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4 alimentos para um bronzeado perfeito, por Lillian Barros.

O verão já chegou! Depois do inverno rigoroso e dos longos períodos chuvosos que tivemos, todos desejamos um pouco de sol, calor e uma pele bronzeada para tirar a barriga de misérias. Apesar de já existir uma grande contenção no que respeita à exposição solar excessiva, uma pele dourada q.b. continua a ser sinal de saúde, e a exposição solar – com conta peso e medida – é essencial para sintetizarmos a preciosa vitamina D.

Para ter uma pela perfeita e bronzeada, não precisa de torrar ao sol: os alimentos podem dar uma ajuda! Basta escolher alimentos ricos em betacaroteno. É um precursor da vitamina A, que atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e pela sua proteção contra os raios solares. Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes, proporcionando uma proteção extra contra os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões. Podemos encontrar betacarotenos em vegetais verde escuros, em fruta ou legumes alaranjados (como cenoura, abóbora, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba.
1. Espinafre

Alimentos para um bronzeado perfeito - Espinafre

Alimentos para um bronzeado perfeito – Espinafre

 

2. Repolho

Alimentos para um bronzeado perfeito - Repolho

Alimentos para um bronzeado perfeito – Repolho

 

3. Brócolos

Alimentos para um bronzeado perfeito - Bróculos

Alimentos para um bronzeado perfeito – Bróculos

 

4. Agrião

Alimentos para um bronzeado perfeito - Agrião

Alimentos para um bronzeado perfeito – Agrião

 

Para além destes alimentos ricos em betacaroteno, existem outros nutrientes que agem como antioxidantes, complementado a ação da vitamina A no processo de proteção cutânea. São eles a vitamina C encontrada em alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, morango ou kiwi; a vitamina E, encontrada nas sementes de sésamo e de girassol, amêndoas, nozes, avelãs e azeite, e os flavonóides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

Sobre a autora: Lillian Barros e nutricionista clínica e autora de «Sopas, saladas e chás detox» (Manuscrito)
Saiba mais em: www.presenca.pt/livro/sopas-saladas-e-chas-detox/

Capa do livro «Sopas, saladas e chás detox» (Manuscrito), de Lillian Barros

Capa do livro «Sopas, saladas e chás detox» (Manuscrito), de Lillian Barros

 

Se gostou de conhecer estes alimentos para um bronzeado perfeito, leia mais 2 bons conselhos de Lillian Barros: que quantidades de cada alimento é que deve consumir e aprenda a fazer um sumo verde detox. Saiba também como ganhar massa muscular  e como ter uma barriga lisa. Confirme ainda qual é o protector solar que deve usar  e que cuidados é que deve ter com o seu cabelo.

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