Shares

por Ágata Roquette, Nutricionista

A água é o principal componente do nosso organismo e normalmente representa 60% do peso corporal nos homens adultos e cerca de 50-55% nas mulheres. Mas, além de ser essencial à própria vida, a água é também um requisito fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada. Suporta as reações químicas vitais do corpo, mantendo o correto funcionamento das diversas funções do organismo: controlo da temperatura corporal, a lubrificação de articulações, a proteção de tecidos e órgãos sensíveis, a limpeza do organismo através da eliminação de impurezas, o transporte de nutrientes e oxigénio para as células, a regulação do trânsito intestinal ou ainda a regulação do apetite e controlo de peso. Não é por acaso que um ser humano sobrevive apenas alguns dias sem beber água, enquanto sobrevive sem outros nutrientes durante semanas ou meses.

As quantidades diárias médias recomendadas de consumo de água, num homem adulto são cerca de 3 litros por dia, enquanto na mulher são 2,2 litros. No entanto, nos dias quentes de verão, ou quando se faz atividade física intensa, ou ainda quando estamos doentes (febre, diarreia, etc.), as necessidades de água são maiores.

Na roda dos alimentos, a água encontra-se no centro, não só porque deve ser bebida regularmente, como também porque é um importante componente de todos os alimentos. Mas quantas vezes nos esquecemos de beber água? Para evitar este «esquecimento», o melhor é ter sempre consigo uma garrafa de água para ir bebendo durante o dia. Pode acrescentar umas gotas de limão ou optar por chás e infusões, mas nunca com açúcar! E como a água também existe em alimentos, prefira frutos, hortaliças e legumes cozinhados, saladas em cru, sopas e, claro, frutos. Partilho consigo os 10 frutos mais hidratantes.

OS 10 FRUTOS MAIS HIDRATANTES:

Os 10 frutos mais hidratantes - Melancia

Os 10 frutos mais hidratantes – Melancia

Melancia – É o fruto mais hidratante, com mais de 90% de água. Fornece poucas calorias e é rica em vitaminas A e B.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Pêssego

Os 10 frutos mais hidratantes – Pêssego

Pêssego – Ter cerca de 90% de água faz do pêssego um excelente meio de se hidratar. Consumi-lo ajuda a evitar e combater problemas de visão e de pele.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Morangos

Os 10 frutos mais hidratantes – Morangos

Morangos – Com efeito diurético, ajuda na eliminação de toxinas pelo fígado e possui efeito laxante, o que ajuda na perda de peso.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Framboesas

Os 10 frutos mais hidratantes – Framboesas

Framboesas – São ricas em água e fornecem quantidades apreciáveis de fibra, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e ferro, sendo benéficas para a saúde do coração, olhos e cérebro.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Abacaxi

Os 10 frutos mais hidratantes – Abacaxi

Abacaxi – É um dos frutos mais ricos em água, e também é rico em bromelina, enzima que auxilia na digestão.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Ameixa vermelha

Os 10 frutos mais hidratantes – Ameixa vermelha

Ameixa vermelha – Hidrata e pode combater a prisão de ventre, que é precisamente um dos sintomas da falta de água no organismo.

Os 10 frutos mais hidratantes - Melão

Os 10 frutos mais hidratantes – Melão

Melão ​- É diurético, o que contribui para a eliminação de toxinas pelo organismo através da urina. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio e ferro.

Os 10 frutos mais hidratantes - Maçã

Os 10 frutos mais hidratantes – Maçã

Maçã – Tem um elevado poder de hidratação e atua no controlo do açúcar no sangue. Um estudo recente demonstrou os efeitos positivos da fruta para o controlo da diabetes. É rica em fibras, pelo que ajuda a regular o intestino.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Laranja

Os 10 frutos mais hidratantes – Laranja

Laranja – É uma rica fonte de água e de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

 

Os 10 frutos mais hidratantes - Kiwi

Os 10 frutos mais hidratantes – Kiwi

Kiwi – Possui o dobro de vitamina C que existe na laranja, e uma grande quantidade de água. É rico em minerais e fibras.

Se gostou de conhecer o Top 10 dos frutos mais hidratantes, veja também o Top 10 dos frutos menos calóricos por Ágata Roquette e a tabela de infusões por Rita Boavida. Experimente também duas saladas de verão saudáveis e deliciosas e o gelado 0% de gordura por Luísa Fortes da Cunha. E, se gosta de decoração, saiba que espelhos e aparadores  deve eleger para sua casa.

Sobre a autora: Ágata Roquette é nutricionista e autora do livro «A Dieta dos 31 Dias» (A Esfera dos Livros) e de «Juntos Conseguimos» (Manuscrito).

Shares

Pin It on Pinterest