Shares

8 cabos deslumbrantes de Portugal que tem de visitar

Convido-o hoje a um passeio pelos cabos de Portugal. Promontórios encantados, de sublime beleza, magnificamente colocados pela mãe natureza à beira mar! Amo o meu país! Quantos partilhas valem estas imagens de cortar o fôlego?!

CABO ESPICHEL, Sesimbra:
É a oeste da vila de Sesimbra que se encontra este cabo. Delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico, marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. Uma curiosidade sobre este sítio é o facto de aqui se poderem observar inúmeras pegadas de dinossauros que datam de há milhões de anos.Também é muito interessante visitar o Santuário que ali se encontra, ou então, apreciar somente as vistas que descobrem a baía dos Lagosteiros! Deslumbrante!

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO ESPICHEL, Sesimbra

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO ESPICHEL, Sesimbra | Foto: olhares

 

CABO DA ROCA, Sintra:
Apresento-lhe o ponto mais ocidental da Europa continental. Este local para onde, todos os dias, centenas de turistas rumam, é um dos mais bonitos miradouros que pode haver. Pertence ao concelho de Sintra, também ela bonita em todos os dias! Neste cabo é possível visitar o farol ou até mesmo aventurar-se numas comprinhas ou outra na loja de recordações. Uma curiosidade sobre o cabo da Roca: Luís Vaz de Camões, escritor imortalizado, descreveu-o nos Lusíadas como “o local onde a terra se acaba e o mar começa”. Lindo, não acha?

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO DA ROCA, Sintra

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO DA ROCA, Sintra | Foto: blogspot

 

CABO SARDÃO, Odemira:
É entre Almograve e a Zambujeira do Mar que se encontra este cabo. É o ponto mais ocidental da costa alentejana e é certamente um dos locais favoritos das aves marinhas e não só! É tão comum ver aqui turistas a tirar fotos como ver as cegonhas fazerem os seus ninhos nas imponentes escarpas cavadas em direção ao mar! Nem mesmo as ondas revoltas são capazes de perturbar a calma de uma vista como esta. Já conhecia? Se não, agende já uma visita!

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO SARDÃO, Odemira

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO SARDÃO, Odemira | Foto: iorise

 

CABO CARVOEIRO, Peniche:
Uma das imagens mais marcantes da vista deste cabo é este rochedo gigantesco, mergulhado no mar, frente a um pôr do sol quente de verão. O cabo situa-se no extremo da Península de Peniche, onde toda a paisagem se faz de falésias calcárias, esculpidas ao longo dos tempos pela erosão do oceano Atlântico. Aqui poderá visitar o farol com 25 metros de altura, ou a capela da Nossa Senhora dos Remédios, a gruta da Furninha ou ainda entreter-se com uns binóculos, a espiar as vizinhas Berlengas, que se encontram mesmo a oeste do cabo! Que tal?!

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO CARVOEIRO, Peniche

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO CARVOEIRO, Peniche | Foto: staticflickr

 

CABO RASO, Cascais:
Ir visitar este cabo em Cascais é um excelente programa para um fim-de-semana de verão, por exemplo. Já que tem uma pequena praia ao lado, com rochas, mas onde pode ir a banhos, com toda a precaução claro! O farol de 13 metros de altura e o forte de São Brás de Sanxete também convidam a uma visitinha e a vista, essa, é linda! É um local muito procurado por quem gosta de observar aves marinhas que passam ao longo da costa. O melhor ponto para o fazer é à direita do farol. Tente chegar pelo nascer do sol! Fica a dica! 🙂

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO RASO, Cascais

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO RASO, Cascais | Foto: arlc

 

CABO DE SÃO VICENTE, Sagres:
São cerca de 6km de falésias rochosas que ligam Sagres a este cabo lindo. É o ponto mais sudoeste da Europa e a vista é incrível! Como nos outros cabos, aqui também há um farol, mas mais que isso, no cabo de São Vicente ergue-se o Museu dos Faróis. Aqui poderá descobrir melhor a importância de Sagres durante a época dos descobrimentos. Vá já este verão deliciar-se a ver passar os navios que transitam entre o mar Mediterrâneo e o norte de África! Um encanto!

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO DE SÃO VICENTE, Sagres

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO DE SÃO VICENTE, Sagres | Foto: turismoenportugal

 

CABO MONDEGO, Figueira da Foz:
É impossível ficar indiferente a esta paisagem! Fica na Figueira da Foz e a fotografia maravilhosa diz tudo, não é?! O cabo Mondego tem um valor geológico e científico incalculável e, por isso, foi classificado como monumento natural. O farol e o edifício seu anexo, emolduram toda a paisagem e tornam-na ainda mais bela! Concorda?

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO MONDEGO, Figueira da Foz

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO MONDEGO, Figueira da Foz | Foto: blogspot

 

CABO DE SANTA MARIA, Faro:
Para terminar, uma descida até ao Sul, para falar do Cabo de Santa Maria! É o ponto mais a Sul de Portugal continental e está mesmo na praia da ilha da Barreta. Se não conhece, aproveite para ir conhecer assim que conseguir, porque o passeio vai ser memorável! Aproveite e faça praia! Vai adorar!

Cabos deslumbrantes de Portugal - CABO DE SANTA MARIA, Faro

Cabos deslumbrantes de Portugal – CABO DE SANTA MARIA, Faro | Foto: quilometrosquecontam

 

Se gostou de saber onde é que ficam estes lindíssimos 8 cabos deslumbrantes de Portugal, saiba também onde é que ficam os mais belos miradouros  e onde é que poderá ver os mais belos pores do sol em Portugal. Descubra também quais são os tesouros mais surpreendentes de sempre.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest