Shares

Dicas saudáveis – Benefícios dos pimentos

Verdes, vermelhos e amarelos… Os pimentos são como os clubes: há para todos os gostos! Já em relação aos pratos, os pimentos são uma verdadeira enchente de cor! Muitas vezes subvalorizados, com a ideia de que são indegestos, a verdade é que os pimentos estão carregadinhos de benefícios. Sabia que o pimento contém mais vitamina C que a laranja?! Pois é verdade! E não se fica por aqui. Descubra aqui os benefícios dos pimentos verdes, vermelhos e amarelos.

 

PIMENTO VERDE

Dicas saudáveis - Benefícios dos pimentos - PIMENTO VERDE

Dicas saudáveis – Benefícios dos pimentos – PIMENTO VERDE

É rico em vitaminas do complexo B, minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio e flavonóides, que
protegem o nosso corpo do envelhecimento precoce já que são antioxidantes. Faz praticamente bem a tudo, por isso é uma ótima ideia adicioná-lo às refeições.

Benefícios comprovados:

1- MELHORA A VISÃO
Os pimentos têm uma ação protetora dos nossos olhos, prevenindo o aparecimento de cataratas com o avançar da idade. Isto deve-se ao facto de ser muito rico em vitamina E.

2- AJUDA A EMAGRECER
Como têm um elevado teor em fibras e água, os pimentos são baixos em calorias. São capazes também de estimular a adrenalina e aumentar o metabolismo do nosso corpo, fazendo com que se consuma mais energia e por consequência que emagreçamos. Que maravilha!

 

PIMENTO VERMELHO

Dicas saudáveis - Benefícios dos pimentos - PIMENTO VERMELHO

Dicas saudáveis – Benefícios dos pimentos – PIMENTO VERMELHO

É muito rico em antioxidantes, à semelhança da maioria dos frutos vermelhos. Por isso é capaz de prevenir doenças cardiovasculares graças às enormes quantidades que apresenta de vitamina C e E, de betacaroteno e de ácido ascórbico.

Benefícios comprovados:

1- REDUZ O RISCO DE AVC
Os nutrientes presentes neste pimento permitem que o colesterol mau seja eliminado de forma bastante eficaz e, como tal, previne a obstrução de artérias que pode levar a derrames. Também a vitamina B6 e o ácido fólico previnem a arteriosclerose e a doença cardíaca do diabético.

2- PROTEGE CONTRA O CANCRO
Os pimentos vermelhos são dos poucos alimentos que têm licopeno, um carotenóide cujo consumo e está provado ser uma arma contra os cancros da bexiga, da próstata e do colo do útero.
Também a fibra que se encontra em quantidades generosas nos pimentos ajuda a reduzir os pontos de contacto que temos com células cancerígenas.

 

PIMENTO AMARELO

Dicas saudáveis - Benefícios dos pimentos - PIMENTO AMARELO

Dicas saudáveis – Benefícios dos pimentos – PIMENTO AMARELO

Este é o pimento com maior quantidade de vitamina C de todos! Cada 100g deste alimento contém mais de 200% da dose diária de vitamina C. Se achava que a laranja era a melhor fonte deste nutriente, aqui tem outra hipóteses deliciosa para acrescentar vitamina C aos seus pratos. A maneira ideal para aproveitar toda as suas vitaminas é consumi-lo cru, mas se preferir grelhe ligeiramente. Verá como fica delicioso!

Benefícios comprovados:

1- REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Como são tão ricos em vitamina C, reforçam as nossas defesas naturais e ajudam a prevenir constipações, resfriados ou mesmo doenças inflamatórias. Protege ainda o nosso organismo da acção dos radicais livres e, por isso, consumi-los deverá ser uma hábito! Para além disso, ainda têm uma ação expectorante, descongestionante e antibacteriana!

 

Se gostou de conhecer os benefícios dos pimentos, conheça ainda os benefícios da salsa e da rúcula. Saiba ainda como ter uma barriga lisa.

Shares

Pin It on Pinterest