Está de férias? Então porque não fugir aos roteiros de sempre e optar por conhecer mais de perto algumas das barragens portuguesas mais emblemáticas? Ora espreite estas 10 sugestões de norte e sul de Portugal.
Barragem do Alqueva
A nossa maior barragem e a maior da Europa Ocidental. A paisagem em seu redor é verdejante e o lago do Alqueva convida mesmo a passeios de barco e a desportos radicais. É, hoje em dia, o maior reservatório de água de Portugal e há até quem passe ali para acampar em segredo por uma noite! Arriscaria?
Barragem de Aguieira
Também conhecida por Barragem da Foz do Dão, é através da sua albufeira que se faz o fornecimento de água à cidade de Coimbra. O rio Mondego é lindíssimo e vemos, nas suas margens, florestas de uma beleza natural muito apreciada. O facto de ser formada por 3 arcos, faz desta barragem uma estrutura arquitectónica magnífica.
Barragem de Castelo de Bode
Esta barragem é uma das mais altas construções de Portugal e fica situada em Santarém. Fornece água à cidade de Lisboa, pelo que é uma das mais importantes barragens portuguesas. É frequente vermos jovens a praticar desportos náuticos como windsurf, vela, remo ou jet ski no rio Zêzere.
Barragem do Alto Lindoso
Situa-se no rio Lima, entre as freguesias do Lindoso e Soajo, dentro do Parque Nacional Peneda Gerês. Foi construída principalmente com a finalidade de produzir energia elétrica e foi muito noticiada quando, em 2009, o cantor Paulo Gonzo deu um concerto no seu interior.
Barragem de Santa Luzia
Que barragem impressionante! Situa-se na Pampilhosa da Serra, tem 76 metros de altura e 115 de comprimento e deve o nome à Ermida de Santa Luzia, cravada nos penedos. Ali perto existe um miradouro de onde se pode observar esta imponente construção e, no rio Unhais, existe até uma zona para banhos em jeito de piscina improvisada. São ou não são bons motivos para fazer uma visita?
Barragem de Vilarinho das Furnas
Alimentada pelo rio Homem, em Terras de Bouro, e ladeada pela serra, tem uma vista deslumbrante. Ainda uma curiosidade surpreendente que tem de conhecer: há uma antiga aldeia submersa pela barragem e, só quando ela vaza, é possível ver as ruínas que ali permanecem.
Barragem de Picote
Ergue-se no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.
Uma dica: se gosta do rio Douro tem mesmo de visitar esta barragem e o belíssimo vale que lhe faz companhia.
Barragem de Caniçada
É sobre o rio Cávado que está esta barragem. E que bem que se integra com a paisagem envolvente!
Barragem de Montargil
Uma das barragens mais bonitas de Portugal. Localiza-se perto de Portalegre e o sítio é deslumbrante, o clima é muito ameno e pede banhos. Se é fã de motas de água, jet ski ou barcos rápidos tem mesmo que dar um passeio nestas águas e descobrir as reentrâncias paisagísticas que só se mostram quando explora o local através do lago.
Barragem do Maranhão
Outra barragem no distrito de Portalegre. Existe desde 1957, a sua área tem 1960 hectares e uma capacidade de 205,4 hm3. Este local é muito procurado para fins de pesca desportiva.
Se gostou de conhecer estas barragens portuguesas, conheça também os 8 mais belos miradouros do nosso país e 7 praias fluviais portuguesas maravilhosas. Saiba ainda onde é que ficam as mais imponentes ruínas do mundo.