Shares

Descubra quais os alimentos que previnem rugas

«Você é aquilo que come». Quantas e quantas vezes já ouvimos esta sentença sem entender as suas implicações práticas? Mas o que é que uma alimentação saudável pode fazer por alguém, além de o ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento das nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele frasco de creme para o rosto que foi caríssimo vai ter a eficácia comprometida se descuidar a alimentação.

«Com uma alimentação variada e equilibrada podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas», afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele.

Conheça os principais itens do seu menu capazes de realizar esta obra:

Soja
A soja é vedeta da boa saúde – e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que a hormona feminina. «Com o envelhecimento e a perda de estrogénio, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas», explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A soja pode ajudar também no combate aos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e prevenir a osteoporose.

 

Frutos com vitamina C
Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutas deliciosas, benfeitores da sua pele. «A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colagénio, que, por sua vez, atua na elasticidade da pele», explica Daniela. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infeções, gripes e resfriados.

Descubra quais os alimentos que previnem rugas - FRUTA

Descubra quais os alimentos que previnem rugas – FRUTA

 

Cobre e manganês
Amêndoas, feijões, lentilhas, nozes e grão-de-bico possuem estes dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. «Estimulam a produção de colagénio. São bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação», diz Daniela.

 

Descubra quais os alimentos que previnem rugas - NOZES

Descubra quais os alimentos que previnem rugas – NOZES

 

Betacaroteno
Alimentos que contêm betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. De acordo com a médica, «esta substância, presente no mamão, cenoura, tomate e abóbora é um betacarotenoide, um tipo de antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colagénio». No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide.

 

Cacau
A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que aumenta a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: «não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa», explica a dermatologista. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o de leite, mas sim o amargo, rico em flavonoides.

 

Peixe e sementes oleaginosas
O ómega 3 e o ómega 6 são substâncias que ajudam a formar uma substância chamada ceramidas, que têm a função de hidratar a pele e protegê-la de inflamações e alergias, de acordo com a dermatologista. Os ácidos do ómega-3 e 6 não são sintetizados pelo organismo e são dependentes de fontes exógenas, como alguns alimentos ou suplementos nutricionais: podemos encontrá-lo nos peixes de água fria (salmão, atum, truta), nas nozes, castanhas e nos óleos vegetais, como azeite, soja e milho.

 

Iogurte
O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. «O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspeto mais envelhecido à pele», diz Daniela.

Descubra quais os alimentos que previnem rugas - IOGURTE

Descubra quais os alimentos que previnem rugas – IOGURTE

 


Autoria:
Ana Maria Madeira
www.minhavida.com.br

Capa da revista Zen Energy de Novembro 2016

Capa da revista Zen Energy de Novembro 2016

 

Se gostou de descobrir quais os alimentos que previnem rugas, conheça também os alimentos antioxidantes e os alimentos alcalinos. Saiba também quais as quantidades certas de cada alimento que deverá consumir.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest