Shares

TOP 10 FRUTOS MENOS CALÓRICOS
 por Ágata Roquette

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para uma alimentação saudável devemos consumir diariamente entre três a cinco porções de fruta (ou 400 gramas), dependendo da idade e das necessidades de cada pessoa. É uma excelente alternativa aos doces e bolachas.

Os frutos fornecem-nos um elevado conjunto de vitaminas, minerais, fibra e flavonóides que ajudam a regular o organismo. As vitaminas mais presentes na fruta são a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a favorecer a cicatrização da pele, e a vitamina A, que mantém saudáveis os nossos ossos, dentes e visão. São uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres que envelhecem as nossas células e causam doenças como o cancro, e são também muito ricos em fibras, que se encontram maioritariamente na casca e que ajudam a regular o trânsito intestinal e a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim doenças cardiovasculares. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas, etc. No entanto, de acordo com um estudo nacional, os portugueses consomem pouco mais de uma peça de fruta por dia. A consequência faz-se sentir com o aumento da obesidade entre as crianças e jovens, e com o desenvolvimento de doenças na população adulta.

Para quem precisa de perder peso, aconselho numa fase inicial a ingestão de uma ou duas peças de fruta por dia no máximo pois, no caso de consumir por exemplo 5 maçãs por dia, acrescenta 400Kcal (aproximadamente) à dieta. Aconselho também a não ingerir a fruta isoladamente, pois pode estimular o apetite. É importante referir que a fruta contém frutose, que o organismo converte em glicose (energia). E é necessário que esta glicose seja consumida de modo que não se acumule no organismo na forma de gordura. A melhor hora para comer fruta é pela manhã, pois dá energia e o corpo terá bastante tempo para “queimar” a glicose. Devem ser privilegiados os alimentos da época, pois têm maior riqueza nutricional, sabor e aroma. Para quem faz dieta ou tem cuidado com a linha, aqui ficam os 10 frutos menos calóricos:

 

MELANCIA

Top 10 frutos menos calóricos por Ágata Roquette - melancia

Top 10 frutos menos calóricos por Ágata Roquette – melancia

Fruta de Verão, refrescante, rica em vitamina A e betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Contém licopeno, um potente antioxidante, que protege o organismo contra o envelhecimento precoce, a oxidação das células e contra vários tipos de cancro. É composta por mais de 90% de água, pelo que é ótima para hidratar o organismo.

 

MORANGOS

Top 10 frutos menos calóricos - morangos

Top 10 frutos menos calóricos – morangos

Refrescantes e saborosos, são excelentes aliados da mulher, já que ajudam a reduzir o stress e a alivar as dores menstruais. O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infeções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substância que lhe dá a sua cor vermelha) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose. Rico em Omega-3, vitaminas K e do complexo B, cobre, iodo, silício, potássio e magnésio. Elimina toxinas do organismo e por isso pode ser considerada uma fruta depurativa. Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade. Os morangos podem ainda ser considerados diuréticos e laxantes.

 

FRAMBOESAS

São excelente fonte de vitamina C, manganês e fibra.

Top 10 frutos menos calóricos - framboesas

Top 10 frutos menos calóricos – framboesas

A fibra retarda o processo digestivo e é uma ótima aliada para a perda de peso, pois induz uma sensação de saciedade por mais tempo. O manganês mantém a taxa metabólica alta e, portanto, queima gordura. As framboesas também são ricas em vitaminas do complexo B, ácido fólico, cobre e ferro. Excelente antioxidante, reforçam o sistema imunitário e ajudam o organismo a combater doenças.

 

PÊSSEGO

Top 10 frutos menos calóricos - pêssegos

Top 10 frutos menos calóricos – pêssegos

Rico em fibras, potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio. Além das vitaminas C e A, o pêssego também apresenta vitaminas do complexo B, e vitaminas K e E. É hidratante devido à quantidade de água que contém, sendo perfeito para ajudar em tratamentos de beleza e de rejuvenescimento. É diurético (ajuda a eliminar os líquidos), laxante (devido à quantidade de fibra) e depurativo, sendo útil em problemas de obesidade e de prisão de ventre.

 

AMEIXA

Top 10 frutos menos calóricos - ameixa

Top 10 frutos menos calóricos – ameixa

Conhecida pelas suas propriedades laxantes, a ameixa é rica em vitaminas, como a vitamina C, A, K e complexo B, fibras, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Apresenta também fitonutrientes com alto poder antioxidante e é rica em potássio. A ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividade física, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular.

 

PERA

Top 10 frutos menos calóricos - pera

Top 10 frutos menos calóricos – pera

A pera é de fácil digestão, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola, e é indicada para todas as idades. Rica em minerais como potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas como A, B e C. São vários os benefícios de deste fruto: reduz o risco de aparecimento de cancro, estimula a digestão ea saúde intestinal, reduz a pressão arterial, ajuda na perda deeso, repara os tecidos, melhora o sistema imunológico, melhora a circulação, entre outros.

 

 

MAÇÃ

Top 10 frutos menos calóricos - maçã

Top 10 frutos menos calóricos – maçã

Tal como a pera, a maçã também é das frutos mais práticos para transportar e consumir. É rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro. Para além dos benefícios comuns a outras frutas, destacam-se os benefícios da maçã para a pele e queda de cabelo. Já conhecemos o provérbio inglês: “Uma maçã por dia mantém o médico afastado” (An apple a day keeps the doctor away).

 

 

LARANJA

Top 10 frutos menos calóricos - laranja

Top 10 frutos menos calóricos – laranja

Para além da vitamina C, a laranja é também fonte de ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. É um alimento alcalino quando digerido. Os principais benefícios da laranja são as suas propriedades antioxidantes.

 

KIWI

Top 10 frutos menos calóricos - kiwi

Top 10 frutos menos calóricos – kiwi

Fonte de Vitamina A, C, E, B6, niacina (vitaminaB3), potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos. O kiwi é um dos frutos mais alcalinos que existem, o que significa que ajuda a compensar o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Um organismo ácido/alcalino equilibrado é essencial para o organismo.

 

TANGERINA

Top 10 frutos menos calóricos - tangerina

Top 10 frutos menos calóricos – tangerina

Os benefícios da tangerina para a saúde são principalmente melhorar o sistema imunitário e combater infeções como a gripe. Por ser rica em vitamina A, C, fibras e potássio, esta fruta também melhora a digestão e o trânsito intestinal.

 

Sobre a autora: Ágata Roquette é nutricionista e autora de «A dieta dos 31 dias» (A Esfera dos Livros) e de «Juntos Conseguimos» (Manuscrito).

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest