Shares

9 praias dos Açores que tem de conhecer

O tempo anda meio brincalhão, mas o calor não está para brincadeiras e veio para ficar. Por essa razão, sabe bem aproveitar todos os tempinhos livres para uma escapadinha até à praia, mesmo se o sol se esconder por detrás das nuvens! No nosso país há praias lindas tanto no continente como nos arquipélagos, onde se pode refugiar das inquietações do dia a dia.

Desta feita, mostro-lhe algumas das praias mais bonitas do arquipélago dos Açores.

Praia de S. Lourenço, Ilha de Santa Maria
Uma das mais belas praias dos Açores e uma das melhores praias nacionais! As razões são mais que muitas. A paisagem feita de penhascos belíssimos, a areia branca e fina, a água cristalina com ondas perfeitas são só algumas! É uma das mais procuradas pelos turistas, já que é perfeita para férias em família, mas não só… Também é comum ver aqui muitos surfistas.

Praias dos Açores - Praia de S. Lourenço, Ilha de Santa Maria

Praias dos Açores – Praia de S. Lourenço, Ilha de Santa Maria | Foto: azores-adventures

 

Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Ilha de São Jorge
Aquela que vê ali em baixo é uma pequena parte de uma das mais selvagens praias da Ilha de São Jorge. As rochas e planícies são originárias de desabamentos de lava e existem mais de 40 na ilha. O acesso a esta praia é difícil e, talvez por isso, seja uma das mais reservadas. O tempo e suor que levará ao percorrer este caminho serão certamente recompensados pela paisagem idílica! Aventure-se!

Praias dos Açores - Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Ilha de São Jorge

Praias dos Açores – Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Ilha de São Jorge | Foto: visitazores

 

Piscinas naturais dos Biscoitos, Ilha Terceira
Também conhecida como Praia da Vitória, é resultado de erupções vulcânicas antigas. Estas piscinas estão situadas na costa nordeste da ilha e fazem deste o lugar mais popular de todos! A lava solidificada dá origem a uma paisagem rochosa belíssima que contrasta harmoniosamente com o azul deslumbrante do oceano. Um encanto!

Praias dos Açores - Piscinas naturais dos Biscoitos, Ilha Terceira

Praias dos Açores – Piscinas naturais dos Biscoitos, Ilha Terceira | Foto: staticflickr

 

Praia Baixa da Ribeirinha, Ilha do Pico
Fica na zona mais a norte da ilha do Pico e oferece uma vista imensa sobre a Ilha de S. Jorge do outro lado do canal. Tem condições ótimas para um dia inteirinho de praia, já que aqui pode encontrar wc, duches, parque de estacionamento e um longo paredão de betão que tem espaço para todos se estenderem. Um lugar memorável e único que vale a pena visitar!

Praias dos Açores - Praia Baixa da Ribeirinha, Ilha do Pico

Praias dos Açores – Praia Baixa da Ribeirinha, Ilha do Pico | Foto: squarespace

 

Praia da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel
Pelo nome já se adivinha o que aí vem! Pois é, se por acaso não suporta dar mergulhos em águas frias, esta é a praia ideal para si. Como está localizada numa baía de nascentes hidrotermais submarinas, aqui as águas são bem morninhas. A juntar a isto, a paisagem envolvente é simplesmente perfeita e convida a que se demore!

Praias dos Açores - Praia da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel

Praias dos Açores – Praia da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel | Foto: guiadacidade

 

Ilhéu de Vila Franca, Ilha de São Miguel
Ainda na ilha de São Miguel há um dos mais belos tesouros escondidos num pequeno ilhéu! Já lhe tinha falado desta praia e as razões estão à vista! Uma cratera de um vulcão extinto dá origem a uma praia invulgar e deliciosa, de águas bem calminhas. Fica a mais ou menos 1 km da costa e é considerada uma reserva natural. Aqui a água é tão transparente que é ideal para fazer mergulho e snorkling, ou então, se preferir, dê umas braçadas ao longo da costa!

Praias dos Açores - Ilhéu de Vila Franca, Ilha de São Miguel

Praias dos Açores – Ilhéu de Vila Franca, Ilha de São Miguel | Foto: ncultura

 

Praia Porto Pim, Ilha do Faial
Esta praia lindíssima fica na ilha do Faial. É uma zona balnear de excelência e uma das mais frequentadas da ilha! Oferece uma vista sobre a ilha muito interessante e a areia aqui também é fina! No total são cerca de 350 metros de areal que mergulham mar adentro. Tem bandeira azul e vale muito a pena conhecê-la!

Praias dos Açores - Praia Porto Pim, Ilha do Faial

Praias dos Açores – Praia Porto Pim, Ilha do Faial | Foto: wikimedia

 

Praia da Fajã Grande, Ilha das Flores
As rochas são de origem vulcânica e dão um enquadramento maravilhoso ao sítio. Talvez seja por isso que é uma das mais frequentadas pelos habitantes da ilha das Flores e por turistas. Ou então, talvez seja por ser propícia para surf e mergulho. Numa das pontas tem ainda um paredão onde é possível estender a toalha e apanhar belos banhos de sol!

Praias dos Açores - Praia da Fajã Grande, Ilha das Flores

Praias dos Açores – Praia da Fajã Grande, Ilha das Flores | Foto: wikimedia

 

Praia Almoxarife, Ilha do Faial
Volto à ilha do Faial, para mostrar mais uma praia que não podia ficar esquecida. As areias são escuras, mas a praia é deslumbrante! O facto de desaparecer facilmente quando a maré sobe, torna-a ainda mais apetecível. Aiai… Uma delícia! 😊

Praias dos Açores - Praia Almoxarife, Ilha do Faial

Praias dos Açores – Praia Almoxarife, Ilha do Faial | Foto: wikimedia

 

Se gostou de conhecer estas espectaculares 9 praias dos Açores, conheça também estas 8 praias fluviais  e 9 das mais belas praias de Portugal. Delicie-se também com estas 8 piscinas fascinantes.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest