Shares

Dicas saudáveis – Benefícios da cúrcuma

 

A cúrcuma, vulgarmente chamada de açafrão das índias, é um tempero culinário saboroso e que deixa qualquer prato com um amarelo SOL, que nos faz ter saudades do verão. Mas para além de ser uma especiaria bastante aromática e deliciosa, esta planta também tem propriedades medicinais fantásticas. Conheça aqui os benefícios da curcuma.

 

É UM ANTI INFLAMATÓRIO NATURAL
A cúrcuma é rica em curcumina, daí o seu nome. Este elemento tem propriedades anti inflamatórias, pelo que este alimento se torna uma boa opção para combater infeções ao invés dos comprimidos, já que não é agressivo para o estômago e é completamente natural. Combate as infeções em nível molecular, por ser bioativa.

 

EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO
A curcumina apresenta propriedades antioxidantes. Assim sendo, a nossa pele agradece que passemos a incluir este ingrediente na nossa alimentação. Ele é capaz de aumentar a produção da enzima HO-1, protegendo assim os fibroblastos, responsáveis pela firmeza da pele. Para além disso previne ainda o envelhecimento precoce com as rugas e manchas que tanto nos incomodam.

Dicas saudáveis -Benefícios da cúrcuma - EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO

Dicas saudáveis -Benefícios da cúrcuma – EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO | Foto: dermaclub

 

REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
O consumo de cúrcuma ajuda a desobstruir artérias e a prevenir que outras fiquem obstruídas. A cúrcuma é maravilhosa para reduzir os níveis de colesterol no sangue, que é o principal responsável pelas doenças coronárias. É também uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de aminoácidos, como a homocisteína, no nosso sangue. Ter estes valores desregulados pode significar danos para os nossos vasos sanguíneos e consequentemente para o coração.

 

PREVINE A DIABETES
A cúrcuma ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Há estudos que apontam a curcumina como agente 400 vezes mais potente que a metformina, medicamento usado para melhorar a sensibilidade à insulina e reverter a diabetes.

 

É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE
Como é bastante anti inflamatória e anti bacteriana,acaba por diminuir e muito os processos no corpo que causam dor. Sobretudo nas articulações, a sua acção é muito eficaz, já que ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar danos às células saudáveis. Usar este tempero é indicado caso sofra destes problemas.

Dicas saudáveis - Benefícios da cúrcuma - É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE

Dicas saudáveis – Benefícios da cúrcuma – É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE | Foto: bioforma

 

REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CEREBRAIS
Acredita-se que muitas doenças cerebrais estão associadas à carência de uma determinada hormona de crescimento. Por isso há quem defenda que a depressão e Alzheimer podem ser prevenidas através da acção anti oxidante da cúrcuma. Para além disso, ainda é capaz de retardar ou mesmo reverter a diminuição de funções cerebrais relacionadas com a idade.

É caso para dizer que, a partir de hoje, a cúrcuma não pode faltar em sua casa.

Se gostou de conhecer os benefícios da cúrcuma, conheça também os benefícios do gengibre. Saiba ainda quais são as quantidades ideais de cada alimento que deve consumir e quais os 17 alimentos saudáveis que mais saciam.

Shares

Pin It on Pinterest