Shares

Um dia em Lisboa – 10 maravilhas a não perder

Quantas vezes já se questionou acerca do porquê de querer conhecer cidades estrangeiras e nunca ter dado um valente passeio pela sua própria cidade e descobrir todos os segredos que os turistas adoram em Portugal? Lisboa tem a luz que mais nenhuma outra cidade tem… Adorada por fotógrafos de todo o mundo, é de uma beleza inquestionável e todos os recantos convidam a encontros demorados! Aproveite para se inspirar com este roteiro e vá de fim de semana cá dentro!

1: Comece com uma visita à lindíssima Basílica da Estrela, um templo católico e antigo convento de freiras carmelitas que foi a primeira igreja no mundo dedica ao Sagrado Coração de Jesus. Mesmo em frente fica o Jardim da Estrela que vale a pena conhecer depois de sair da Basílica. Ali poderá encontrar uma vasta variedade de espécies de plantas, lagos com patos, pavões, quiosques e espaços relvados onde se pode sentar a respirar o “verde” por uns minutos. Animação ali também não falta, uma vez que é frequente haver bandas ao vivo no coreto ou mesmo junto aos cafés, mas o barulho de fundo vai mesmo ser o riso das crianças que ali brincam!

Roteiro de um dia em Lisboa - Basílica da Estrela

Roteiro de um dia em Lisboa – Basílica da Estrela | Foto: blogspot

 

2: Apanhe o elétrico 28, o mais famoso de Lisboa, e perceba porque é que tantos turistas fazem questão de conhecer Lisboa neste meio de transporte! O bilhete para 24h custa 6 euros e a experiência vale mesmo a pena! Pode sair e entrar em quantos sítios quiser, por isso compensa facilmente. Ao apanhá-lo perto do jardim até evita as grandes filas de pessoas, noutras paragens mais frequentadas! Siga para o Terreiro do Paço!

Roteiro de um dia em Lisboa - Apanhe o elétrico 28

Roteiro de um dia em Lisboa – Apanhe o elétrico 28 | Foto: rumbo

 

3: O Terreiro do Paço tem um sem fim de tesouros por descobrir. É simplesmente uma das mais belas praças de Lisboa (e do mundo) e também uma das mais luminosas. Sentar-se numa das esplanadas a contemplar o rio Tejo não tem preço… Aqui cruzam-se pessoas de várias nacionalidades, é muito frequente ver casais de turistas agarrados a um mapa a escolher o próximo sitio a visitar. Quanto a si, deve encaminhar-se até ao Cais das Colunas, onde a terra cede lugar ao rio Tejo. Sente-se e relaxe enquanto contempla o murmúrio das águas e o voo das gaivotas que por ali costumam estar.

Roteiro de um dia em Lisboa - Terreiro do Paço

Roteiro de um dia em Lisboa – Terreiro do Paço | Foto: azureedge

 

4: Prepare agora as pernas para uma caminhada até à Sé de Lisboa. É um monumento emblemático da capital e o início da sua construção data da segunda metade do século XII. Certamente já conhece a fachada do edíficio e, nesta imagem, poderá ver a ala leste do claustro em direção ao lado sul. É ou não é lindíssima?

Roteiro de um dia em Lisboa - Sé de Lisboa

Roteiro de um dia em Lisboa – Sé de Lisboa | Foto: ionline

 

5: Continue a subir até ao Miradouro da Graça e, assim que lá chegar, deslumbre-se com a vista. A panorâmica sobre Lisboa é incrível e a animação é constante. É lindíssimo durante o dia e, claro, à noite é também um sítio especial, onde se podem ver as muitas luzinhas que iluminam a cidade.

Roteiro de um dia em Lisboa - Miradouro da Graça

Roteiro de um dia em Lisboa – Miradouro da Graça | Foto: greentrekker

 

6: A seguir encaminhe-se até ao Panteão, que não fica longe. É um edifício imponente que abriga os túmulos honorários de heróis da História de Portugal como Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral ou Afonso de Albuquerque. Também ali estão sepultados ilustres como Amália Rodrigues, Aquilino Ribeiro ou Humberto Delgado.
No exterior do Panteão poderá visitar a Feira da Ladra, se for sábado ou terça-feira. É a mais famosa feira de Lisboa e poderá encontrar verdadeiros achados. Fica a dica.

Roteiro de um dia em Lisboa - Panteão

Roteiro de um dia em Lisboa – Panteão | Foto: vortexmag

 

7: Agora que a fome já aperta, procure um local para almoçar um prato tipicamente português no bairro de Alfama. É tido como um dos mais genuínos, emblemáticos e castiços bairros de Lisboa. Há quanto tempo não o visita?

Roteiro de um dia em Lisboa - Alfama

Roteiro de um dia em Lisboa – Alfama | Foto: liven

 

8: De estômago aconchegado e energias renovadas, a minha sugestão é reservar a tarde para se encaminhar até Belém e conhecer os vários monumentos importantes desta zona. Comece por demorar-se no icónico Mosteiro dos Jerónimos e daí aventure-se até ao Padrão dos Descobrimentos e, mais abaixo, a encantadora Torre de Belém. Há tanto para ver, ouvir, sentir… Lisboa em todo seu esplendor!

Roteiro de um dia em Lisboa - Torre de Belém

Roteiro de um dia em Lisboa – Torre de Belém | Foto: ncultura

Roteiro de um dia em Lisboa - Padrão dos Descobrimentos

Roteiro de um dia em Lisboa – Padrão dos Descobrimentos | Foto: sapo

Roteiro de um dia em Lisboa - Mosteiro dos Jerónimos

Roteiro de um dia em Lisboa – Mosteiro dos Jerónimos | Foto: deviantart

 

9: Ainda há tempo para explorar o Museu Berardo no Centro Cultural de Belém. É um dos museus mais visitados de todo o mundo e o acesso às exposições é gratuito. Aqui poderá ver obras de alguns dos mais famosos artistas de sempre, como Pablo Picasso, Francis Bacon, Juan Miró, Salvador Dalí ou Andy Warhol.
Ah, e claro, já que está ao lado dos tradicionais Pasteis de Belém, enfrente as habituais filas e prove um. Vai valer a pena!

Roteiro de um dia em Lisboa - Pastéis de Belém

Roteiro de um dia em Lisboa – Pastéis de Belém | Foto: pasteisdebelem

 

10: Por fim, termine com um jantar no Bairro Alto, numa casa de fados. É uma experiência imprescindível numa visita por Lisboa. Está num dos corações pulsantes da cidade e, depois do jantar, nem precisa de voltar para casa. Há sempre animação nas ruas que se enchem de gente.

Roteiro de um dia em Lisboa - Fados no Bairro Alto

Roteiro de um dia em Lisboa – Fados no Bairro Alto | Foto: ionline

 

E então, concorda com as minhas escolhas?

Se gostou de conhecer estas 10 maravilhas que não pode perder em Lisboa, conheça também o roteiro que fiz para Sintra e para o Porto. E, se é adepto de conhecer cidades “a bordo” de uma bicicleta, espreite estas 10 bicicletas que o irão surpreender.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest