Shares

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios dos ovos

Os ovos são dos alimentos mais versáteis para cozinhar e eu confesso que gosto deles de todas as maneiras: mexidos, cozidos, estrelados, escalfados, fritos e até mesmo assados! E, além de serem uma verdadeira delícia, são também um dos alimentos mais saudáveis do mundo! Pode comê-los em qualquer refeição do dia, desde o pequeno-almoço até à ultima refeição antes de se deitar. E os benefícios são mais que muitos. Descubra-os aqui.

1- A GEMA AJUDA O DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO:
A colina presente na gema do ovo é determinante para a saúde do nosso cérebro. Atua como neuro transmissor e melhora a nossa memória e poder cognitivo. A vitamina B12 também contribui para uma melhor função neurológica e retarda as doenças que podem aparecer com o avançar da idade. Chega a prevenir mesmo o aparecimento de doenças como Alzheimer e demência. Para além disto, o ovo contém nutrientes como selénio, zinco, magnésio, Vitaminas A, D, E e K, que previnem o envelhecimento das células, uma vez que são antioxidantes.

 

2- AJUDAM A GANHAR MASSA MUSCULAR:
São uma fantástica fonte de proteína e, por isso, são um dos alimentos preferido dos desportistas. Dão energia e ajudam modelar um corpo tonificado! Ajudam tanto no crescimento dos músculos como na manutenção dos mesmos. A leucina, aminoácido que compõe a proteína é também um grande responsável pelo ganho de músculos. Se não quer ganhar peso pode optar também por comer só as claras, já que são magras.

3- PROMOVEM A SAÚDE DA VISÃO:
Os ovos têm bastantes antioxidantes ótimos para cuidar dos nossos olhos, como a luteína e a zeaxantina. Podem prevenir a cegueira em idosos provocada pelo aparecimento de cataratas. As nossas retinas ficam fortalecidas e os olhos protegidos dos radicais livres e da radiação ultra violeta do sol.

Dicas saudáveis - Conheça os benefícios dos ovos - PROMOVEM A SAÚDE DA VISÃO

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios dos ovos – PROMOVEM A SAÚDE DA VISÃO

 

4- AJUDAM AS GRÁVIDAS A TER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL:
Para mulheres grávidas ou a amamentar, o consumo regular de ovos é muito importante. Mais uma vez a colina é uma aliada no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Assim, futuras mamãs, incluam ovos na vossa alimentação diária. Fica a dica!

 

5- PROMOVEM CABELO E UNHAS SAUDÁVEIS:
Não é difícil perceber porque é que os ovos fazem tão bem aos nossos cabelos e unhas. É que eles são compostos por proteína, de modo que consumir ovos ajuda a repor todos os níveis e a mantê-los saudáveis. Há quem opte até, no caso dos cabelos, por fazer máscaras de ovo. Uma boa receita é misturar um pouco de azeite com um ovo cru e colocar em todo o cabelo, de seguida é só deixar atuar por cerca de 30 minutos e enxaguar! É garantido: cabelo brilhante, sedoso e muito mais saudável!

Dicas saudáveis - Conheça os benefícios dos ovos - PROMOVEM CABELO E UNHAS SAUDÁVEIS

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios dos ovos – PROMOVEM CABELO E UNHAS SAUDÁVEIS

 

6- SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DE DIETA:
Como são tão saciantes podem ajudar a perder peso! Têm gorduras e proteína, que fazem com que consiga aguentar mais tempo sem fome entre refeições. Além disto, os ovos contêm naturalmente vitamina D, que ajuda a emagrecer, além de fortalecer e muito os nossos dentes e ossos.

 

7- FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO:
Os ovos contêm a quantidade de nutrientes que o nosso organismo necessita para ser saudável. O zinco aumenta a imunidade, o ferro melhora a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, o iodo regula-nos a tiróide, entre todos os outros que já falei acima. São mesmo um alimento completo! E a melhor notícia é que podemos comer bastante mais ovos do que antigamente se pensava. O mito de que os ovos aumentam muito o mau colesterol tem-se vindo a provar que não passava realmente disso: um mito! Estudos recentes garantem que se pode e deve comer até dois ovos por dia, todos os dias.

Dicas saudáveis - Conheça os benefícios dos ovos - FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios dos ovos – FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Se gostou de conhecer os benefícios dos ovos, conheça também os benefícios do coco, da rúcula e da beringela.

Shares

Pin It on Pinterest