Shares

O calor costuma pedir praia. Mas, desta vez, lembrei-me que há boas alternativas para quem prefere águas mansas e paisagens mais verdes, sem dispensar, claro, os pezinhos na areia. Estou a falar de praias fluviais! São normalmente menos frequentadas que as do litoral do país e mais calmas. Sabe muito bem um dia ali passado em família ou entre amigos. Fique a conhecer estas 8 praias fluviais de Portugal que são encantadoras:

 

Praias fluviais de Portugal - FOZ DE ÉGUA, PIODÃO, ARGANIL |

Praias fluviais de Portugal – FOZ DE ÉGUA, PIODÃO, ARGANIL | Foto: vortexmag

FOZ DE ÉGUA, PIODÃO, ARGANIL:
Esta é uma das aldeias mais pitorescas do nosso país… Mas se achava que quem aqui vivia não ia a banhos desengane-se. A junção da Ribeira de Piodão com a de Chãs forma um local lindo para “fazer praia”. A água é tão cristalina que até deixa ver o fundo. A paisagem é magnífica, graças à Serra do Açor, sem esquecer a bela ponte de pedra que emoldura o rio.

 

 

Praias fluviais de Portugal - PEGO DO FUNDO, ALCOUTIM

Praias fluviais de Portugal – PEGO DO FUNDO, ALCOUTIM | Foto: turismoenportugal

PEGO DO FUNDO, ALCOUTIM:
Se pensa que no Algarve é obrigatório fazer praia de mar, acredite que não sabe o que anda a perder. Vá até Alcoutim e perca-se numa aventura de verão diferente. Tem vista para a vizinha Espanha e convida a piqueniques no parque de merendas. Como se não bastasse, a praia tem bandeira azul! Portanto, pode ficar descansado com os mergulhos dos mais pequenos porque a água está, de facto, muito limpa.

 

 

Praias fluviais de Portugal - PRAIA DO AGROAL, OURÉM

Praias fluviais de Portugal – PRAIA DO AGROAL, OURÉM | Foto: vortexmag

PRAIA DO AGROAL, OURÉM:
As águas aqui são frias, mas também são termais. Foi construída uma piscina na nascente do rio Nabão, para podermos descansar, relaxar e aproveitar todos os benefícios que estes banhos nos podem trazer ao corpo. É um local muito procurado por quem procura combater problemas gastrointestinais ou de pele… Isto sem esquecer que é ótimo para miúdos e para adultos que preferem praias mais recatadas.

 

 

Praias fluviais de Portugal - MINA DE SÃO DOMINGOS, MÉRTOLA

Praias fluviais de Portugal – MINA DE SÃO DOMINGOS, MÉRTOLA |  Foto: 500px

MINA DE SÃO DOMINGOS, MÉRTOLA:
Esta é mais uma linda praia fluvial. Também conhecida como Praia da Tapada Grande, tem cerca de 1 hectare de comprimento. É areal que chegue para todos os que gostam de ficar na toalha, mas o mais giro mesmo é ir experimentar os desportos aquáticos que aqui existem: canoagem, waterball, passeios de gaivota e muito mais. Como se não bastasse, a praia ainda disponibiliza wi-fi e chapéus de sol gratuitos para todos os veraneantes.

 

 

Praias fluviais de Portugal - PRAIA FLUVIAL DO ALAMAL, GAVIÃO

Praias fluviais de Portugal – PRAIA FLUVIAL DO ALAMAL, GAVIÃO | Foto: blogspot

PRAIA FLUVIAL DO ALAMAL, GAVIÃO:
Um pequeno paraíso à beira rio, onde até os patinhos gostam de vir, sim porque é frequente ver aqui patos, bem como alguém a alimentá-los! Fora isso pode-se mesmo é lavar as vistas, já que a praia deixa a descoberto o bonito castelo de Belver. Os banhos aqui serão épicos, nas águas calmas do rio Tejo!

 

 

Praias fluviais de Portugal - FERNANDAIRES, VILA DE REI

Praias fluviais de Portugal – FERNANDAIRES, VILA DE REI | Foto: aldeiasdoxisto

FERNANDAIRES, VILA DE REI:
Quer melhor que uma praia, rodeada de altas montanhas, pinhais extensos, e ainda por cima junto a uma pequena povoação que pode também ir conhecer? É a melhor de todas as praias da zona, já que tem areal onde se banhar ao sol, mas também uma zona de lazer à sombra, para os mais encalorados se divertirem. A cereja no topo do bolo é a piscina improvisada que faz os encantos de todos.

 

 

Praias fluviais de Portugal - LORIGA, SEIA

Praias fluviais de Portugal – LORIGA, SEIA | Foto: staticflickr

LORIGA, SEIA:
É no Parque Nacional da Serra da Estrela que se encontra esta belíssima praia. Tem bandeira azul, por isso é 100% segura para banhos. As águas são frescas, mas são tão límpidas que não vai resistir a dar um mergulho! Por vezes pode encontrá-la lotada já que há muita gente a querer passar um dia aqui, mas arrisque. Se for cedinho, pode ser que tenha sorte.

 

 

Praias fluviais de Portugal - PRAIA DA RIBEIRA, AZIBO

Praias fluviais de Portugal – PRAIA DA RIBEIRA, AZIBO | Foto: evasoes

PRAIA DA RIBEIRA, AZIBO:
Uma paisagem protegida, uma praia encantada! Foi classificada como uma das 7 maravilhas de Portugal em 2012, por isso, vale mesmo uma visita! As atividades aqui disponíveis são inúmeras: saltar de uma catapulta, passeios de banana ou gaivota, ou mesmo uma partida de voleibol na areia! Gosta?

 

 

Se gostou de conhecer estas 8 praias fluviais, espreite mais estas 7 praias fluviais maravilhosas. Conheça também lugares fantásticos para fazer mergulho em Portugal  e estas 6 boas ideias para proteger o cabelo do sol.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest