Shares

Truques e dicas para comer bem

 

  • Maximize o poder salutar da fruta, dos legumes e dos vegetais: 

 

  1. Prefira os produtos frescos, que ainda estão viçosos e não murchos. Fresco = nutritivo.

 

  1. Quando for comprar fruta fresca, veja se não está tocada. Nesses pontos já foi dado início a uma reação química que diminui o valor nutritivo da fruta.

 

  1. Quando comprar saladas prontas a consumir, escolha um pacote cujas folhas lhe pareçam um conjunto colorido. Quanto maior for a diversidade de cores, maior a quantidade de antioxidantes e fitoquímicos da salada.

 

  1. Escolha sempre a fruta e os legumes mais brilhantes, viçosos e coloridos. Quanto mais intensa for a cor, mais vitaminas e nutrientes o produto contém.

 

  1. Quando for comprar alface procure a que apresenta uma tonalidade mais escura. As alfaces de folha escura, como a alface-romana, são mais ricas em certas vitaminas do complexo B do que outras variedades de alface de folha mais clara, como a alface-icebergue.

 

  1. Compre certos vegetais, como cebolas e pimento de todas as cores, por forma a obter um conjunto mais diversificado de nutrientes.

 

  1. Compre fruta e legumes frescos da estação, altura em que o sabor e as propriedades nutritivas se apresentam no seu auge.

 

  1. Sempre que possível, compre fruta e vegetais cultivados na sua região. Terão mais nutrientes, porque vêm diretamente do campo. (Grande parte da perda de nutrientes ocorre no transporte desde a origem até à sua entrega nos supermercados.)

 

  1. Os frutos silvestres são extremamente perecíveis. Antes de os comprar, ainda na mercearia, olhe para o fundo da embalagem. A presença de manchas é um sinal de que a fruta foi amachucada ou está demasiado madura. A perda de nutrientes já se iniciou e a fruta irá estragar-se rapidamente.

 

  1. Procure morangos o mais luzidios possível, Uma cor forte e vigorosa indicia uma qualidade de nutrientes excecional. Se estiverem demasiado descorados na base, significa que têm menos nutrientes.

 

  1. Cheire os frutos silvestres para se certificar da sua frescura. Um aroma agradável é um indicador de que têm bom sabor, estão maduros e conservam as suas qualidades nutritivas.

 

  1. Compre uma diversidade de frutos, vegetais e legumes presentes na lista dos alimentos. Quanto maior for a variedade de alimentos que ingere, mais saudável será a sua alimentação.

 

  1. Sempre que for possível, coma fruta, vegetais e legumes crus. Em geral, os produtos crus são mais saudáveis. A exceção vai para as cenouras e os tomates cozinhados, que dessa forma conservam mais antioxidantes.

 

  1. Para preservar os nutrientes, cozinhe legumes e vegetais no menor tempo possível.

 

  1. Cozinhar os vegetais e legumes a vapor é uma excelente forma de evitar que os seus nutrientes se percam.

 

  1. Evite descongelar a fruta, os vegetais e os legumes antes de os cozinhar. Durante o processo de descongelação, os microrganismos que possam existir nos alimentos podem começar a multiplicar-se, deteriorando-os. Na maior parte dos casos, evite descascá-los. Quando o faz, estará a desperdiçar nutrientes e fibras desses alimentos.

 

Por Mike Moreno, médico

 

Capa da Revista Comer com Saúde

Capa da Revista Comer com Saúde

 

Se gostou destas dicas de alimentação para comer bem, saiba também quais são as 17 especiarias que ajudam a ter mais saúde e os 17 alimentos que mais saciam. Descubra como ter ervas aromáticas em casa  e todo o poder das águas aromatizadas. Confira ainda o Top 10 dos frutos mais hidratantes e as melhores dicas para evitar o consumo de açúcar.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest