Por Cláudia Cunha, nutricionista
O açúcar vicia e causa dependência. As pessoas, quando são viciadas em açúcar, podem mesmo vir a sentir ressaca e um mau estar quando não consomem alimentos doces. Isto porque quando o açúcar é ingerido provoca a libertação de um neurotransmissor (um sinal) – a dopamina. A dopamina é responsável pela sensação de prazer, bem-estar, regulação do humor e emoções. O que faz com que a pessoa continue a consumir grandes quantidades de açúcar, experimentando variadíssimos alimentos doces, para continuar a ter uma sensação prazer e bem-estar associado ao seu consumo. Mas como o consumo de açúcar representa vários perigos para a sua saúde, deixo-lhe algumas dicas para contornar este vício.
10 conselhos e dicas para retirar de vez o açúcar da alimentação:
1- Use canela ou óleo de coco no café em vez de açúcar, vai conseguir disfarçar o sabor naturalmente amargo do café.
2- Muitas vezes o stress cria uma vontade de comer doces. Por isso, controle o stress através do método 4-7-8 do Dr. Andrew Weil, fazendo uma sequência de três ciclos completos: expire completamente pela boca; feche a boca e inspire pelo nariz, contando mentalmente até quatro; suspenda a respiração contanto mentalmente até sete; expire pela boca contando até oito.
3- Mantenha-se hidratado, beba pelo menos 1,5l de água por dia;
4- Faça exercício (pode começar por caminhadas). O exercício produz um neurotransmissor - serotonina – que está relacionado com a sensação de felicidade.
5- Não vá às compras com fome! Acaba por trazer alimentos que não necessita e ricos em açúcar. Planeie a sua ida às compras.
6- Quando apetecer um doce coma uma mão cheia de frutos secos, ajuda a “acalmar” essa vontade.
7- Se não resiste a um quadrado de chocolate por dia, então é permitido durante os 21 dias de detox comer um quadrado de chocolate negro com uma percentagem superior a 70% de cacau.
8- Leia a lista de ingredientes dos rótulos e esteja atento a outros nomes dados aos açúcares e adoçantes: açúcar invertido, xarope de açúcar, frutose, xarope de milho, maltitol, sacarina.
9- Em vez de refrigerantes ou bebidas empacotadas, opte por dar sabor à sua água com a ajuda de canela, anis, manjericão, frutos vermelhos, pepino... dê asas à sua imaginação e faça diferentes combinações de sabores.
10- Tenha uma rotina para as suas refeições, horários regulares são importantes para não ter “ataques de fome”.
Cláudia Cunha é nutricionista e autora do livro “Doce Veneno” (A esfera dos livros)
Saiba mais em: http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=506