A receita original de bacalhau à Gomes de Sá

O bacalhau é, provavelmente, o peixe mais popular da gastronomia portuguesa, concorda? Existem 1001 receitas diferentes e muitas formas tradicionais de o cozinhar – não é por acaso que é apelidado de “fiel amigo” dos portugueses!

Neste artigo trago-lhe uma receita de bacalhau tradicional de que gosto muito: o tradicional bacalhau à Gomes de Sá! Apesar de ser uma receita muito utilizada e com muitas versões, a que lhe trago hoje é muito especial, pois é a receita tradicional original, tal como fazia o seu criador, que era comerciante de bacalhau no Porto.

Se gosta tanto como eu deste peixe e deste prato, tem mesmo de experimentar esta versão! Para saber a receita completa, basta continuar a ler o artigo:

 

Ingredientes:

 

500g de bacalhau

500g de batatas

5dl de leite

1,5dl de azeite

1 dente de alho

2 cebolas

2 ovos cozidos

Azeitonas pretas

Salsa

Sal

Pimenta

 

Modo de preparação:

 

Comece por demolhar o bacalhau e coloque-o num tacho e escalde-o com água a ferver. Tape o tacho. Há um truque muito antigo, que é abafar o tacho com um cobertor. Se quiser experimente, fica a sugestão. Depois deixe repousar durante 20 minutos.

O passo seguinte é escorrer o bacalhau e retirar as espinhas. Desfaça o peixe em lascas e coloque-as num recipiente fundo. Aqueça o leite até ficar bem quente e cubra o bacalhau com ele, deixando ficar de infusão entre 1h30m e 3h.

Entretanto, corte as cebolas e o dente de alho às rodelas e leve ao lume a alourar ligeiramente com o azeite. Ao mesmo tempo, ponha as coza as batatas com a pele. Quando cozidas, pele-as e corte-as às rodelas. Junte as batatas à cebola e ao alho. Depois de escorrer o bacalhau, junte-o também.

Tempere com sal e pimenta, e mexa tudo ligeiramente, não deixando refogar. Deite imediatamente num tabuleiro de barro e leve a forno bem quente durante dez minutos.

Sirva no prato em que foi ao forno, polvilhado com sala picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

E aqui tem, a versão original do Bacalhau à Gomes de Sá! É simplesmente delicioso e ainda pode beneficiar das saudáveis qualidades do bacalhau, que incluem baixos níveis de gordura e proteção do sistema cardiovascular. Tem mesmo de experimentar!

A receita original de bacalhau à Gomes de Sá!

A receita original de bacalhau à Gomes de Sá! | Foto: coconutandlime.com

 

 

Se o bacalhau também está presente nos seus favoritos da gastronomia nacional, saiba como fazer a versão perfeita de bacalhau à Brás, bacalhau com natas e bacalhau gratinado!

E já agora veja também...