Quem fala assim não é gago

 

Olá! Sabia que a comunicação só acontece quando você fala e é ouvido? É verdade! Não basta falar. Para a comunicação ser completa e eficaz, você tem de ser ouvido. Hoje vou ajudá-lo a perceber melhor esta máxima.

Começo por colocar-lhe uma questão: será que sabe o que é que as pessoas mais retêm a nível de comunicação? Serão as palavras? Será o tom? Será a forma como nos mexemos? Eu dou-lhe a resposta: é a forma como nos mexemos, ou seja, a fisicalidade.

Ficou surpreendido? Então talvez se surpreenda ainda mais se lhe disser que 75% da nossa comunicação é de facto passada através dos nossos gestos e da maneira como nos movimentamos.
Já as palavras só contam 5%! Os restantes 20% que os ouvintes mais retêm estão relacionados com o tom que imprimimos à nossa comunicação. É por isso que o ideal é falar num tom que se oiça. Deve projetar a sua voz e sentir-se à-vontade com esta projeção de voz. Com um tom seguro, as pessoas irão ouvi-lo falar com determinação e irão estar atentos ao que está a dizer e ao que quer passar.

Os meu conselhos para chegar ao tom de voz ideal são os seguintes, preste atenção:
– respire,
– não gagueje,
– projete a voz e ouça-se.

E porque é que importante ouvir-se? Porque na fala, também há pontuação! Tal e qual como na escrita! Deve por isso introduzir no seu discurso, na sua comunicação, pausas e vírgulas, mas também pontos finais ou interrogações.

Nunca se esqueça destes “mandamentos”: deve projetar a voz, encontrar um tom, falar pausadamente, falar com ritmo, falar com pontuação, para não haver equívocos.  E é fundamental respirar, respirar e, outra vez, respirar. E sorrir, claro. O sorriso salva tudo. Acaba por ser o mais importante de tudo. E não se lamente a dizer “Ai, a minha voz é tão feia!”, “Ai, eu não sei articular!”, “Ai, isto não tem solução!”. Tudo tem solução para falar o melhor possível e para chegar ao seu destinatário. Todas as pessoas podem comunicar e dizer aquilo que lhes vai na alma.

Quer saber como? Eu explico neste vídeo que preparei especialmente para si. Veja tudo aqui:

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...