Como escolher o seu protetor solar?
Os últimos dias têm sido de muito calor e já há no ar um cheirinho a verão ou a época-em-que-todos-queremos-um-bronzeado-deslumbrante, certo? ?
Nestes dias de sol devemos ter cuidados redobrados e aplicar sempre um protetor solar adequado à nossa pele. Se não sabe que protetor usar, veja aqui qual é o IDEAL para a sua pele.
Foto: sumayamattar
Foto: Wisegeek
O primeiro passo é identificar a tonalidade da nossa pele para encontrar o FPS (Fator de Proteção Solar) adequado. Por exemplo, as peles mais claras precisam de um FPS mais elevado e as mais escuras um FPS menor. No entanto, não são prejudicadas se usarem um FPS elevado também. Muito pelo contrário.
Foto: longevitywellness
– Pele MUITO clara: Caracteriza-se por ser muito sensível ao sol, dificilmente se bronzeia e tem tendência a ficar vermelha. A exposição ao sol pode causar-lhe irritações cutâneas. Estas peles estão mais suscetíveis ao cancro de pele, por isso é recomendado um FPS de 60 ou 70 em todo o corpo.
– Pele clara: Também bronzeia pouco e queima com grande facilidade. É propensa a manchas e muitas vezes tem sardas. O FPS indicado será, no mínimo, 50 em todo o corpo.
- Pele morena CLARA: Se a pele é morena clara, por norma o cabelo é castanho escuro ou preto. Esta pele está sujeita a queimaduras, no entanto, também se bronzeia! Assim, nos primeiros dias de praia, deve usar um FPS elevado, de 45 a 60, em todo o corpo com especial atenção ao rosto. Depois, à medida que a pele se vai acostumando à exposição solar, pode diminuir o FPS mas nunca deverá usar um inferior a 30 no corpo todo.
- Pele Morena: Este tipo de pele não é tão sensível ao sol como as descritas acima. Bronzeia-se com mais facilidade. Porém, a longo, prazo pode ganhar manchas escuras provocadas pelo sol. Por este motivo, o protetor solar é importantíssimo. Use um com FPS 35 ou 40 em todo o corpo.
- Pele morena ESCURA: Apesar de ser uma pele mais escura e mais resistente, o envelhecimento precoce e as doenças de pele continuam a ser um risco, por isso, recomenda-se um FPS de 30 todo o verão.
- Pele mulata ou negra: Esta pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia bastante, mesmo quando o bronzeado não é muito visível. No entanto, são peles que necessitam de hidratação como as outras. É recomendado um protetor solar com FPS 30 ou 15 quando a pele já se habituou ao sol.
Depois de sabermos que FPS devemos procurar no nosso protector, é necessário ter em conta as características da nossa pele para encontrar finalmente o creme solar ideal.
Foto: face-gym
- Pele normal: A pele considerada normal tem um nível de oleosidade controlado sem secar. Assim o protetor solar pode ser em forma de sérum, loção ou spray, que é mais resistente ao contacto com a água e ao suor.
- Pele oleosa: Como esta pele já produz muito óleo, é mais recomendado um protetor solar em forma de gel, sem gordura e sem álcool, já que não obstruem os poros e não deixam a pele com brilhos. Também pode usar sérum ou mousse, são leves e fluídos.
- Pele seca: Esta pele apresenta um aspecto sem brilho e mais opaco. É mais áspera e tem mais tendência a envelhecer precocemente. Por este motivo é essencial usar cremes que promovam a sua oleosidade e que a hidratem profundamente. O ideal é usar um protetor solar em creme mais espesso que contenha água e óleo na sua composição.
- Pele sensível: Este tipo de pele é mais sensível a agressões. Pode apresentar vermelhidão, manchas, alergias e tem tendência a descamar. Assim sendo, pode usar um protetor em creme ou gel próprio para peles alérgicas.
Se gostou destes conselhos, saiba que cuidados deve ter com a pele em dias quentes; leia mais sobre alergias e veja que fato de banho é o ideal para o seu tipo de corpo.