Shares

10 aldeias históricas de Portugal que tem de conhecer

Castelos, muralhas, pelourinhos, capelas, solares… Tudo isto pode ser encontrado nas aldeias históricas de Portugal, locais belíssimos e que conservam tradições antigas, mas prontos para receber a sua visita. Aventure-se por estas aldeias históricas portuguesas adentro e escolha qual vai visitar a seguir. Acredite que, depois de ler este artigo, vai ficar cheio de vontade de as conhecer ao vivo.

1: Belmonte

A história desta vila, situada na Cova da Beira, remonta ao séc XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I, em 1199. Profundamente associada à história dos Judeus em Portugal, é também a terra natal de Pedro Álvares Cabral, explorador que descobriu o Brasil. Marcada na sua arquitetura por um passado romano, é possível observar estas influências na via que ligava Mérida à Guarda. Em 2005 foi inaugurado o Museu Judaico de Belmonte, único em Portugal, que mostra as tradições do dia a dia da comunidade judaica que ali permaneceu.

Aldeias históricas de Portugal - Belmonte

Aldeias históricas de Portugal – Belmonte | Foto: aldeiashistoricasdeportugal

 

2: Piódão

Fica no concelho de Arganil e é sem dúvida uma das mais castiças aldeias do nosso país. É um aglomerado de casinhas em xisto, com janelas de portadas azuis, como não se vê em mais parte alguma. A natureza que envolve a aldeia está praticamente no seu estado puro e é um excelente chamariz. A juntar a isto, a aldeia do Piodão, apesar de pequenina, tem tudo o que é necessário para receber vistantes, desde acomodações turísticas, restauração, lojas tradicionais, etc.

Aldeias históricas de Portugal - Piódão

Aldeias históricas de Portugal – Piódão | Foto: casadapadaria

 

3: Marialva

Mesmo na margem esquerda da ribeira de Marialva, a sete quilómetros de Mêda, encontra-se esta linda aldeia. Constituída pelo que se pode chamar de 3 núcleos diferentes, são eles a Cidadela dentro das muralhas do castelo; o Arrabalde que prolonga a vila para além das muralhas e ainda a Devesa, que assenta sobre a antiga cidade romana. As casinhas de pedra e os aldeões vestidos a rigor irão com certeza tornar esta visita ainda mais inesquecível.

Aldeias históricas de Portugal - Marialva

Aldeias históricas de Portugal – Marialva | Foto: aldeiashistoricasdeportugal

 

4: Sortelha

Esta maravilha perdida no tempo encontra-se tão bem conservada que evoca a fundação medieval! O terreno desta aldeia no distrito da Guarda é bem acidentado, mas vale em absoluto uma visita para que possa conhecer a chamada Cabeça da Velha, o pelourinho, a Igreja Matriz, a Torre do Facho, as sepulturas medievais e claro, o castelo!

Aldeias históricas de Portugal - Sortelha

Aldeias históricas de Portugal – Sortelha | Foto: aldeiashistoricasdeportugal

 

5: Monsanto

Ora aqui está a que foi eleita a aldeia “mais portuguesa de Portugal!” Nela existem vestígios de população desde o paleolítico e os vestígios arqueológicos dão conta de ocupação romana, visigótica e ainda árabe! Foi D. Afonso Henriques quem a conquistou aos Mouros e permanecem aqui também as ruínas de inúmeras construções romanas. Se algum dia visitar esta aldeia, lembre-se de perguntar pela Torre do Relógio, pela Capela de São António ou mesmo pelo Cruzeiro de São Salvador. São imperdíveis!

Aldeias históricas de Portugal - Monsanto

Aldeias históricas de Portugal – Monsanto | Foto: blogspot

 

6: Linhares da Beira

Fica na vertente ocidental da Serra da Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental. Foi-lhe concedido foral em 1169 por D. Afonso Henriques. Por aqui passaram romanos, visigodos, muçulmanos, mas é pela reconquista cristã que a aldeia é conhecida. O castelo é a sua imagem de marca, construído num cabeço rochoso a cerca de 820 metros de altitude, deslindando encosta abaixo toda a povoação. A ver também, o Solar Corte Real e a Judaria… Muito bonito. Já conhecia?

Aldeias históricas de Portugal - Linhares da Beira

Aldeias históricas de Portugal – Linhares da Beira | Foto: staticflickr

 

7: Trancoso

Outra aldeia repleta de história é a do Trancoso. Situa-se num planalto mesmo entre a Serra da Estrela e o vale do Douro. Toda a sua malha urbana é feita em torno do castelo, construído entre os séc VIII e IX. Teve um importante papel estratégico militar, na Idade Média, tendo assistido a batalhas entre cristãos e muçulmanos e posteriormente entre Portugal e os reinos vizinhos! Uma dica: vá conhecer o Poço do Mestre, a Fonte da Vide, as igrejas e o castelo, claro!

Aldeias históricas de Portugal - Trancoso

Aldeias históricas de Portugal – Trancoso | Foto: aldeiashistoricasdeportugal

 

8: Castelo Mendo

Esta aldeia, rodeada por muralhas que datam do séc XIII, situa-se em Almeida, distrito da Guarda. Fechada sobre si, comunica com o exterior por portas abertas a Norte, Poente e Nascente, com acessos reforçados por pontes. Diga lá que não deve ser uma sensação incrível viver dentro de muralhas! Para além de todo o encanto que este sítio tem em cada esquina, não deixe de visitar o chafariz remodelado posteriormente, as casas manuelinas na Rua do Forno, as igrejas e a Porta da Guarda.

Aldeias históricas de Portugal - Castelo Mendo

Aldeias históricas de Portugal – Castelo Mendo | Foto: beira

 

9: Castelo Novo

Para encontrar esta aldeia tem de ir até ao Fundão, no distrito de Castelo Branco. É lá que fica esta espécie de porta para a Serra da Gardunha. O castelo, erguido a 650 metros de altitude, deixa que abaixo dele se estenda toda a povoação. Com quarteirões irregulares, dimensão e formas variáveis, e caminhos sinuosos, a sua estrutura urbana é labiríntica, o que confere ainda mais graça à aldeia. Quanto às casinhas, a tradição é que sejam de granito e sem reboco, rectangulares e com 2 pisos.

Aldeias históricas de Portugal - Castelo Novo

Aldeias históricas de Portugal – Castelo Novo | Foto: blogspot

 

10: Idanha-A-Velha

Esta incrível aldeia fundada por romanos, foi posteriormente invadida por povos germânicos, suevos e muçulmanos e só finalmente por D. Afonso Henriques, que a conquistou. A sua história tem um valor incalculável e a prova disso as ainda conservadas ruínas. Não pode deixar de visitar aqui a Torre dos Templários, a Porta Norte, a muralha e pontes romanas! Vá conhecer os caminhos com mais história que Portugal tem para oferecer!

Aldeias históricas de Portugal - Idanha-A-Velha

Aldeias históricas de Portugal – Idanha-A-Velha | Foto: radiomonsanto

 

Se gostou de saber onde ficam estas 10 aldeias históricas lindíssimas, saiba também onde pode ver os mais fantásticos pores do sol de Portugal. Descubra também estes 12 lugares santos em Portugal  e descubra porque é que estes 10 locais foram abandonados.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest