Shares

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita

 

 

Já ouviu falar na quinoa? É tão rica em nutrientes que é considerada um superalimento. Começou, há muitos muitos anos, por ser plantada pelas tribos indígenas nos Andes e hoje podemos dizer que veio das “alturas” diretamente para a nossa mesa!

É também um superalimento bastante versátil. Sabia que pode utilizá-lo em receitas doces ou salgadas? Não se esqueça de anotar a deliciosa receita de quinoa salteada com legumes que vou deixar mais abaixo neste artigo. Mas antes conheça os benefícios deste cereal milagroso:

 

 

1) É amiga dos músculos

A quinoa é uma proteína vegetal completa. Este cereal concentra todos os aminoácidos importantes para nosso organismo. Sabia que é uma excelente amiga dos nossos músculos? É verdade, já que tem um papel muito importante na sua formação e na conservação do tecido muscular. Ajuda também a recuperar das microlesões musculares após a prática de exercício físico.

Quinoa, a proteína completa - 7 benefícios e receita - É amigo dos músculos

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita – É amigo dos músculos | Foto: acozinhadacacau

 

 

2) Protege das doenças cardiovasculares

Este cereal tem gorduras importantes para o nosso corpo, como o ómega 3 e ómega 6, que previnem as doenças cardiovasculares. Conte com a quinoa para o ajudar a baixar os níveis altos de colesterol e dos triglicéridos.

Quinoa, a proteína completa - 7 benefícios e receita - Protege das doenças cardiovasculares

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita – Protege das doenças cardiovasculares | Foto: familyofcooks

 

 

3) É rica em ferro

Sabia que a quinoa possui mais ferro que o feijão, mas menos calorias? Esta fonte natural de proteína é uma óptima escolha para quem sofre de anemia e para quem pratica uma alimentação vegetariana. Experimente!

 

 

4) Protege os nossos ossos

A quinoa é também muito rica em cálcio. Fazia ideia? Há mesmo quem diga que quinoa tem mais cálcio do que alimentos como o arroz, feijão e cevada. Assim, fortalece os nossos ossos e previne doenças como a osteoporose.

Quinoa, a proteína completa - 7 benefícios e receita - Protege os nossos ossos

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita – Protege os nossos ossos | Foto: diabetescareguide

 

 

5) É altamente saciante

Por ser uma fonte de fibra, deixa-nos saciados durante mais tempo e, quando estamos de dieta, não queremos ter fome, certo? As fibras são fantásticas pois demoram mais tempo que os hidratos de carbono a transformarem-se em glicose, o que evita os picos de insulina e adia a sensação de fome.

 

 

6) Melhora as funções do cérebro

A quinoa tem vitamina C e E, que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios para o nosso organismo. Para além disso, é composta por vitaminas do complexo B, nomeadamente as B1, B2, B3 e B6. Estas melhoram o funcionamento do nosso sistema nervoso, da manutenção muscular e das nossas hormonas. Só benefícios!

Quinoa, a proteína completa - 7 benefícios e receita - Melhora as funções do cérebro

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita – Melhora as funções do cérebro | Foto: blogspot

 

 

7) Fortalece a imunidade

Por ser abundante em zinco, a quinoa ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário e acelera os processos de cicatrização. Note também que, por não conter glúten, este alimento é uma excelente opção para quem sofre da doença celíaca.

 

Agora que já conhece os benefícios deste cereal dos indígenas, experimente esta receita deliciosa e muito saudável que tenho para si! Sugiro que seja o jantar de hoje, o que me diz?

Quinoa, a proteína completa - 7 benefícios e receita - Experimente a receita

Quinoa, a proteína completa – 7 benefícios e receita – Experimente a receita | Foto: soscuisine

 

 

Quinoa salteada com legumes para duas pessoas:

 

Ingredientes

Metade de uma cebola picada

3 Dentes de alho

5 Colheres de sopa de Quinoa Real Bio

1 Cenoura média

150g de espinafres

1 Curgete média

3 colheres de sopa de azeite

Sal q.b

Pimenta q.b

Orégãos q.b

 

 

Preparação:

 

Descasque e corte os vegetais em pedaços. Pode deixar a casca da curgete desde que esta esteja bem lavada. Reserve-os. De seguida lave a quinoa para tirar o gosto amargo do seu revestimento. Coloque um tacho com água e sal ao lume. Quando a água estiver a ferver coloque a quinoa e deixe-a cozer durante 15 minutos.

Numa frigideira coloque o azeite com o alho e a cebola com o lume no mínimo para não deixar queimar! Quando a cebola estiver refogada, aumente o lume para médio, acrescente os legumes com uma pitada de sal, pimenta e orégãos . Tape a frigideira durante 2 ou 3 minutos.

Retire a água da cozedura da quinoa e junte-a na frigideira quando os legumes estiverem quase prontos e mexa o preparado com uma colher de pau para não ficar colado à frigideira.

Delicie-se com esta receita e surpreenda os seus familiares com este prato rico em nutrientes! Bom apetite!

Nota: Eu escolhi estes legumes mas aí em casa pode utilizar outros que goste mais! Relembro também, que os legumes não devem estar demasiado cozinhados para que não percam os seus nutrientes naturais. A quinoa deve ser a última a ser salteada, caso contrário pode desfazer-se se ficar demasiado cozida!

 

E agora que já conhece os benefícios da quinoa, saiba onde é que o poderá encontrar e que produtos é que tem ao seu dispor.

Clique sobre cada uma das imagens para ficar a conhecer as características de cada um destes produtos. 

 

 

Se gostou de conhecer os benefícios e esta receita fantástica de quinoa,  conheça também os benefícios do húmus. E, já a pensar no calor, escolha a sua toalha de praia e pareo favoritos.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest