Shares

Sintra, um lugar mágico que tem de conhecer

Sintra, terra de príncipes e princesas, florestas enubladas, castelos encantados e mitos sem fim… Lugar mágico, onde o tempo passa com outro vagar. Vila onde o verão não significa calor nem o inverno é feio, muito pelo contrário!

Podia começar assim um conto de fadas, num livro de histórias de encantar, não fosse este um lugar real e que toda a gente deveria conhecer!!! Curioso? Saiba porque é que Sintra é um grande tesouro do nosso país!

Chegou o fim de semana e não tem planos? Pegue já nos seus melhores ténis e prepare-se para uma aventura à antiga! Rume a Sintra e delicie-se com as vistas e com as doces iguarias. No centro histórico encontra imediatamente um dos palácios mais importantes desta vila, o Palácio Nacional de Sintra. Vale muito a pena entrar e ficar a conhecer a sua história! Não é difícil dar com ele, com as suas chaminés cónicas que se vêem à distancia.

Sintra, um lugar mágico - Palácio Nacional de Sintra

Sintra, um lugar mágico – Palácio Nacional de Sintra | Foto: blogspot

 

Se gosta de visitar palácios, há mais uns quantos aqui que não pode perder! Vá por mim, são completamente deslumbrantes e cheios de história. Mas antes de seguir para os próximos faça uma visita à Quinta da Regaleira! Este lugar é impressionante, são cerca de 4 hectares de jardins luxuriantes, lagos, grutas e enigmas… Se gosta de um bom mistério vai adorar desvendar as construções que aqui existem, com significados que evocam a alquimia, a maçonaria e os templários!

Sintra, um lugar mágico - Quinta da Regaleira

Sintra, um lugar mágico – Quinta da Regaleira | Foto: greentrekker

 

Nesta vila, par além dos tuk-tuks a que já nos habituámos, existe um meio de transporte bem mais antigo e muito mais fascinante: as charretes! Pode aproveitar para dar uma volta pela vila, se nunca andou a cavalo… e tirar algumas notas das sugestões do cavaleiro! É um passeio diferente e promete ficar gravado na memória dos mais pequenos, se os levar.

Sintra, um lugar mágico - Charretes

Sintra, um lugar mágico – Charretes | Foto: canelaehortela

 

Se for como eu não dispensa um belo passeio a pé, e claro que depois de uma viagem de charrete é hora mesmo é de dar corda aos sapatos. Sintra oferece várias rotas devidamente assinaladas para quem gosta de caminhar. Trilhos que vale muito a pena percorrer para descobrir todas as cores da flora e fauna de Sintra. E não só, também a luminosidade da mata é completamente maravilhosa… Acredite que quando fizer estes percursos sentirá essa bênção! Se não conseguir cumprir tudo no mesmo dia, volte quantas vezes forem necessárias, porque há muito a descobrir.

Sintra, um lugar mágico - Trilhos

Sintra, um lugar mágico – Trilhos | Foto: blogspot

 

Mas nem só de florestas incríveis se faz Sintra… também a gastronomia é deliciosa! Receitas antigas fazem com que o cardápio de doces seja absolutamente irrecusável! Entre num café da vila e prove as famosas queijadinhas de Sintra, únicas no mundo! A receita é um segredo bem guardado, por isso, só pode saboreá-las mesmo neste lugar!!! E se uma queijada é bom, um travesseiro de Sintra, acompanhado de um chazinho, então é um sonho! Vá, um dia não são dias! Delicie-se! Prove tudo a que tem direito!

Sintra, um lugar mágico - Queijadas e Travesseiros de Sintra

Sintra, um lugar mágico – Queijadas e Travesseiros de Sintra | Foto: akamaihd

 

De energias renovadas, resta agora ir serra acima, e deixar que todo o seu imaginário venha à superfície. Ao percorrer estes caminhos é inevitável sermos transportados para os contos de fadas, de druidas e feiticeiras. Aqui a história combina-se de forma sublime com a natureza e a arquitetura. No cimo da serra, o Palácio da Pena é ponto de paragem obrigatório. Este, que é um dos mais belos palácios do mundo, brota literalmente de rochedos no alto da montanha, com uma vista soberba sobre toda a natureza circundante… Mágico e imperdível!

Sintra, um lugar mágico - Palácio da Pena

Sintra, um lugar mágico – Palácio da Pena | Foto: deaddrops

 

E já que vai embalado por tudo o que ali se sente e encantado com os pormenores que descobriu na arquitetura do palácio, siga para um castelo. O Castelo dos Mouros em Sintra é mais um tesouro que tem de descobrir! A sua construção remonta provavelmente ao período visigótico mas não se tem a certeza. Uma arquitetura bem mais rude e umas muralhas que se vêem desde a cidade, sobretudo de noite, quando é iluminado. Já imaginou quantas historias aquelas pedras devem ter para contar? Uau!

Sintra, um lugar mágico - Castelo dos Mouros

Sintra, um lugar mágico – Castelo dos Mouros | Foto: locationscout

 

Nos dias mais quentes, em que Sintra também está soalheira, um excelente programa é aproveitar as maravilhosas praias que ela tem para oferecer. Sintra Litoral é uma perdição… praias rodeadas de falésias, águas frias mas límpidas, lugares únicos que fazem um convite à pratica de atividades náuticas! A Praia da Ursa, Praia Grande e também a Praia Pequena, ou mesmo a Praia das Maçãs são alguns dos mais fantásticos areais onde pode passar dia. A Adraga e as Azenhas do Mar são mais pequenas mas muito catitas… Nas Azenhas há até direito a uma piscina natural! E então, já está convencido a visitar esta vila mágica e deslumbrante?

Sintra, um lugar mágico - Praia da Adraga

Sintra, um lugar mágico – Praia da Adraga | Foto: staticflickr

 

 

Se gostou de conhecer este roteiro de Sintra, conheça também o Alto Douro Vinhateiro. Leia mais sobre o Glamping, um conceito para acampar com todo o conforto e sobre estas 7 praias fluviais portuguesas maravilhosas.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest