Descubra quais os alimentos que previnem rugas
«Você é aquilo que come». Quantas e quantas vezes já ouvimos esta sentença sem entender as suas implicações práticas? Mas o que é que uma alimentação saudável pode fazer por alguém, além de o ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento das nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele frasco de creme para o rosto que foi caríssimo vai ter a eficácia comprometida se descuidar a alimentação.
«Com uma alimentação variada e equilibrada podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas», afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele.
Conheça os principais itens do seu menu capazes de realizar esta obra:
Soja
A soja é vedeta da boa saúde - e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que a hormona feminina. «Com o envelhecimento e a perda de estrogénio, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas», explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A soja pode ajudar também no combate aos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e prevenir a osteoporose.
Frutos com vitamina C
Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutas deliciosas, benfeitores da sua pele. «A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colagénio, que, por sua vez, atua na elasticidade da pele», explica Daniela. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infeções, gripes e resfriados.
Cobre e manganês
Amêndoas, feijões, lentilhas, nozes e grão-de-bico possuem estes dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. «Estimulam a produção de colagénio. São bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação», diz Daniela.
Betacaroteno
Alimentos que contêm betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. De acordo com a médica, «esta substância, presente no mamão, cenoura, tomate e abóbora é um betacarotenoide, um tipo de antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colagénio». No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide.
Cacau
A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que aumenta a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: «não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa», explica a dermatologista. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o de leite, mas sim o amargo, rico em flavonoides.
Peixe e sementes oleaginosas
O ómega 3 e o ómega 6 são substâncias que ajudam a formar uma substância chamada ceramidas, que têm a função de hidratar a pele e protegê-la de inflamações e alergias, de acordo com a dermatologista. Os ácidos do ómega-3 e 6 não são sintetizados pelo organismo e são dependentes de fontes exógenas, como alguns alimentos ou suplementos nutricionais: podemos encontrá-lo nos peixes de água fria (salmão, atum, truta), nas nozes, castanhas e nos óleos vegetais, como azeite, soja e milho.
Iogurte
O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. «O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspeto mais envelhecido à pele», diz Daniela.
Autoria: Ana Maria Madeira
www.minhavida.com.br
Se gostou de descobrir quais os alimentos que previnem rugas, conheça também os alimentos antioxidantes e os alimentos alcalinos. Saiba também quais as quantidades certas de cada alimento que deverá consumir.