Shares

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas

 

Para ter umas unhas fortes e bonitas o primeiro passo é uma alimentação equilibrada e saudável… mas são precisos também outros cuidados. Quer saber tudo? Conheça aqui 10 alimentos e cuidados que ajudam a tornar as unhas mais fortes e bonitas.

Muito mais do que uma questão de aparência e vaidade, a saúde das unhas é muito importante. Elas funcionam como um espelho da saúde do interior do nosso organismo, já que podem reflectir várias possíveis doenças como a psoríase, anemia, micose e até distúrbios cardíacos. Ora veja.

10 cuidados para ter unhas fortes e bonitas - unhas

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Descubra-os aqui | Foto:  pinimg

 

 

1- Coma ovos e frango

Ter uma alimentação variada e equilibrada é muito importante para ter umas unhas saudáveis, já que elas precisam de vitaminas. Coma ovos, pois são uma rica fonte de proteína, muito importante para que as unhas cresçam. Aliás, parte das nossas unhas é feita de proteína. Os ovos são igualmente uma fonte de vitamina B, que ajuda a fortalecer o crescimento das unhas.
A carne de frango também contém muita vitamina B e proteínas, além de ser uma fonte de zinco, que é um óptimo aliado para a saúde das unhas.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - ovos

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Coma ovos e frango | Foto:  ovoscaldas

 

 

2- Coma salmão

O salmão é rico em proteína, zinco e ómega 3, que ajuda o corpo a absorver a proteína que consome. Também contém selénio e cobre que ajudam na produção de colagénio, o que acelera e fortalece o crescimento das unhas.

10 alimentos para ter unhas fortes e bonitas - salmão

10 alimentos para ter unhas fortes e bonitas – Coma salmão | Foto:  glbimg

 

 

3- Escolha o óleo de coco

Na hora de escolher as gorduras, opte pelas saudáveis, claro! Elas são fundamentais para cuidar das suas unhas. É o caso do óleo de coco, que ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos que consumimos. Além de que contém Vitaminas A, D, E e K. Todos estes factores contribuem para que as unhas fiquem mais fortes.

10 alimentos para ter unhas fortes e bonitas - óleo de coco

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Escolha o óleo de coco | Foto:  priscilawalker

 

 

4- Beba muita água

A saúde das unhas também passa por manter o organismo hidratado. A água é uma das principais fontes de hidratação do corpo, e promove o seu bem-estar e saúde. Devemos, por isso, beber cerca de dois litros por dia. A água ajuda a regularizar praticamente todas as funções do organismo e actua, directamente, nas unhas. É possível notar se o corpo está hidratado se repararmos atentamente no estado das mesmas.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - Beba muita água

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Beba muita água | Foto: patchcdn

 

 

5- Coma fruta

Comer fruta também é essencial para a saúde das unhas. É o caso da banana e dos frutos que contêm vitamina C, como a laranja, o limão e o morango. A vitamina C proporciona um cuidado completo com as unhas, já que fortalece a pele, o tecido conjuntivo, os ossos e as paredes dos vasos sanguíneos.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - laranjas e limões

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Coma fruta |Foto:  rgbimg

 

 

6- Utilize luvas para as tarefas domésticas

Existem produtos de limpeza bastante prejudiciais para a pele e para as unhas. Por isso, quando tiver de fazer limpezas em sua casa, por exemplo, lavar a loiça, não pense que é por ser uma tarefa rápida que não irá ter as suas consequências. Assim, antes de iniciar qualquer tarefa de limpeza, coloque as luvas. Se não o fizer poderá prejudicar bastante a sua pele e unhas.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - limpeza com luvas

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Utilize luvas para as tarefas domésticas | Foto:  pinimg

 

 

7- Atenção à higiene

A limpeza e higiene são fundamentais para a saúde das unhas. Para tal, use uma escova apropriada para o efeito e que seja macia. Adopte o hábito de lavar as mãos com regularidade. Use um sabonete neutro e natural e lave as mãos, se possível, com água morna. Evite sabonetes fortes, à base de parabenos, porque farão com que as unhas se quebrem, bem como loções à base de álcool para as mãos, que também irão enfraquecer as unhas.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - lavar as mãos

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Atenção à higiene | Foto:  radioculturadeleme

 

 

8- Evite a acetona e não abuse do esmalte

Deve evitar o uso da acetona, já que esta deixa as unhas quebradiças e opacas. Não deverá abusar também do esmalte. Dê cerca de duas semanas a um mês de descanso às unhas para que possam renovar-se e fortalecer-se. Utilize, ainda, bases fortificantes ou produtos extra-brilho. Muitos deles contêm vitaminas que são fundamentais para a saúde e beleza das unhas.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - tirar o verniz

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Evite a acetona e não abuse do esmalte | Foto:  fatosdesconhecidos

 

 

9- Cuidado ao cortar as unhas e ao retirar as cutículas

Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. Além disso, use sempre uma boa lixa para aparar os cantos onde o alicate não consegue chegar. As unhas dos pés devem ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem.

No caso das cutículas, retire apenas o excesso. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cutícula tem uma função importante: ela forma uma barreira natural contra a entrada de microorganismos causadores de doenças.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - estojo de manicure

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Cuidado ao cortar as unhas e ao retirar as cutículas | Foto:  awsli

 

 

10- Hidrate as mãos e unhas

Existem produtos de hidratação das mãos que ajudam a fortalecer as unhas. No inverno, algumas pessoas têm dificuldade em manter as mãos macias e hidratadas, pois ficam ásperas, secas e até mesmo rachadas.
Outros factores, tais como tomar banho com água muito quente e ingerir poucos líquidos, fazem com que o aspecto seco apareça. Para evitar mãos e unhas ressequidas aposte nos cremes hidratantes.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - creme de hidratação

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Hidrate as mãos e unhas | Foto:  itcosmeticos

 

 

Mais algumas informações importantes:

Sabia que:

A falta de proteínas, ferro e cálcio promovem manchas brancas nas unhas deixando-as fracas e quebradiças. Pode encontrar estes nutrientes no iogurte, peixe, frango, carne, soja, ostra, espinafre e tomate.

Quando as unhas estão fracas, escuras e sem brilho é porque estão com falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B7 (Biotina). Essas vitaminas são facilmente encontradas nas nozes.

Unhas com manchas brancas e vincos verticais são sintomas de falta de zinco. O zinco está presente na carne, frutos do mar, ovos, grãos integrais e sementes como a linhaça.

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas - Saiba aqui o que comer

10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas – Saiba aqui o que comer | Foto: livestrong

 

Comece já a ter cuidado com a sua alimentação e olhe mais pelas suas unhas para que estejam sempre lindas e fortes.

 

Se gostou de conhecer estes 10 alimentos e cuidados para ter unhas fortes e bonitas, saiba ainda como evitar olheiras e o cabelo oleoso. Saiba ainda como prevenir e controlar a celulite.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest