Shares

Um dia no Porto – 9 maravilhas que não pode perder

Porto, cidade Invicta, terra de pessoas genuínas e corajosas! Sotaque delicioso e alegria contagiante, lugares deslumbrantes e gastronomia de aquecer não só o palato mas também a alma, são algumas das maravilhas que o esperam quando fizer uma visita à cidade. Lembre-se que fazer turismo cá dentro é uma óptima ideia… por todas as razões e mais algumas! Temos o privilégio de chamar casa a este país repleto de surpresas e sítios ímpares! Aqui mostro-lhe um pequeno roteiro que pode usar quando decidir rumar ao norte, com destino ao Porto. Vá de braços abertos e abrace todas as paisagens, todos os cheiros, todas as emoções. E divirta-se à grande!

 

Comece por ir conhecer aquela que é considerada uma das estações ferroviárias mais bonitas de todo o mundo, a lindíssima estação de São Bento. Revestida com vinte mil azulejos que retratam cenas da história de Portugal, como por exemplo a conquista de Ceuta pelo Infante D. Henrique. Vai ficar impressionado com tanta beleza, num local que serve de ponto de passagem para pessoas de todos os lados, todos os dias.

Um dia no Porto - estação de São Bento

Um dia no Porto – estação de São Bento | Foto: ruralea

 

Depois, aproveite para respirar um pouco da cidade, enquanto sobe até à Sé do Porto. Prepare-se com umas boas sapatilhas, porque conhecer cidades a pé é a melhor opção para quem não quer perder pitada. A Sé fica em pleno centro histórico e a sua construção é de estilo românico, como tão bem demonstra a sua fachada. No interior, espera-o um pátio gótico entre muitas outras surpresas que vale muito a pena conhecer.

Um dia no Porto - Sé do Porto

Um dia no Porto – Sé do Porto | Foto: alicecomunicacao

 

Após a Sé, sugiro uma descida a pique até à Ribeira. Caminhe até lá e veja de perto a ponte D. Luís I. É linda tanto de dia como de noite e, se gosta de fotografar, vai adorar tirar umas fotografias nas diferentes horas do dia. Liga o Porto a Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro. Uma imagem que lhe vai ficar guardada na memória com toda a certeza!

Um dia no Porto - Ribeira

Um dia no Porto – Ribeira | Foto: ncultura

 

Volte a subir para conhecer uma das mais emblemáticas livrarias de Portugal e do mundo, a livraria Lello. Foi ela que inspirou a escadaria dos livros e filmes do Harry Potter, sabia? Aberta desde 1906, é um verdadeiro encanto para todos os que ali passam, fazendo com que os livros sejam apenas uma das atrações deste espaço!

Um dia no Porto - livraria Lello

Um dia no Porto – livraria Lello | Foto: publico

 

Depois de tantos sobes e desces, já estará certamente com fome! E o Porto… Oh Porto… Tem uma excelente gastronomia. As famosas francesinhas são um prato que tem mesmo de experimentar. O molho é divinal, mas muito picante. Há, no entanto, um restaurante que, quanto a mim, é dos mais bonitos da cidade. Chama-se Galeria de Paris e a decoração é única, por isso, a experiência de almoçar ali será memorável! Até tem um carro colado nas paredes, acredita?! Que máximo!

Um dia no Porto - Galeria de Paris

Um dia no Porto – Galeria de Paris | Foto: oportocool

 

Agora que já tem a barriguinha aconchegada, e bem, procure alimentar a alma também. A minha sugestão é dirigir-se até Serralves. É um museu que definitivamente tem de visitar no Porto. Ali pode ver incríveis obras de arte contemporânea, sobretudo da década de 60. E. quando tiver visitado todas as exposições do museu projetado pelo arquiteto Siza Vieira, em linhas retas e modernas, encaminhe-se para os jardins repletos de carvalhos, bétulas e teixos. Perca-se neste lugar mágico, surpreendendo-se com as fontes, plantas e animais que vai encontrando pelo caminho.

Um dia no Porto - Serralves

Um dia no Porto – Serralves | Foto: tura

 

Ainda durante a tarde, tem mesmo de ir conhecer a Casa da Música, na Avenida da Boavista. É um dos edifícios mais impressionantes que irá encontrar na cidade. É da autoria do arquitecto Rem Koolhaas, que é detentor de um Pritzker, o prémio máximo da Arquitectura. De todos os ângulos que observe este edifício, será uma vista completamente diferente da anterior, mas todas lindíssimas! Ali poderá assistir a inúmeros concertos, alguns até de entrada livre. Na parte de fora é comum ver jovens que animam o espaço com os seus skates. Sem dúvida que é um local cheio de vida. Vai adorar!

Um dia no Porto - Casa da Música

Um dia no Porto – Casa da Música | Foto: porto

 

É tempo de lanchar num sítio absolutamente maravilhoso. O Majestic Café é a minha sugestão para um chá e scones, em que se sentirá noutra época. É verdade, a decoração deste café é deslumbrante e encontra-se tão bem preservada que irá recuar até aos anos 20 do século passado. Vai passar todo o tempo a descobrir novos pormenores e a desvendar recantos ainda mais bonitos que o anterior! Fica mesmo na Rua de Santa Catarina, por isso, não perca tempo! Vá logo à sua procura!

Um dia no Porto - Majestic Café

Um dia no Porto – Majestic Café | Foto: gilbertofigueiredo

 

E termine em beleza com uma visita à zona da Foz. Faça uma caminhada relaxante ao longo do paredão e aproveite para visitar o forte de São João Baptista da Foz e a Igreja Matriz. Quando se sentir cansado, escolha um restaurante com vista para o mar. É obrigatório que comece com um aperitivo: um cálice de vinho do Porto, pois claro. Já a escolha do prato fica ao seu critério… Vai escolher bem, com toda a certeza. É que no Porto come-se sempre bem! 

Um dia no Porto - Foz

Um dia no Porto – Foz | Foto: wikimedia

 

Espero que tenha gostado do meu roteiro. E as suas escolhas quais são? Partilhe-as comigo no meu Facebook! Adoro conhecer sítios novos!

 

Se gostou de conhecer o meu roteiro de um dia no Porto, conheça também o paraíso que é o Alto Douro Vinhateiro  e deslumbre-se com estas 10 aldeias históricas de Portugal. Saiba também onde ficam os mais belos palácios do nosso país.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest