Shares

12 Sinais de que Bebe Pouca Água – Não há no mundo nada mais refrescante do que um bom copo de água.

A água no seu estado natural produz muito mais prazer e saúde do que um café ou uma gasosa ou refrigerante. Mas mesmo assim, muitas pessoas não ingerem a quantidade de água necessária por dia, deixando o corpo com escassez deste liquido vital. Se nota algum dos seguintes sinais, deve passar a beber mais água todos os dias.

 

  1. Sente a boca seca

É um sintoma por demais evidente. Muitas vezes ao sentir a boca seca bebemos bebidas doces (refrigerantes, sumos, etc), que só proporcionam uma solução temporária para o problema. A água potável lubrifica as mucosas da boca e garganta, e com isso a humidade permanece a níveis saudáveis.

  1. Tem a pele seca

A pele é o maior órgão do nosso corpo e necessita de hidratação diária. A pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação, que pode trazer consequências muito mais sérias. A falta de água também significa falta de suor (e urina) o que por consequência impede o organismo de limpar-se a si mesmo, expelindo excesso gorduras, sem esquecer da importante função termo reguladora do suor. Resolver tudo isto é muito fácil, basta beber mais água todos os dias.

  1. Sente demasiada sede

Não é o mesmo que boca seca. Qualquer pessoa que tenha passado por uma ressaca sabe o que se sente ao não conseguir-se saciar de água, mesmo bebendo bastante. O álcool desidrata o corpo e o cérebro envia sinais de alerta. Escute o seu corpo, o organismo sabe o que precisa.

  1. Sente os olhos secos

Um dos sinais de falta de água no organismo são os olhos vermelhos (uma vez mais, lembre-se do que acontece nas ressacas alcoólicas). Sem a quantidade necessária de água, os canais lacrimais secam e isso afecta os olhos, especialmente se usa lentes de contacto .

  1. Doem-lhe as articulações

As articulações e as cartilagens dos discos são compostos por 80% de água. Isso é necessário para que os ossos não rocem uns nos outros. O manter os níveis de hidratação adequados no nosso organismo leva a que as articulações possam absorver pancadas e impactos súbitos produzidos por movimentos repentinos e fortes, que ocorrem por exemplo quando corremos ou caímos.

  1. Diminuição da massa muscular

Os nossos músculos são constituídos essencialmente por água. Por isso, com menos água no organismo teremos menor massa muscular. Beber água antes, durante e depois de treinos e actividades físicas não só é necessário para nos sentirmos bem como para além disso é muito importante para reduzir a probabilidade de inflamações e dor relacionados com o exercício.

  1. Está doente mais tempo que os demais

A água ajuda a retirar toxinas do organismo. Os nossos órgãos trabalham como um todo na hora de filtrar o que necessitam, mas sem água esse mecanismo não pode funcionar correctamente. Ao sofrer de desidratação, os diferentes órgãos começam a “chupar” água, por exemplo do sangue, e isso pode ser o principio de uma longa lista de problemas.

  1. Sente-se cansado e sonolento

Quando o corpo começa a pedir água “emprestada” ao sangue, a desidratação produz falta de oxigénio em todos os órgãos. A falta de oxigénio produz cansaço e sonolência Isso significa que nos sentimos cada vez mais e mais cansados. E aqui o café não é solução a longo prazo. É preciso beber mais água.

  1. Sente fome constantemente

Um organismo desidratado pode enviar sinais de fome. Isto acontece de repente quando durante o dia ou a meio da noite sentimos uma vontade enorme de “atacar” o frigorifico. Isto acontece porque a comida contém algum liquido e humidade que o corpo necessita. Nestas ocasiões é preferível beber água, é isso que o corpo está a pedir de forma indirecta.

  1. Tem problemas digestivos

Já vimos a importância de hidratar a mucosa oral e isso aplica-se a todo o sistema digestivo. Sem a hidratação necessária a densidade da mucosa estomacal fica reduzida permitindo que o ácido gástrico danifique órgãos internos, o que leva ao que comummente chamamos de acidez de estômago e indigestão.

  1. Tem sintomas de envelhecimento prematuro

A quantidade de água que o organismo pode conter reduz-se com a idade. Quando envelhecemos é absolutamente necessário aumentar a consciência do consumo de água. Se bem que os sintomas de envelhecimento prematuro sejam mais vísiveis na nossa aparência exterior, os danos causados aos órgãos internos irão aparecer a longo prazo. É necessário ter hábitos saudáveis de consumo de água.

  1. Leu este artigo até ao final

O mais provável é que tenha lido este artigo até ao fim e pensado “Hmmm, acho que não bebo água suficiente por dia”.  Isso veio-lhe à  cabeça? Então comece agora mesmo, beba um copo de água… ou dois! É  melhor beber mais água do que o necessário do que depois sofrer as consequências.

Fonte: lifehack.org
Tradução e adaptação LikeZA

Se gostou de ver os 12 sinais de que bebe pouca água aprenda também quantos litros de água deve beber por dia e conheça todos os extraordinários benefícios da água com limão.

Shares

Pin It on Pinterest