se gostou de conhecer a receita deste hambúrguer saudável sem carne, conheça também esta pizza saudável e esta tarte de maçã e canela. Descubra ainda quais são as alternativas saudáveis à carne e ao leite.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest