Shares

Estes pauzinhos que habitualmente utilizamos para aromatizar doces ou sangrias, cafés ou pastéis de nata têm um sem fim de benefícios: desde ajudar a perder peso até tornar os cabelos mais fortes, passando pelo alívio de dores musculares. Quer saber tudo sobre os benefícios da canela? Então leia com atenção! 😊

Benefícios da canela - Ajuda a controlar os níveis de açucar no sangue

Benefícios da canela – Ajuda a controlar os níveis de açucar no sangue | Foto: labsaolourenco

Rica em cálcio, magnésio e fibras, a canela tem propriedades medicinais comprovadas que fazem desta especiaria um “must have” da sua cozinha.

AJUDA A CONTROLAR OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE
A canela é capaz de melhorar a capacidade das nossas células responderem à insulina, por isso, é uma excelente amiga para diabéticos tipo 2. Para pessoas sem doenças deste género também é uma forte aliada, uma vez que reduz a glicemia fazendo com que a glicose não se acumule no sangue em forma de gordura.

PODE PREVENIR O CANCRO
A canela em forma de óleo é bastante eficaz a combater células cancerígenas no fígado e também no cólon. Como as células cancerígenas adoram açúcar e a canela controla a absorção do mesmo, deve mesmo adicioná-la ao seu menu.

ALIVIA AS DORES MUSCULARES
Há na canela substâncias com propriedades anti-inflamatórias como o álcool de cinamilo ou o eugenol. Os nomes são complicados mas a sua ação é bem simples: inibem os processos inflamatórios decorrentes do esforço físico, que são responsáveis pelas dores que sentimos após uma atividade intensa. Mais uma boa razão para juntar canela à sua alimentação!

AJUDA A PERDER PESO
Uma das frases que todas as mulheres adoram ouvir! É ou não é? É verdade, a canela tem propriedades que ajudam a emagrecer.
Para além de nos dar uma sensação de satisfação mais duradoura depois das refeições, é também um digestivo natural. Imagine: come menos porque se sente mais saciada e ainda tem uma digestão mais rápida e eficaz. Mas não é tudo. A canela ainda é capaz de nos ajudar a manter os níveis de energia, concentração e agilidade. Assim sendo mantemos um dia-a-dia mais ativo e caminhamos mais um pouco até ao nosso peso ideal!

Benefícios da canela - Ajuda a perder peso

Benefícios da canela – Ajuda a perder peso | Foto: seucorpoperfeito

 

É BOA PARA O CORAÇÃO
Dado que ajuda a perder gordura, que é um fator de risco para as doenças cardíacas, também ajuda a ter um coração mais saudável. Para além disso, ainda ajuda a reduzir a tensão arterial se consumir pelo menos 2 gramas de canela por dia durante alguns meses. Por último, como é fonte de fibras, auxilia no controlo do colesterol. Só vantagens!

MELHORA A NOSSA MEMÓRIA
A canela pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

FAVORECE O CRESCIMENTO DO CABELO
Sobretudo no verão sofremos uma queda de cabelo mais intensa e o enfraquecimento das pontas é maior devido ao sol, à água salgada ou ao cloro das piscinas. Por isso, é uma boa ideia fazer uma máscara de canela e mel, que irá fortalecer os fios de cabelo e fazer com que ele cresça mais rapidamente. Pode misturar duas colheres de sopa de canela e mel em meia chávena de azeite quente e finalmente adicionar um ovo para dar consistência ao preparado. Todas as semanas aplique e deixe actuar por 10 ou 15 minutos et voilá!

Benefícios da canela - favorece o crescimento do cabelo

Benefícios da canela – favorece o crescimento do cabelo | Foto: dicasonline

 

COMBATE O MAU HÁLITO
O mau hálito aparece devido às bactérias que vivem dentro da nossa boca e é fundamental usar, além da escovagem normal, um bom desinfetante. A canela é um excelente anti-séptico natural, por isso, pode misturar 5 paus de canela num copo de água e deixar ferver. Quando estiver morno ou frio é só bochechar e vai ver como resulta.

REPELE TRAÇAS E FORMIGAS
Há melhor notícia do que esta no verão? Um repelente natural, bem cheiroso e que não é tóxico! Coloque, em pó ou pau, em pontos estratégicos da casa e veja-se livre de visitantes indesejados.

TRATA GRIPES E RESFRIADOS
É verdade, a canela pode ajudar a aliviar os sintomas da doença. Quando consumida em forma de um saboroso chá, aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Não é incrível? Para potenciar ainda mais o efeito acrescente gengibre ao chazinho e delicie-se!

Benefícios da canela - Trata gripes e resfriados

Benefícios da canela – Trata gripes e resfriados | Foto: saudeembeleza

 

 

Se gostou de conhecer estes 10 grandes benefícios da canela, saiba quais são as 17 especiarias para um corpo saudável  e quais as quantidades certas de cada alimento. Experimente ainda estes 4 pequenos-almoços alcalinos.

Shares

Pin It on Pinterest