O incrível pudim do Abade de Priscos

 

Certamente que, tal como eu, tenta sempre manter uma alimentação saudável e regrada, mas, às vezes pode ser complicado, uma vez que a nossa gastronomia está cheia de tentações… principalmente se forem os seus doces preferidos! Se pensar como eu, poderá ceder às tentações, desde que seja apenas uma vez ou outra.

Como sabe, gosto sempre de lhe dar as melhores receitas dos doces mais deliciosos e hoje trago-lhe o pudim Abade de Priscos, que é, sem dúvida, das minhas maiores tentações.

É um doce muito típico do Norte do país e eu adoro. Acho que é simplesmente maravilhoso! Por isso, decidi partilhar consigo esta receita, muito rápida e simples, para que, num piscar de olhos, possa também deliciar-se com este fantástico doce.

Ficou com água na boca? Experimente e vai ver que se vai deleitar com o resultado. Para saber como fazer este doce delicioso, apenas tem de continuar a ler este artigo!

 

Ingredientes:

 

400g de açúcar

50g de toucinho fresco

15 gemas

5 dl de água

1 cálice de vinho do Porto

Casca de um limão

1 pau de canela

Caramelo

 

 

Modo de preparação:

 

Comece por cortar o toucinho em tiras muito fininhas. Leve depois o açúcar ao lume com a água, a casca de limão e o toucinho. Deixe ferver até fazer ponto de fio. O ponto de fio tem como temperatura perfeita 103ºC.

Dica: poderá verificar se atingiu o ponto de fio de duas maneiras: utilizando um termómetro de cozinha ou verificando se, colocando um fio da calda sobre uma taça de água, este se desfaz muito facilmente se puxar com um garfo.

O passo seguinte é misturar as gemas com o vinho do Porto. Depois, retire a calda do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte a mistura com a calda.

A seguir deite a massa numa forma de pudim com tampa, previamente barrada com caramelo. Leve a cozer em forno bem quente (cerca de 250ºC), em banho-maria durante cerca de uma hora.

Ao final deste tempo, retire do forno e deixe arrefecer, desenformando apenas quando estiver quase frio. Aqui tem uma imagem demonstrativa deste pudim absolutamente irresistível:

O incrível pudim do Abade de Priscos!

O incrível pudim do Abade de Priscos! | Foto: pinterest.pt

E já está – não é tão simples? Assim, tem aqui uma forma fácil e tradicional de preparar este doce tão adorado por muito portugueses – incluindo por mim! Se gostou desta sugestão e gostaria de saber como fazer mais doce tradicionais portugueses, por que não experimentar o delicioso arroz doce, o fantástico pão de ló e ainda o maravilhoso bolo de mel? Espreite as receitas.

E já agora veja também...