Shares

Não me canso de elogiar o nosso país. São tantas as suas maravilhas! Desta vez escolhi falar de alguns dos mais bonitos palácios de Portugal e digo-lhe já que não foi uma tarefa fácil. São todos lindíssimos. E a sua história faz-nos viajar no tempo e imaginar como seria divertido viver nas épocas de outrora como princesas ou príncipes.

Palácio da Pena, Sintra
Numa das montanhas mais altas de Sintra ergue-se este encantador palácio. O misticismo tão característico de Sintra aqui volta a sentir-se quando fazemos uma visita a esta obra incrível. Com traços e arquitetura manuelina e mourisca, D. Fernando I conseguiu através da sua criatividade dar vida ao expoente máximo do romantismo. De noite é possível ver este palácio iluminado no alto do parque da Pena, rodeado por mais de 500 espécies de árvores importadas de todos os cantos do Mundo.

Palácios de Portugal - Pálacio da Pena, Sintra

Palácios de Portugal – Pálacio da Pena, Sintra | Foto: atcdn

 

Palácio de Mafra, Mafra
Este palácio, também frequentemente chamado de Convento de Mafra, tem uma dimensão fora do vulgar. Inicialmente foi construído para abrigar 13 frades franciscanos mas, com o passar do tempo e com o Rei D. João V a enriquecer ainda mais, a obra ganhou proporções impressionantes, abrigando ao todo mais de 300 frades. Monumento do estilo barroco, reza a lenda que foi para cumprir uma promessa que o rei o mandou edificar. A Rainha Dona Maria de Áustria não conseguia engravidar e o rei, com medo de não deixar herdeiros, apressou-se a fazer uma promessa aos seus santos. Aquando do nascimento da princesa Dona Maria Bárbara a promessa foi cumprida.

Palácios de Portugal - Palácio de Mafra, Mafra

Palácios de Portugal – Palácio de Mafra, Mafra | Foto: wikimedia

 

Palácio de Monserrate, Sintra
Tal como o nome indica este palácio está inserido no jardim de Monserrate e foi, em tempos, a residência de verão da família Cook. Dá para acreditar que alguém passava férias numa casa como esta?! Que sorte! Símbolo do romantismo português, este palácio chegou mesmo a ser visitado por poetas que dedicaram estrofes à sua sublime beleza. Como Lord Byron em “Childe Harold’s Pilgrimage”. Hoje em dia pertence ao Estado. É lindo, não acha?

Palácios de Portugal - Palácio de Monserrate, Sintra

Palácios de Portugal – Palácio de Monserrate, Sintra | Foto: vortexmag

 

Palácio da Bolsa, Porto
É mesmo no centro da cidade do Porto que encontra este encantador palácio. Hoje sala de encontros de altas patentes, concertos, palestras e assembleias gerais, foi mandado construir pela Associação Comercial do Porto, sobre as ruínas do Convento de S. Francisco. O seu interior é de cortar a respiração com traços do neoclássico e neopaladiano inglês. Para além do Pátio das Nações e do Salão Árabe, que são autenticas obras de arte, há para apreciar ainda as pinturas a óleo e os frescos dos grandes pintores portugueses, as esculturas e o mobiliário, entre tantas outras delícias para os olhos! Já o visitou? Então do que é que está à espera? 🙂

Palácios de Portugal - Palácio da Bolsa, Porto

Palácios de Portugal – Palácio da Bolsa, Porto | Foto: webookporto

 

Palácio de Queluz, Sintra
Já se sabe que Sintra é cidade de castelos e palácios. Este é outro dos mais bonitos palácios de Portugal e mais uma vez podemos vê-lo no concelho de Sintra, mais precisamente em Queluz. Este belo palácio do séc. XVIII é uma das mais belas provas de que a paisagem ajardinada se funde na perfeição com a arquitetura palaciana. No seu interior, as paredes forradas de espelhos ou pinturas, os lustres reluzentes, demonstram o requinte que se respirava nesta casa. Na zona exterior, é obrigatório subir a escadaria dos leões que dá acesso ao Canal de Azulejos, um lago artificial enorme, decorado com grandes paineis de azulejos. Imagine-se a passear de gôndola por ali enquanto ouvia música, tal e qual como a Família Real costumava fazer!

Palácios de Portugal - Palácio de Queluz, Sintra

Palácios de Portugal – Palácio de Queluz, Sintra | Foto: blogspot

Palácios de Portugal - Palácio de Queluz, Sintra

Palácios de Portugal – Palácio de Queluz, Sintra | Foto: lisbonlux

 

Palácio de Estói, Faro
É uma obra de estilo rococó, única na região. Durou cerca de 20 anos a construir mas o resultado final é deveras impressionante. Tanto é que no dia em que foi concluído, foi dada uma festa grandiosa para celebrar. Sabia desta? É verdade! Hoje em dia o palácio está, como tantos outros, a ser convertido numa pousada. Os seus antigos pavilhões de chá, no edifício principal e os seus fantásticos jardins ao estilo Versailles vão poder ganhar agora outros inquilinos. E quem é que não vai querer passar aqui uma noite ou duas?!

Palácios de Portugal - Palácio de Estói, Faro

Palácios de Portugal – Palácio de Estói, Faro | Foto: slh

 

Palácio da Ajuda, Lisboa
Também conhecido por Paço Nacional de Nossa Senhora da Ajuda, é hoje um Monumento Nacional Português.
Foi convertido em museu e, ao percorrer os seus corredores, consegue mesmo imaginar-se nos tempos dos reis e rainhas, já que cada detalhe foi meticulosamente trabalhado aquando da sua construção. No piso térreo encontra a Sala Azul, ricamente decorada. No piso nobre, a Sala dos Grandes Jantares, local onde ainda hoje se realizam luxuosos banquetes. Juntamente com o palácio também poderá visitar aqui a Biblioteca Nacional da Ajuda.

Palácios de Portugal - Palácio da Ajuda, Lisboa

Palácios de Portugal – Palácio da Ajuda, Lisboa | Foto: wikimedia

Palácios de Portugal - Palácio da Ajuda, Lisboa

Palácios de Portugal – Palácio da Ajuda, Lisboa | Foto: porta10a

Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo
Este palácio pertenceu a Hermínia Paes e foi-lhe oferecido pelo seu pai Francisco de Oliveira Paes, mas o mais interessante é que esta senhora habitou aqui até 2015, aquando da sua morte, numa ala reservada deste incrível e imponente palácio. Recentemente abriram-se as portas de sua casa, para poder partilhar com o mundo as memórias antigas e todo o espólio deslumbrante. Com o dinheiro das visitas, o palácio pode ser restaurado nas partes que já vão denotando os sinais do tempo.

Palácios de Portugal - Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo

Palácios de Portugal – Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo | Foto: ncultura

Palácios de Portugal - Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo

Palácios de Portugal – Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo | Foto: panoramio

 

Palácio dos Duques de Bragança, Guimarães
Provavelmente conhece este palácio por Paço dos Duques, que foi construído no séc. XV por D. Afonso I, duque de Bragança, o que lhe valeu o nome. Todo de estilo borgonhês e inspiração nas suas viagens pela Europa, no seu interior pode encontrar uma sala museu onde se podem admirar os tapetes persas, as tapeçarias flamengas e pinturas várias. Outro pormenor interessante é o facto de o tecto da sala de refeições representar o casco de uma caravela em homenagem aos heróis do mar portugueses.

Palácios de Portugal - Palácio dos Duques de Bragança, Guimarães

Palácios de Portugal – Palácio dos Duques de Bragança, Guimarães | Foto: toursandtales

 

Palácio de Belém, Lisboa
Um dos mais conhecidos palácios de Portugal, por servir de habitação ao nosso Presidente da República. Fica na Praça Afonso de Albuquerque, em Belém, e tem um lindo tom rosa. Já foi também palco de vários eventos com concertos ao vivo. Em 2004 foi também aqui inaugurado o Museu da Presidência da República, com uma exposição de peças de coleção ligadas aos políticos mais importantes do Estado português desde 1910.

Palácios de Portugal - Palácio de Belém, Lisboa

Palácios de Portugal – Palácio de Belém, Lisboa | Foto: mosteirojeronimos.pt

 

Se gostou de conhecer os mais belos palácios de Portugal, conheça também estes 12 lugares santos de Portugal e os 8 mais belos miradouros do nosso país. Desvende ainda as histórias por detrás destes locais abandonados.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest