Shares

Dicas para ser um bom comunicador
Quando a nossa comunicação é eficaz, ajuda-nos a reduzir conflitos e mal-entendidos, e a promover ideias e projetos, seja em contexto profissional ou pessoal. E todos podemos ser bons comunicadores! Quem o garante é Carla Rocha, autora de «Fale menos, comunique mais» (Manuscrito). A autora partilha consigo dicas para melhorar a sua vida com a ajuda da comunicação.

 

Seja Assertivo.
Saiba o que quer dizer, que ideias tem a transmitir, que lado é o seu. Como costumo dizer, ‘não fique em cima do muro, escolha um dos lados’. Seja claro e direto e permita isso aos outros. Acredite, a assertividade é base para uma boa comunicação e é também o estilo mais diplomático e justo para todos.

Dicas para ser um bom comunicador - Seja Assertivo.

Dicas para ser um bom comunicador – Seja Assertivo

 

Saiba escutar.
Sabe porque é que tem duas orelhas e uma boca? Para que ouça mais do que fala. A verdade é que muitas vezes ouvimos mas não escutamos. É na escuta que percebemos o ponto de vista do outro e encontramos pontos comuns. Permita-se escutar o outro, sem juízos de valor e sem se preocupar em contra argumentar. Escute simplesmente, e depois então responda com base naquilo que verdadeiramente ouviu.

Dicas para ser um bom comunicador - Saiba escutar

Dicas para ser um bom comunicador – Saiba escutar

 

Conte histórias.
Já reparou que, quando conta uma história, a atenção de quem está consigo aumenta? Todos gostamos de ouvir uma história, por isso, conte histórias com propósito e aplique-as na sua comunicação. Acredite, esta dica fará milagres.

Dicas para ser um bom comunicador - Conte histórias

Dicas para ser um bom comunicador – Conte histórias

 

Seja empático.
Empatia é uma ponte poderosa entre duas pessoas. Através da empatia entramos no mundo dos outros e entendemos o mundo a partir da sua perspectiva e não da nossa.

Dicas para ser um bom comunicador - Seja empático

Dicas para ser um bom comunicador – Seja empático

Tenha a Mente Aberta.
Quando não temos margem para mudar, para compreender, para ceder, dificilmente conseguiremos ser bons comunicadores. Ter a mente aberta é aceitar ideias distintas das suas. É não abortar uma conversa só pelo facto de não concordar a partida com algumas coisas que lhe estão a dizer. É manter-se flexível e, de vez em quando, aceitar mudar, ceder, acolher um ponto de vista diferente.

Dicas para ser um bom comunicador - Tenha a Mente Aberta

Dicas para ser um bom comunicador – Tenha a Mente Aberta

 

Seja autêntico.
Se não for autêntico dificilmente será memorável. A autenticidade é aquilo que não é copiável, que é único, que é seu. Use e abuse do seu estilo único. Não leia, converse; não discurse, fale com a sua plateia.

Dicas para ser um bom comunicador - Seja autêntico

Dicas para ser um bom comunicador – Seja autêntico

Gostava de melhorar a forma como comunica? Saiba mais em: www.carlarocha.pt
Se apreciou estas dicas para ser um bom comunicador, conheça também quais os 10 segredos para ter um cérebro jovem e as 9 regras simples para ser mais feliz. Descubra também 10 hábitos saudáveis que o ajudarão a chegar aos 100 anos  e a opinião da psicóloga Margarida Vieitez para saber se gostam de si . Se é adepto do reaproveitamento de objectos, descubra porque é reciclar está na moda  e quais as melhores dicas para arrumação de livros.

Capa do livro "Fale menos, comunique mais" (Manuscrito), de Carla Rocha

Capa do livro “Fale menos, comunique mais” (Manuscrito), de Carla Rocha

Sobre a autora: Carla Rocha é locutora da RFM, formadora na área da Comunicação e autora do livro «Fale menos, comunique mais» (Manuscrito).
Saiba mais em:
www.presenca.pt/livro/fale-menos-comunique-mais

Shares

Pin It on Pinterest