Shares

Dicas saudáveis – Conheça todos os benefícios do abacate

Tenho a sorte de adorar quase todos os frutos, mas é sempre bom sabermos em que quantidades é que deve comê-los. O abacate é um dos frutos que procuro ter sempre em casa. Incluo-o em snacks muito saborosos e mega nutritivos, ótimos para quem, como eu, faz bastante desporto.

Acredite que quando souber de todos os benefícios que o abacate traz ao seu organismo, vai-se apaixonar por ele, tanto quanto eu! Descubra porquê:

Benefícios do abacate

Benefícios do abacate – Foto: dermaclub

 

1: PREVINE CATARATAS NOS OLHOS
Este fruto saborosíssimo é rico em luteína, um carotenóide que tem a capacidade de absorver os raios ultravioleta, prevenindo que eles façam mal à retina. A mesma substância previne também o aparecimento de cataratas que provocam cegueira.

Benefícios do abacate - previne cataratas nos olhos

Benefícios do abacate – previne cataratas nos olhos | Foto: sorrisologia

 

2: AJUDA A TONIFICAR O CORPO
Vai adorar esta! O abacate combate estrias, rugas e celulite por ser tão rico em vitamina C. Esta vitamina ajuda a metabolizar o colagénio, que é responsável pela firmeza da nossa pele. Está à espera de quê para começar a consumir já hoje?!

Benefícios do abacate - ajuda a tonificar o corpo

Benefícios do abacate – ajuda a tonificar o corpo | Foto: noticiasaominuto

 

3: TORNA A NOSSA PELE JOVEM E BELA
O abacate é uma maravilhosa fonte de vitamina E, que é TUDO de bom!!! Fundamental para prevenir o aparecimento de doenças, esta vitamina é ainda um poderoso antioxidante. O que significa que previne o envelhecimento precoce da nossa pele, dá-lhe maior flexibilidade e revitaliza-a! A pele torna-se mais bonita e saudável!

Benefícios do abacate - torna a nossa pele jovem e bela

Benefícios do abacate – torna a nossa pele jovem e bela | Foto: doutissima

 

4: REDUZ O MAU COLESTEROL
Se já ouviu falar do beta sitosterol, certamente saberá que é um forte aliado contra o colesterol. O que provavelmente não sabe é que o abacate contém altas quantidades deste composto… É verdade! As suas gorduras saudáveis reduzem os níveis de mau colesterol (LDL )no nosso organismo e promovem o aumento do bom colesterol (HDL).

Benefícios do abacate - reduz mau colesterol

Benefícios do abacate – reduz mau colesterol | Foto: vidaativa

 

5: É AMIGO DA DIETA
É sempre mais apetitoso comer sem culpa! Mesmo quando estamos a controlar o peso, há alimentos muito saborosos que não precisamos de evitar, antes pelo contrário! O abacate é um deles. É riquíssimo em fibras, que promovem o bom funcionamento dos intestinos (sim, o abacate acaba com a prisão de ventre); ajuda a reduzir a gordura abdominal e ainda ajuda a controlar o apetite. Experimente começar a comer meio abacate por dia! É ÓTIMO!

Benefícios do abacate - é amigo da dieta

Benefícios do abacate – é amigo da dieta | Foto: iguaria

 

6: FAZ BEM AO CÉREBRO
Esta é importante: se, por vezes, não sabe onde guardou isto ou aquilo, então o abacate é o fruto certo para si! Porquê? Porque contém ómega 3, que melhora o funcionamento do cérebro, nos dá uma memória de elefante e aumenta a nossa capacidade de concentração. Fantástico!

Benefícios do abacate - faz bem ao cérebro

Benefícios do abacate – faz bem ao cérebro | Foto: socorronacozinha

 

7: É ANTI CANCERÍGENO
É uma saborosa fonte de glutationa. Este antioxidante é fulcral para a prevenção do envelhecimento das células do nosso corpo. Além disso a glutationa é capaz de bloquear, pelo menos 30 agentes cancerígenos diferentes.

Benefícios do abacate - é anti-cancerígeno

Benefícios do abacate – é anti-cancerígeno | Foto: drrondo

 

8: CUIDA DO CABELO
Bem sabe como adoro o meu cabelo e como gosto de o trazer sempre cuidado! Se usar uma máscara feita à base de abacate, o cabelo fica muito mais reparado, as pontas ficam menos secas e o cabelo ganha mais brilho, devido às vitaminas e à quantidade de gordura que contém.

Benefícios do abacate - cuida do cabelo

Benefícios do abacate – cuida do cabelo | Foto: blogspot

 

Ficou encantado? Eu bem avisei! E, além destes benefícios, tem muitos mais. Ainda é capaz de aliviar o stress, promover a saúde oral, aumentar a nossa massa muscular e é um superalimento para grávidas… Enfim, se ainda não o introduziu na sua dieta diária, vá já hoje comprar uns quantos! Ou, quem sabe, plante um abacateiro no seu quintal! Vale muito a pena!
Se gostou de conhecer os benefícios do abacate, conheça também os benefícios do coco e da canela. Descubra também estas 7 dicas para se manter hidratado.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest