Shares

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa + receita salada

 

 

A alfafa é rica em vitaminas A, C, D, E, K e melhora o funcionamento do sistema imunitário, além de ajudar a eliminar o cansaço. É também rica em cálcio, potássio, ferro e diversos outros minerais. Como já percebeu, a alfafa é um superalimento com vários benefícios para a nossa saúde. Por isso é que o artigo de hoje é sobre os benefícios da saudável alfafa. Saiba tudo aqui…

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Brotos de alfafa | Foto: remedio-caseiro

 

A alfafa pertence à mesma família do feijão. É uma planta medicinal, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar, reduzir a ansiedade e o cansaço, assim como para tratar problemas urinários. Este superalimento, para além de ser rico em vários nutrientes, pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, combate a fadiga, e, além disso, tem uma acção diurética e contribui ainda para melhorar os índices de colesterol.

 

Assim sendo, a alfafa traz muitos benefícios quando é inserida na dieta alimentar. Por isso, vamos conhecê-los agora em pormenor:

 

 

1 – Regula os níveis de colesterol

A alfafa tem uma quantidade impressionante de fibra dietética, que é muito importante para regular os níveis de colesterol.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Regula os níveis de colesterol | Foto: i24web

 

 

2 – Reduz as inflamações

Esta planta foi frequentemente utilizada no tratamento tradicional da artrite e outras condições inflamatórias. A alfafa possui níveis elevados de vitamina C e vitamina B, bem como de cálcio e compostos antioxidantes, elementos que podem reduzir a inflamação nas articulações. E, ao mesmo tempo, reforça o sistema imunitário e previne doenças crónicas.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Reduz as inflamações | Foto: melhorcomsaude

 

 

3 – Combate problemas gastrointestinais

A fibra é muito importante para a nossa saúde digestiva. De facto, a fibra dietética não é apenas capaz de ajudar o intestino a trabalhar melhor, mas também pode reduzir inflamações, melhorando assim problemas como indigestão, inchaço, cólicas, diarreia, prisão de ventre e um desequilíbrio bacteriano no intestino.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Combate problemas gastrointestinais | Foto: revistacuidar

 

 

4 – Impulsiona o sistema imunitário

Com um alto teor de vitamina C, este alimento é um impulsionador ideal para o seu sistema imunitário. A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e também actua como um antioxidante para eliminar o stress.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Impulsiona o sistema imunitário | Foto: blogspot

 

 

5 – Desintoxica o corpo

A alfalfa tem sido amplamente utilizada em todo o mundo no tratamento de condições renais devido às suas propriedades diuréticas. A alfafa é capaz de acelerar a desintoxicação do corpo, eliminando assim o excesso de sais, gorduras e água.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Desintoxica o corpo | Foto: guiasaudavel

 

 

6 ­– Ajudar a previnir o cancro

Os fitoestrogénios são extremamente importantes na batalha contra doenças como o cancro. Estas hormonas actuam como antioxidantes e evitam mutações em células saudáveis, diminuindo assim o risco de doenças.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Previne o cancro | Foto: e-konomista

 

 

7 – Contribui para a saúde respiratória

Tradicionalmente, a alfafa foi amplamente utilizada no tratamento de condições respiratórias, tais como bronquite, gripe e constipações, bem como outras infecções virais e bacterianas. A alfafa tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-a útil no tratamento de várias condições respiratórias, e, ao mesmo tempo, reforça o sistema imunitário para neutralizar as infecções que atacam as vias respiratórias.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Contribui para a saúde respiratória | Foto: oxi3

 

 

8 – Ajuda a proteger o nosso coração

Podemos encontrar potássio e o ferro em quantidades significativas dentro da alfafa e estas beneficiam o coração de diferentes maneiras. O potássio é um vasodilatador, o que ajuda a reduzir a pressão sanguínea, libertando a tensão sobre os vasos sanguíneos e artérias. Além disso, o teor de ferro aumenta a produção de glóbulos vermelhos, melhorando assim a circulação e garantindo que os sistemas de órgãos do corpo estejam devidamente oxigenados.

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Protege o nosso coração | Foto: rbsdirect

 

 

Para incluir este superalimento com várias propriedades e nutrientes na sua alimentação diária, dou-lhe agora uma receita de uma salada com alfafa. É muito saudável para estes dias quentes de verão!

 

Ingredientes:

 

– 300g de tomate cereja

– 2 chávenas de chá de alfafa

– ½ cebola roxa em rodelas

– folhas de manjericão a gosto

– sumo de limão a gosto

– azeite a gosto

– sal a gosto

 

Modo de preparação:

 

Em primeiro lugar, terá de lavar bem os tomates cereja e cortá-los ao meio. Corte também a cebola em rodelas finas. Numa tigela adicione todos os ingredientes e de seguida tempere a seu gosto.
Sugestão: Sirva a salada fresca acompanhada de um bom sumo de laranja!

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa

Dicas saudáveis – benefícios de alfafa – Salada com alfafa. Delicie-se! | Foto: mundoboaforma

 

Ficou com vontade de experimentar alfafa? Sugiro estas sementes, que são dos alimentos nutricionalmente mais ricos. Clique na imagem e saiba como receber em sua casa. Eu confio na Girassol. Confie também!

Se gostou de descobrir os benefícios da alfafa, descubra também os benefícios da geleia real e do própolis. E, se gosta de tartes, descubra a receita desta tarte de frutos vermelhos e a tarte de pêra com canela. Saiba ainda quais são os fatos de banho e as jóias que estão na moda esta estação.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest