Meta o medo no bolso

 

Perguntam-me muitas vezes quais são os meus truques para estar sempre tão à vontade e descontraída. Eu vou contar-lhe um segredo: eu já fui uma menina muito tímida. Mas, ao crescer, decidi que ia procurar ferramentas que me ajudassem a vencer o medo de falar em público. E resultou, porque me tornei, como bem sabe, numa comunicadora e apresentadora de televisão… mas não só. Nem toda a gente sabe, mas já dou aulas há muitos anos. E nessas aulas surgem sempre questões. Algumas das mais comuns são estas:

“Como é que eu venço a minha timidez e apresento um trabalho frente a muitas pessoas?”
“Como é que eu gravo um vídeo sem ficar atrapalhado?”
“Como é que me levanto e faço um discurso, quando há tantos colegas a olhar para mim?”

Todas estas perguntas demonstram um medo muito comum: o medo de falar em público. Como já lhe disse antes, este medo está diretamente ligado ao receio de falhar e ser ridicularizado.

Este medo é ultrapassável? Claro que é. Todos os medos são ultrapassáveis. É preciso é conhecer alguns truques que o deixem mais calmo e à vontade.

O que deve fazer sempre é preparar o melhor possível a sua apresentação. Isto é sagrado: quando vai falar em público deve preparar, organizar e trabalhar previamente aquilo que vai dizer, para ir bem seguro.

Após estar muito bem preparado, tente libertar-se da sua timidez. Já pensou na riqueza da experiência humana que perde se estiver sempre calado? Procure sempre motivos para falar e partilhar.

Muito importante: se fica nervoso com apresentações, procure respirar fundo. Eu vou ensinar-lhe um truque de respiração muito simples que o irá acalmar de certeza.

Veja esta e mais dicas que preparei para si neste vídeo. Não deixe que os medos o deixem paralisado. Até lhe digo mais: os medos podem ser um grande estímulo, porque nos obrigam a fazer sempre mais e melhor. O segredo é transformar os nossos medos nos nossos melhores amigos, ao invés de serem os nossos maiores inimigos. Neste vídeo ensino-lhe como. Aposto que vai gostar! Beijinhos, Teresa

E já agora veja também...