Shares

5 boas razões para comer bacalhau

“P” de Portugal, “P” de pescador, “P” de peixe!! O “P” é, de facto, uma letra de muitas paixões!!! Como bons portugueses que somos, não dispensamos uma saborosa refeição proveniente do mar, cozinhada com a mestria que nos é característica! Humm… Que delícia, já estou a imaginar uma série de pratos, mas aquele que quero destacar hoje, pelas razões mais óbvias, é mesmo o nosso tão conhecido bacalhau. É que não há outro como ele nesta quadra natalícia. Concorda? Ora com natas, ora à Brás, ora frito, ora assado à lagareiro, este manjar é também uma fonte de saúde! Quer 5 boas razões para o comer sem culpas? Então leia tudo.

 

1- Se procura manter a forma e não aprecia carne, saiba que o bacalhau está repleto de nutrientes e proteínas! Sim, proteínas e tantas quantas tem a carne. Elas são responsáveis pelo desenvolvimento da camada muscular e, por isso, muito importantes inclusive para quem faz muito desporto.

5 boas razões para comer bacalhau - Está repleto de nutrientes e proteínas

5 boas razões para comer bacalhau – Está repleto de nutrientes e proteínas | Foto: pratocheio

 

2- O bacalhau é um peixe de fácil digestão. Na realidade, partilha esta característica com os restantes peixes. Se tem atenção à dieta o ano inteiro, é uma excelente opção, uma vez que é considerado um peixe magro, tem poucas calorias, por isso, pode mesmo consumi-lo sem culpa.

5 boas razões para comer bacalhau - É um peixe de fácil digestão e com poucas calorias

5 boas razões para comer bacalhau – É um peixe de fácil digestão e com poucas calorias | Foto: aosdomingosnacozinha

 

3- O fígado do bacalhau contém um reservatório de gordura, chamada de boa gordura. É daqui que se extrai o famoso óleo de fígado de bacalhau, que constitui uma excelente fonte de vitamina A e D, responsáveis pela prevenção de inúmeras doenças.

5 boas razões para comer bacalhau - Rico em boas gorduras

5 boas razões para comer bacalhau – Rico em boas gorduras | Foto: globeholidays

 

4- Como se não bastasse, este delicioso peixe é ainda rico em ómega 3, que constitui uma fabulosa ajuda no combate do colesterol no sangue. Consumir bacalhau, cozinhado de forma saudável, pode mesmo ajudar a proteger o sistema cardiovascular, a prevenir o cancro e a fortalecer o sistema imunológico. Só boas notícias.

5 boas razões para comer bacalhau - Fonte de Ómega 3

5 boas razões para comer bacalhau – Fonte de Ómega 3 | Foto: angeloni

 

5- Também na memória ele dá uma mãozinha! É que o zinco, o fósforo, o ácido fólico e as vitaminas A e B12 ajudam a manter a mente sã. Maravilha!

5 boas razões para comer bacalhau - Ajuda a manter a mente sã

5 boas razões para comer bacalhau – Ajuda a manter a mente sã | Foto: sapo

Resta desejar-lhe um santo e delicioso Natal!

 

Se gostou de conhecer estas 5 razões para comer bacalhau, conheça também 7 boas razões para comer castanhas. Conheça também alimentos ricos em cálcio que não contêm leite e 17 alimentos que substituem a carne.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest