Saiba mais sobre a dieta detox – Top 10 alimentos detox
Uma dieta detox não é difícil de cumprir. Ao contrário do que muitos pensam não é uma dieta restritiva e não deve levar a processos de carência nem a fome!
Um plano alimentar detox baseia-se nos fundamentos da nutrição funcional, em que o organismo é visto como um todo e onde se fornecem todos os ingredientes fundamentais para o seu funcionamento em plenitude. É este funcionamento eficaz que permite que a função natural de desintoxicação do nosso corpo e dos seus vários órgãos “chave” seja garantida.
É importante esclarecer que não é o alimento que desintoxica por nós, mas sim todos os processos levados a cabo pelos nossos rins, intestinos, fígado, pulmões. Conseguimos até eliminar toxinas através da nossa pele.
O que a alimentação detox vem fazer é garantir que toda a matéria-prima necessária para o funcionamento destes órgãos seja fornecida, facilitando o seu funcionamento sem sobrecarga.
Esta é uma dieta em que receitas de sumos, sopas, saladas, batidos e infusões são as estrelas. Constituem formas alternativas e saborosas de conseguirmos todo o sabor dos alimentos vegetais, não perdendo aquilo que eles têm de melhor. A juntar à sua riqueza em água, antioxidantes, enzimas vivas e pigmentos variados, destaca-se ainda o seu baixo valor calórico, a presença de gorduras saudáveis ricas em ácidos gordos essenciais e o alto teor em fibra.
Autoria: Lillian Barros
http://santamelancia.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/lillianbarros
Top 10 alimentos detox
Gengibre: alimento termogénico, digestivo, anti-inflamatório e antioxidante. Ajuda a otimizar o metabolismo, ideal para quem pretende aliar o detox à perda de peso.
Aipo: pobre em calorias, é um excelente diurético, auxiliando a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos.
Beterraba: rico em antioxidantes e pigmentos vegetais, como a betacianina, é um tubérculo ideal para quem sente falta de energia e/ou para praticantes de atividade física.
Chás e infusões - Cavalinha, Hibisco e Chá verde: os chás e infusões são ex libris das dietas detox pelo seu contributo na manutenção da hidratação, redução da retenção de líquidos e poder antioxidante.
Canela: a canela ajuda a estabilizar os picos de glicemia, tendo por este motivo um efeito saciante, especialmente no que respeita ao apetite específico por doces e hidratos de carbono. Ingrediente ideal para travar a "hora do lobo" de final de dia e para detox de açúcar.
Limão: rico em vitamina C, excelente desintoxicante e antioxidante. Pode ser utilizado para evitar os efeitos dos radicais livres e no anti-envelhecimento precoce. Ajuda a manter um pH interno alcalino, favorável ao equilíbrio do organismo.
Sementes de linhaça: excelentes aliadas do funcionamento intestinal, sendo um ótimo ingrediente para quem sofre de prisão de ventre. Ajuda também a baixar o colesterol sanguíneo total e a melhorar o perfil lípico.
Abacaxi: rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e atua como anti-inflamatório. O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma ação antioxidante que ajuda a proteger a células de danos ou agressões.
Abacate: a sua riqueza vitamínica, antioxidante e o seu conteúdo em ácidos gordos essenciais combatem os radicais livres, sendo por este motivo um excelente aliado de uma pele firme, jovem e saudável. Ajuda a manter valores de equilibrados de colesterol sanguíneo e protege o coração.
Crucíferas (couve portuguesa, couve frisada, brócolos, couve flor…): ricas em fitonutrientes, ajuda a proteger as células graças ao seu papel fulcral na eliminação de compostos nocivos, contribuindo para a protecção do organismo e para a sua desintoxicação. O elevado teor em fibra contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo.
Agora que já conhece o Top 10 dos alimentos detox, aprenda também a fazer um chá detox, fique a saber quantos litros de água deve beber por dia e conheça os benefícios da dieta alcalina.