Shares

10 praias do arquipélago da Madeira que tem de conhecer

Pensava que eu me tinha esquecido do nosso querido arquipélago da Madeira? Nem pensar! Se achava que a maravilha da Madeira era só o bolo do caco, desengane-se. Desta vez, vou mostrar-lhe os mais belos locais para banhos! Praias e piscinas naturais lindas que merecem ser visitadas pelo menos um dia! Ora veja!

Praia da Prainha – Caniçal, Ilha da Madeira:
Junto à Ponta de São Lourenço, fica esta praia pequenina, chamada propositadamente de Prainha. O areal é escuro, já que os grãos de areia de origem vulcânica pintam a paisagem de um negro que mergulha mar adentro. A sua beleza é incontestável, e as suas características tornam-na única, ou não fosse a natureza envolvente bem diferente do habitual verde. Aqui ele é substituído por fósseis calcários em forma de rochas que também vale a pena explorar.

Praias do arquipélago da Madeira - Praia da Prainha - Caniçal, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia da Prainha – Caniçal, Ilha da Madeira | Foto: olhares

 

Piscinas naturais de Porto Moniz – Porto Moniz, Ilha da Madeira:
É na costa mais a norte da Ilha que se encontra este complexo balnear lindo. As águas que vêm inundar as piscinas naturais de rochas são cristalinas e de um azul magnífico. O sítio é perfeito para relaxar e nadar num ambiente bastante controlado mas selvagem. É o verdadeiro cartão de visita de Porto Moniz e atrai milhares de turistas todos os anos, sobretudo durante os meses mais quentes! Eu adoro!

Praias do arquipélago da Madeira - Piscinas naturais de Porto Moniz – Porto Moniz, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Piscinas naturais de Porto Moniz – Porto Moniz, Ilha da Madeira | Foto: madeiracamping</span

 

Praia do Porto Santo – Ilha de Porto Santo:
Esta praia é uma das melhores praias de Portugal, e as razões são mais que óbvias! Um areal de mais ou menos 9km com areias douradas e finas, onde sabe bem passar os pés enquanto damos um passeio à beira mar. Nesta praia é também impossível ficar indiferente ao azul turquesa, brilhante, das ondas que se enrolam na areia. Ideal para famílias que queiram passar dias inteirinhos a apanhar sol e dar mergulhos em águas calmas. É realmente uma maravilha natural, com a qual é difícil competir!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia do Porto Santo – Ilha de Porto Santo

Praias do arquipélago da Madeira – Praia do Porto Santo – Ilha de Porto Santo | Foto: gobybikeeg

 

Praia da Fajã do Cabo Girão – Funchal, Ilha da Madeira:
Uma das praias mais belas e mais exclusivas, já que só se pode aceder a ela de barco ou de teleférico! Bem sei que há muitas pessoas que não são fãs de alturas, ou que enjoam de barco, mas acredite… Vai querer dar um mergulho neste paraíso isolado! As areias são escuras, mas a água tem uma temperatura bem agradável, já para não falar da vista a toda a volta! Vai sentir-se uma formiguinha num azul e verde imensos. Vale a pena conhecer!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia da Fajã do Cabo Girão – Funchal, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia da Fajã do Cabo Girão – Funchal, Ilha da Madeira | Foto: staticflickr

 

Praia e piscinas de Ponta Gorda – Funchal, Ilha da Madeira:
Mais um sítio incrível na Madeira! Com todas as mordomias a que tem direito, este é o local ideal para poder desfrutar de um dia tranquilo, mas divertido! Em perfeita comunhão com a natureza, estas piscinas convidam a banhos. Os miúdos adoram e os adultos também. Imagine-se dentro de água com vista para o Oceano Atlântico, quem não adoraria?! Melhor que isto só mesmo o solário com cerca de 700 metros quadrados que aqui encontra, onde se pode deitar horas a fio!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia e piscinas de Ponta Gorda – Funchal, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia e piscinas de Ponta Gorda – Funchal, Ilha da Madeira |  Foto: frentemarfunchal e frentemarfunchal

 

Praia da Laje – Seixal, Ilha da Madeira:
Também conhecida por Praia da Jamaica, esta praia faz jus ao nome. Veja bem a paisagem envolvente, tão verdejante! A sua areia, bem como em quase todas as praias da Ilha da Madeira, é negra e de calhau miúdo. O acesso à praia é livre, mas não tem vigilância. Por esse motivo, deve acautelar-se quando for à água! Deixe-se encantar pelas palmeiras ao seu redor e respire toda a tranquilidade que este sítio é capaz de oferecer!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia da Laje – Seixal, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia da Laje – Seixal, Ilha da Madeira | Foto: panoramio

 

Praia da Alagoa – Porto da Cruz, Ilha da Madeira:
É ali em baixo que fica a praia da Alagoa, uma das mais belas da ilha! É bastante popular entre surfistas que se deliciam com as suas ondas. Para além disso, também é boa para a prática de outros desportos náuticos. Quem prefere pode sempre aproveitar o sol estendido no areal de areias pretas ou fazer uma visitinha aos bares e restaurantes ali à volta. Reúne todas as condições para um dia de praia pleno e fantástico!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia da Alagoa – Porto da Cruz, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia da Alagoa – Porto da Cruz, Ilha da Madeira | Foto: wixstatic

 

Praia dos Anjos – Ponta do Sol, Ilha da Madeira:
Liga a Ponta do Sol à Madalena do Mar no sítio dos Anjos. Em vez de areia fina, tem calhaus arredondados onde colocar a toalha, mas o local é realmente catita. De dimensões relativamente pequenas, o mais giro nesta praia é poder apanhar sol, banhar-se e ainda divertir-se ao som de boa música. Sim, o bar de praia, convida a bailes de final de dia, enquanto o sol se esconde por de trás do oceano laaargo. Definitivamente, merece estar nesta lista!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia dos Anjos – Ponta do Sol, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia dos Anjos – Ponta do Sol, Ilha da Madeira | Foto: helloguidemadeira

 

Praia da Ribeira Natal – Machico, Ilha da Madeira:
Esta é, de facto, uma praia deslumbrante! As águas são praticamente transparentes, as enseadas parecem esculpidas à mão, as cores são vivas… Realmente VIVAS!!!

É pouco conhecida, o que, quanto a mim, a torna ainda mais apetecível! Aqui pode encontrar ainda uma série de guarda sóis fixos e vigilância durante a época balnear. Uma das que mais gosto, sem dúvida! Já conhecia?

Praias do arquipélago da Madeira - Praia da Ribeira Natal – Machico, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia da Ribeira Natal – Machico, Ilha da Madeira | Foto: geodiversidade

 

Praia Formosa – Funchal, Ilha da Madeira
Situada em São Martinho no Funchal, esta praia é realmente bem Formosa. Toda de calhaus rolados, divide-se em mais mais três pequenas praias: a Nova, a dos Namorados e a do Areeiro, tornando-se assim a maior praia pública da região. Aqui pode encontrar um passadiço que a liga a outras praias e onde vai querer mesmo dar um passeio. Enquanto isso, lave as vistas e aprecie as paisagens maravilhosas!

Praias do arquipélago da Madeira - Praia Formosa – Funchal, Ilha da Madeira

Praias do arquipélago da Madeira – Praia Formosa – Funchal, Ilha da Madeira | Foto: deviantart

 

Se gostou de ler acerca destas 10 praias do arquipélago da Madeira, espreite também estas 10 lindas praias no norte  e no sul de Portugal. Deslumbre-se também com estas praias paradisíacas pelo mundo fora.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest