Shares

10 praias do sul de Portugal que tem de conhecer

 

Praia, praia e mais praia! É tudo o que apetece. Não concorda?! Cada vez mais amo fazer férias no meu país, e desfrutar dos nossos areais e águas frescas. Como já lhe mostrei as melhores praias do Norte, mostro-lhe agora o MEU top 10 de praias do sul de Portugal. São mesmo imperdíveis! Perca-se e encontre-se nestes lugares preciosos!

 

 

Praia de Odeceixe, Aljezur

É a praia mais a norte do Algarve. O que a diferencia das outras praias é que esta é literalmente uma língua de areia, entre o mar e a ribeira de Seixe. Assim sendo, todos os banhistas podem escolher a zona onde ficar, se numa mais calma, com pequenas poças que as crianças adoram, ou noutra mais agitada, onde até se vê bastantes surfistas a rasgar ondas. É deliciosa! Se não conhece, tem mesmo que ir!

Praias do sul de Portugal - Praia de Odeceixe, Aljezur

Praias do sul de Portugal – Praia de Odeceixe, Aljezur | Foto: blogspot

 

 

Praia do Malhão, Odemira

É entre falésias que se descobre a praia do Malhão. Uma praia de referência para os veraneantes que viram há pouco tempo os acessos à praia requalificados, bem como o parque de estacionamento, que agora oferece lugar a um sem fim de viaturas. O melhor desta praia, para além do extenso areal, é realmente a tranquilidade e discrição que oferece a quem por lá passa. A paisagem dunar é deslumbrante e a areia fina e branca é a cereja no topo do bolo, que convida mesmo a looongas caminhadas à beira mar! É linda, linda, linda!

Praias do sul de Portugal - Praia do Malhão, Odemira

Praias do sul de Portugal – Praia do Malhão, Odemira | Foto: sulinformacao

 

 

Praia da Arrifana, Aljezur

Outra praia fantástica é a Arrifana! Em forma de meia lua, as suas falésias são incríveis! Mergulhar nestas águas frescas e selvagens é uma aventura: as ondas, atrás de ondas, pedem brincadeira e desportos de ação! É meca para surfistas e bodyboarders, mas o seu “must see” é mesmo o pôr do sol quando a maré começa a vazar. O laranja forte do sol reflete-se nas montanhas e torna a paisagem de um dourado indescritível, já para não falar do espelho de água que se forma e que reflete as cores quentes do céu! Amo!

Praias do sul de Portugal - Praia da Arrifana, Aljezur

Praias do sul de Portugal – Praia da Arrifana, Aljezur | Foto: cm-aljezur

 

 

Praia da Rocha, Portimão

Se não soubéssemos a razão do nome desta praia, ao olhar para a foto percebíamos logo. A praia da rocha, tem realmente vários rochedos gigantes e pontiagudos mergulhados à beirinha do mar. Tem cerca de 1 km de areal e é uma das mais turísticas do Algarve. Até porque a zona onde está inserida é um forte ponto de animação noturna, onde é frequente ver muitos jovens! Por isso é melhor ir cedo para garantir que arranja lugar onde colocar a sua toalha, Depois, é diversão garantida!

Praias do sul de Portugal - Praia da Rocha, Portimão

Praias do sul de Portugal – Praia da Rocha, Portimão | Foto: portimao-algarve

 

 

Praia do Tonel, Sagres

Lado a lado com a fortaleza de Sagres fica o Tonel. Esta zona é ventosa, como já se sabe, mas no areal, quase nem se dá por ele, uma vez que as falésias são tão altas que não o deixam passar para cá. Não perde a sua natureza selvagem, e fica bonita tanto de verão como de inverno e os restaurantes e bares de praia chamam para refeições todo o ano. Já conhecia?

Praias do sul de Portugal - Praia do Tonel, Sagres

Praias do sul de Portugal – Praia do Tonel, Sagres | Foto: turismoenportugal

 

 

Praia da Marinha, Lagoa

Uma das mais belas e emblemáticas de Portugal. Se gosta de fazer snorkling ou o chamado mergulho, esta é a praia ideal para si. As suas águas são tão límpidas e cristalinas que, mesmo do topo da falésia, consegue ver-lhes o fundo! Ah e claro que não pode perder uma aventura pelos túneis e grutas naturais que aqui vai encontrar. É magnífica!

Praias do sul de Portugal - Praia da Marinha, Lagoa

Praias do sul de Portugal – Praia da Marinha, Lagoa | Foto: joelsantos

 

 

Praia da Ilha da Armona, Olhão

É uma pequena ilha em frente à cidade de Olhão e faz parte do parque natural da Ria Formosa. Como é natural só se
consegue chegar lá de barco, mas a viagem não é tudo. Quando chega ainda tem de atravessar as poças mais cheias ou menos cheias de água semi lodacenta, mas não se assuste, porque para além de super divertido, vale bem o esforço. Depois só tem que ficar atento para não perder o último barco no final do dia!

Praias do sul de Portugal - Praia da Ilha da Armona, Olhão

Praias do sul de Portugal – Praia da Ilha da Armona, Olhão | Foto: turismoenportugal

 

 

Praia de Cabanas, Tavira

É na aldeia de Cabanas que fica esta praia ótima. A zona é muito tranquila e a praia também. Também conhecida como Praia das Quatro Águas, tem cerca de 7km de areal, logo, espaço para todos não faltará! Mais uma vez o acesso à praia é feito de barco, mas a boa notícia é que aqui encontrará todas as condições necessárias para um excelente dia de praia! Tem restaurantes, bares, posto médico, wc… Tudo!

Praias do sul de Portugal - Praia de Cabanas, Tavira

Praias do sul de Portugal – Praia de Cabanas, Tavira | Foto: algarvetouristguide

 

 

Praia de Alagoa, Altura

Uma zona muito turística e a praia não é exceção, no entanto o areal é tão extenso que toda a gente acaba por encontrar o seu lugar, mesmo se estivermos a falar do pico do verão. Nos restantes meses é bem mais calma, mas continua a ser linda. As palhotas no areal, podem ser alugadas e são excelentes para um dia inteiro a pôr as leituras em dia e a descontrair. A vilazinha é catita e encontra ali um sem fim de comércio local com coisas giríssimas. Já para não falar dos restaurantes com peixinho fresco! Adoro esta praia!

Praias do sul de Portugal - Praia de Alagoa, Altura

Praias do sul de Portugal – Praia de Alagoa, Altura | Foto: panoramio

 

Praia de Manta Rota, Vila Real de Santo António
Uma vila de pescadores, uma praia gigante! O melhor desta praia é a temperatura da água! Faz tanto calor aqui que as águas chegam a estar a mais de 25 graus! Uma autêntica sauna, perfeita para os mais friorentos! Não acredita? Então dê lá um pulinho e depois conte-me tudo!

Praias do sul de Portugal - Praia de Manta Rota, Vila Real de Santo António

Praias do sul de Portugal – Praia de Manta Rota, Vila Real de Santo António | Foto: staticflickr

 

Se gostou da sugestão destas praias no sul de Portugal, conheça mais estas praias paradisíacas e as ilhas mais bonitas do mundo. Descubra também lugares fantásticos para fazer mergulho em Portugal.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest