Shares

Dicas saudáveis – Benefícios da cúrcuma

 

A cúrcuma, vulgarmente chamada de açafrão das índias, é um tempero culinário saboroso e que deixa qualquer prato com um amarelo SOL, que nos faz ter saudades do verão. Mas para além de ser uma especiaria bastante aromática e deliciosa, esta planta também tem propriedades medicinais fantásticas. Conheça aqui os benefícios da curcuma e descubra a cúrcuma que eu compro na loja Girassol.

 

1- É UM ANTI INFLAMATÓRIO NATURAL
A cúrcuma é rica em curcumina, daí o seu nome. Este elemento tem propriedades anti inflamatórias, pelo que este alimento se torna uma boa opção para combater infeções ao invés dos comprimidos, já que não é agressivo para o estômago e é completamente natural. Combate as infeções em nível molecular, por ser bioativa.

 

2- EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO
A curcumina apresenta propriedades antioxidantes. Assim sendo, a nossa pele agradece que passemos a incluir este ingrediente na nossa alimentação. Ele é capaz de aumentar a produção da enzima HO-1, protegendo assim os fibroblastos, responsáveis pela firmeza da pele. Para além disso previne ainda o envelhecimento precoce com as rugas e manchas que tanto nos incomodam.

Dicas saudáveis -Benefícios da cúrcuma - EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO

Dicas saudáveis -Benefícios da cúrcuma – EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO | Foto: dermaclub

 

3- O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
O consumo de cúrcuma ajuda a desobstruir artérias e a prevenir que outras fiquem obstruídas. A cúrcuma é maravilhosa para reduzir os níveis de colesterol no sangue, que é o principal responsável pelas doenças coronárias. É também uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de aminoácidos, como a homocisteína, no nosso sangue. Ter estes valores desregulados pode significar danos para os nossos vasos sanguíneos e consequentemente para o coração.

 

4- PREVINE A DIABETES
A cúrcuma ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Há estudos que apontam a curcumina como agente 400 vezes mais potente que a metformina, medicamento usado para melhorar a sensibilidade à insulina e reverter a diabetes.

 

5- É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE
Como é bastante anti inflamatória e anti bacteriana,acaba por diminuir e muito os processos no corpo que causam dor. Sobretudo nas articulações, a sua acção é muito eficaz, já que ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar danos às células saudáveis. Usar este tempero é indicado caso sofra destes problemas.

Dicas saudáveis - Benefícios da cúrcuma - É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE

Dicas saudáveis – Benefícios da cúrcuma – É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE | Foto: bioforma

 

6- REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CEREBRAIS
Acredita-se que muitas doenças cerebrais estão associadas à carência de uma determinada hormona de crescimento. Por isso há quem defenda que a depressão e Alzheimer podem ser prevenidas através da acção anti oxidante da cúrcuma. Para além disso, ainda é capaz de retardar ou mesmo reverter a diminuição de funções cerebrais relacionadas com a idade.

 

É caso para dizer que, a partir de hoje, a cúrcuma não pode faltar em sua casa. Mas, claro, consuma com peso e medida, ou seja, com moderação e, se tiver dúvidas, aconselhe-se sempre com o seu médico.

 

Se gostou de conhecer os benefícios da cúrcuma, conheça também os benefícios do gengibre. Saiba ainda quais são as quantidades ideais de cada alimento que deve consumir e quais os 17 alimentos saudáveis que mais saciam.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest