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17 maneiras de dar aos vegetais e a outros alimentos um sabor delicioso

 

Use mais especiarias: quando estiver a fazer dieta tem que ser criativo. Apresento-lhe algumas sugestões para retirar o máximo sabor dos alimentos, sem usar gordura nem açúcar.

 

  1. Manjericão. O manjericão confere muito sabor aos pratos confecionados com tomate. Também fica muito bem com aves de capoeira.

 

  1. Caldo. Use caldo de galinha, ou de frango, e de carne de vaca com pouco sal e pouca gordura para refogar carnes e cozinhar um saboroso arroz sem acrescentar gordura.

 

  1. Pimenta-de-caiena. Segundo um estudo publicado em junho de 2005, no International Journal of Obesity, uma pitada é suficiente para avivar o sabor do chili, da abóbora e dos molhos para saladas. O consumo desta especiaria pode ajudar a diminuir o apetite. Quando um grupo de homens e de mulheres ingeriu 900 miligramas de pimenta-de-caiena, meia hora antes das refeições, sentiu-se mais saciado e diminuiu a ingestão de calorias e de gordura.

 

  1. Cebolinho. A uma parte de cebolinho picado, junte três partes de espinafres e deixe cozer a vapor durante 3 minutos.

 

  1. Canela. Polvilhe esta especiaria sobre aveia, cereais cozidos ou café. Um estudo de 2003, publicado no Diabetes Care, revelou que basta um grama de canela para baixar os níveis de glicose e de colesterol nos diabéticos tipo 2.

 

  1. Endro. Conhecida sobretudo como uma erva de conserva, o endro é delicioso com peixes, cenouras e saladas. Para preparar um molho simples, misture-o com iogurte natural e sirva com fatias de pepino.

 

  1. Alho. Ponha-o no puré de batata ou em molhos para saladas.

 

  1. Rábano. Dispense os molhos espessos e opte pelo rábano para temperar a carne de vaca. Ou misture-o com queijo fresco, um pouco de alho e pimenta e prepare um saudável molho para acompanhar vegetais ou batata assada.

 

  1. Temperos italianos. (Em geral, trata-se de uma combinação de orégãos, alecrim, segurelha, manjerona, manjericão e tomilho). Salpique-os sobre frango, puré de abóbora, tomate e outros vegetais.

 

  1. Limão. Esprema sumo de limão sobre saladas, hortaliças, vegetais e peixe. Raspe a casca (a superfície exterior muito saborosa e aromática) e espalhe sobre os alimentos. Ela confere imenso sabor a aves de capoeira, vegetais e saladas.

 

 

  1. Hortelã. Se não puder ir diretamente à horta buscar esta erva aromática, a hortelã seca também é saborosa. Combina muito bem com fruta, no chá e no iogurte natural.

 

  1. Mostarda. A mostarda de Dijon confere sabor a muitos pratos, desde o hambúrguer de peru às batatas assadas.

 

  1. Alecrim. Semelhantes a agulhas, as folhas aromáticas desta erva de caule lenhoso são especialmente indicadas para acompanhar carne de cordeiro, marisco e qualquer prato à base de feijão, tomate, cebola, batata ou couve-flor.

 

  1. Salva. Esta erva mediterrânica combina particularmente bem com pratos à base de tomate, feijão, atum, frango ou peru.

 

  1. Estragão. Esta fantástica erva aromática torna deliciosas as saladas e o frango. Na preparação de um molho para saladas, experimente misturar vinagre de estragão com azeite virgem ou óleo de linhaça.

 

  1. Tomilho. Membro da família da hortelã, o tomilho fica excelente na cenoura, couve-flor, couves-de-bruxelas e carnes vermelhas.

 

  1. Vinagre. Experimente o vinagre de cidra nos espinafres cozidos, o vinagre com ervas ou de frutos silvestres nas saladas verdes, o vinagre de arroz nas saladas de frango e o vinagre de malte no peixe assado no forno.

Em conclusão: Use mais especiarias na sua alimentação!

 

Use mais especiarias em vez de gordura e açucar

Autoria: Mike Moreno, médico

 

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