Shares

Saiba mais sobre a dieta detox – Top 10 alimentos detox

Uma dieta detox não é difícil de cumprir. Ao contrário do que muitos pensam não é uma dieta restritiva e não deve levar a processos de carência nem a fome!

Um plano alimentar detox baseia-se nos fundamentos da nutrição funcional, em que o organismo é visto como um todo e onde se fornecem todos os ingredientes fundamentais para o seu funcionamento em plenitude. É este funcionamento eficaz que permite que a função natural de desintoxicação do nosso corpo e dos seus vários órgãos “chave” seja garantida.

É importante esclarecer que não é o alimento que desintoxica por nós, mas sim todos os processos levados a cabo pelos nossos rins, intestinos, fígado, pulmões. Conseguimos até eliminar toxinas através da nossa pele.

O que a alimentação detox vem fazer é garantir que toda a matéria-prima necessária para o funcionamento destes órgãos seja fornecida, facilitando o seu funcionamento sem sobrecarga.

Esta é uma dieta em que receitas de sumos, sopas, saladas, batidos e infusões são as estrelas. Constituem formas alternativas e saborosas de conseguirmos todo o sabor dos alimentos vegetais, não perdendo aquilo que eles têm de melhor. A juntar à sua riqueza em água, antioxidantes, enzimas vivas e pigmentos variados, destaca-se ainda o seu baixo valor calórico, a presença de gorduras saudáveis ricas em ácidos gordos essenciais e o alto teor em fibra.

Autoria: Lillian Barros
http://santamelancia.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/lillianbarros

 

Top 10 alimentos detox

Gengibre: alimento termogénico, digestivo, anti-inflamatório e antioxidante. Ajuda a otimizar o metabolismo, ideal para quem pretende aliar o detox à perda de peso.

Top 10 alimentos detox - Gengibre

Top 10 alimentos detox – Gengibre

 

Top 10 alimentos detox - Aipo

Top 10 alimentos detox – Aipo

Aipo: pobre em calorias, é um excelente diurético, auxiliando a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos.

 

Beterraba: rico em antioxidantes e pigmentos vegetais, como a betacianina, é um tubérculo ideal para quem sente falta de energia e/ou para praticantes de atividade física.

Top 10 alimentos detox - Beterraba

Top 10 alimentos detox – Beterraba

 

Chás e infusões – Cavalinha, Hibisco e Chá verde: os chás e infusões são ex libris das dietas detox pelo seu contributo na manutenção da hidratação, redução da retenção de líquidos e poder antioxidante.

Top 10 alimentos detox - Chás e infusões - Cavalinha, Hibisco e Chá verde

Top 10 alimentos detox – Chás e infusões – Cavalinha, Hibisco e Chá verde

 

Canela: a canela ajuda a estabilizar os picos de glicemia, tendo por este motivo um efeito saciante, especialmente no que respeita ao apetite específico por doces e hidratos de carbono. Ingrediente ideal para travar a “hora do lobo” de final de dia e para detox de açúcar.

Top 10 alimentos detox - Canela

Top 10 alimentos detox – Canela

 

Limão: rico em vitamina C, excelente desintoxicante e antioxidante. Pode ser utilizado para evitar os efeitos dos radicais livres e no anti-envelhecimento precoce. Ajuda a manter um pH interno alcalino, favorável ao equilíbrio do organismo.

Top 10 alimentos detox - Limão

Top 10 alimentos detox – Limão

 

Sementes de linhaça: excelentes aliadas do funcionamento intestinal, sendo um ótimo ingrediente para quem sofre de prisão de ventre. Ajuda também a baixar o colesterol sanguíneo total e a melhorar o perfil lípico.

Top 10 alimentos detox - Sementes de linhaça

Top 10 alimentos detox – Sementes de linhaça

 

Abacaxi: rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e atua como anti-inflamatório. O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma ação antioxidante que ajuda a proteger a células de danos ou agressões.

Top 10 alimentos detox - Abacaxi

Top 10 alimentos detox – Abacaxi

 

Abacate: a sua riqueza vitamínica, antioxidante e o seu conteúdo em ácidos gordos essenciais combatem os radicais livres, sendo por este motivo um excelente aliado de uma pele firme, jovem e saudável. Ajuda a manter valores de equilibrados de colesterol sanguíneo e protege o coração.

Top 10 alimentos detox - Abacate

Top 10 alimentos detox – Abacate

 

Crucíferas (couve portuguesa, couve frisada, brócolos, couve flor…): ricas em fitonutrientes, ajuda a proteger as células graças ao seu papel fulcral na eliminação de compostos nocivos, contribuindo para a protecção do organismo e para a sua desintoxicação. O elevado teor em fibra contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo.

Top 10 alimentos detox - Crucíferas: couve portuguesa, couve frisada, brócolos, couve flor

Top 10 alimentos detox – Crucíferas: couve portuguesa, couve frisada, brócolos, couve flor

 

Agora que já conhece o Top 10 dos alimentos detox, aprenda também a fazer um chá detox, fique a saber quantos litros de água deve beber por dia e conheça os benefícios da dieta alcalina.

 

 

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest