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Nutrição – as quantidades ideais de cada alimento
por Lillian Barros

Por vezes mesmo sabendo o que devemos comer, ficamos com dúvidas quanto às quantidades…. será que está a comer a porção certa de alimentos na sua refeição?​ Estaremos a ​comer legumes a menos ou carne a mais​?​ Afinal o que são 120g de carne? 50g de frutos secos? ou 30g de flocos de aveia?​ É preciso andar sempre com a balança atrás?​

As porções erradas podem justificar o aumento de peso e todas as doenças ou problemáticas a ele associadas.​ Mas, se pensava que depois de ir a uma consulta de nutrição​,​ era necessário pesar minuciosamente todos os alimentos a colocar no prato desengane-se. Existem formas muito mais simples de quantificarmos…​
A nutricionista Lillian Barros partilha a solução: sabia que,​ utilizando a​penas as suas mãos, pode ficar a saber a quantidade ​ideal ​de carne, peixe, legumes, fruta ou até mesmo frutos secos?​ Ora veja…

A palma da sua mão, à exclusão dos dedos, deve ser a porção de carne que deve colocar no prato (e já agora prefira carnes brancas).

A quantidade de massa a acompanhar não deve exceder o punho da sua mão.

A porção de fruta, por seu lado, deve encaixar uma mão curvada e a quantidade de frutos secos ideal deve caber num punhado. Já os vegetais devem ocupar o volume de duas mãos em forma de concha.

Para barrar o seu pão (escuro de preferência – centeio, malte ou integral) pode colocar a ponta do dedo indicador de manteiga ou a ponta do polegar se for de manteiga de amêndoa, caju ou amendoim.

Mesmo quando falamos em alimentos menos recomendados, podemos sempre minimizar estrago se não exagerarmos nas porções. Por exemplo a quantidade de gelado (a propósito das tentações de verão) é um punho fechado com os dedos virados para a pessoa.

As quantidades ideais de cada alimento:

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - carbohidratos

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - mão aberta, dose de carne

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - mãos abertas, dose de espinafres

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - palma da mão, dose de peixe

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - medida de mão, frutos secos

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - mãos, dose de frutas pequenas

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - dose de manteiga e chocolate

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - bróculos

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - palma da mão, massa

Nutrição - as quantidades ideais de cada alimento - palma da mão, dose de salmão

 

Sobre a autora: Lillian Barros é nutricionista clínica, autora do blogue Santa Melancia e do livro «Sopas, saladas e chás detox» (Manuscrito).

Se gostou de conhecer as quantidades ideais de cada alimento, saiba também o que deve incluir na sua lancheira  e quantas calorias pode perder em casa. Conheça também os 10 hábitos saudáveis que deverá adoptar se quiser chegar até aos 100 anos  e o poder dos alimentos alcalinos. Descubra igualmente o que deve fazer caso tenha engordado  e quais os alimentos saudáveis que mais saciam.

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