Moqueca – uma iguaria brasileira saudável

 

Aqui no meu site já lhe dei a receita de imensos pratos maravilhosos da cozinha portuguesa. Mas a receita de hoje vem de outras paragens! Vale sempre a pena variar e conhecer outras culturas gastronómicas! Hoje trago-lhe a receita da moqueca, que é uma iguaria brasileira muito simples de fazer. Tem poucos ingredientes e pode tê-la pronta em cerca de meia hora. É é simplesmente deliciosa, uma maravilha absoluta!

É importante sublinhar que é um prato muito saudável, dado que é centrado no peixe, que, como sabe, tem muitos benefícios para a saúde. Está curioso? Quer saber como fazer esta especialidade típica do Brasil? É simples: continue a ler este artigo e saiba como fazer a típica moqueca, tal como me foi recomendada por amigos brasileiros.

 

Ingredientes:

 

1 kg de peixe branco e firme, sem espinhas (por exemplo, linguado, peixe-espada, bacalhau)

3 dentes de alho

Sumo de um limão

Sal e pimenta a gosto

Azeite

1 cebola média

20g de cebolinho

1 pimento amarelo ou vermelho

350g de tomate

1 colher de sobremesa de pimentão doce

Salsa a gosto

Uma lata (400g) de leite de coco

 

 

Modo de preparação:

 

– Comece por picar os dentes de alho. Corte o peixe em filetes ou pedaços e coloque-o numa taça. Cubra-o com alho e  sumo de limão, temperando, de seguida, com sal e pimenta. Misture bem, para que todos os pedaços de peixe fiquem cobertos pela mistura de forma igual. Enquanto prepara o resto do prato, mantenha esta mistura num espaço refrigerado.

– Num tacho grande, cubra o fundo com azeite e ponha em lume médio. Corte a cebola em meia-lua e coloque no tacho, até que fique bem cozinhada. Prepare os pimentos, retirando-lhes as sementes e cortando-os em tiras finas. Depois, adicione-os ao tacho, assim como o pimentão doce. Volte a pôr sal e pimenta a seu gosto. Deixe cozinhar durante uns minutos, até que os pimentos comecem a amolecer.

– Entretanto, desfaça os tomates em pedaços ou fatias,como preferir, e corte o cebolinho em pedaços muito pequenos. Junte-os ao tacho e, depois de diminuir o lume, deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Misture, nesta altura, a salsa, depois de a picar.

– Utilize uma colher grande para retirar cerca de metade da mistura de vegetais do tacho. Espalhe os que se mantêm dentro do tacho, de maneira a que formem uma espécie de “cama” para o peixe.

– É altura de ir buscar o peixe que ficou num espaço refrigerado. Coloque-o no tacho, por cima da mistura de vegetais, temperando com sal e pimenta a gosto. Adicione, agora, os vegetais que colocou de lado, de forma a que cubram o peixe. Junte, deitando-o por cima do peixe e dos vegetais, o leite de coco e, depois de levantar fervura, coloque o lume no mínimo, cubra o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Aproveite para ajustar os temperos, se quiser.

Depois deste período de tempo, o peixe estará cozido e o seu prato de moqueca está pronto! Poderá servi-lo com arroz ou fatias e pão torrado.

E aqui tem: a melhor maneira de trazer um pouco do bonito espírito brasileiro para a sua vida! Ainda por cima, é um prato muito simples de fazer e uma iguaria simplesmente deliciosa… Vai certamente querer provar. Veja esta imagem demonstrativa deste grande prato:

Moqueca – uma iguaria brasileira saudável!

Moqueca – uma iguaria brasileira saudável! | Foto: taste.com.au

 

Se gostou desta receita de moqueca, uma iguaria brasileira saudável, experimente também esta receita para um bacalhau gratinado perfeito, a receita original de bacalhau à Gomes de Sá ou ainda a receita da sopa de peixe com coentros.

E já agora veja também...