Shares

As caminhadas ao ar livre fazem tão bem ao corpo como à mente. Respirar o ar puro e contemplar as paisagens refrescantes que o nosso país nos oferece é algo que gosto muito de fazer. Aproveito para refletir, passo atrás de passo, e colocar as ideias em ordem preparando-me para mais uma semana intensa no trabalho que eu amo. Há verdadeiras pérolas pelos caminhos do nosso país, que, se tiver hipótese, deve mesmo conhecer. Ficam aqui 7 sugestões de passadiços em Portugal.

 

Passadiço do Osso da Baleia
É em Pombal que fica esta praia linda. Há mesmo quem diga que é uma das mais belas de Portugal! Reza a história que tem este nome por, certo dia, ter dado à costa um esqueleto de baleia. Histórias à parte, o que ela tem realmente, para além da bandeira azul, é um espetacular passadiço que permite observar toda a natureza envolvente sem a danificar.

Passadiços em Portugal - Passadiço do Osso da Baleia

Passadiços em Portugal – Passadiço do Osso da Baleia | Foto: vortexmag

 

Passadiços do Paiva
Em Arouca, no distrito de Aveiro, localiza-se esta inacreditável construção em madeira. São 8,7km de passadiço e a promessa de se construirem mais 12km. A paisagem é estonteante, junto ao Rio Paiva, e o percurso é cheio de surpresas… desde as águas bravas aos cristais de quartzo e às espécies em vias de extinção. Merece a sua visita.

Passadiços em Portugal - Passadiços do Paiva

Passadiços em Portugal – Passadiços do Paiva | Foto: aeiou

Passadiços em Portugal - Passadiços do Paiva

Passadiços em Portugal – Passadiços do Paiva | Foto: passadicosdopaiva

 

Passadiço de Fiães
Este é o início de um passeio pedestre que se avizinha cheio de curvas e contra curvas! O passadiço estende-se pelo meio de árvores e mais árvores e, de repente, lá surge uma cascata ou um pequeno canal! É uma belíssima opção para passar o dia em família ou com amigos, uma vez que tem zona para merendar. Para os amantes de aves, também existe uma torre para a observação de pássaros.

Passadiços em Portugal - Passadiço de Fiães

Passadiços em Portugal – Passadiço de Fiães | Foto: blogspot

 

Passadiço de Sistelo
10 Km de passeio pela Ecovia do Vez (Arco de Valdevez), neste passadiço maravilhoso! Demora-se em média 3 horas a completar o percurso junto ao rio mas o nível de dificuldade é bastante moderado. Vale a pena observar os socalcos de Sistelo e voltar pela margem oposta, desta feita, por uma trilha.

Passadiços em Portugal - Passadiço de Sistelo

Passadiços em Portugal – Passadiço de Sistelo | Foto: sapo

 

Passadiço do Alvor
Este verão fica pronto aquele que será o maior passadiço pedonal do Algarve. Vai unir a praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor ao longo de 6 Km sobre as dunas. A paisagem junto ao mar é deslumbrante, já para não falar do facto de facilitar, e muito, o acesso à praia. Se este ano for a Portimão, não se esqueça de ir conhecer esta maravilha!

Passadiços em Portugal - Passadiço do Alvor

Passadiços em Portugal – Passadiço do Alvor | Foto: sulinformacao

 

Passadiço do Alamal
É lado a lado com o castelo de Belver que se caminha por este passadiço. Liga a praia do Alamal com a ponte de Belver e o caminho é tão calmo e tranquilizante que se tornou uma meca para os amantes dos dias ao ar livre, em comunhão com a natureza. Por aqui pode descobrir ilhotas perdidas no meio do rio e praias fluviais lindas, enquanto se encanta com o cantar das aves que vivem livres na floresta envolvente.

Passadiços em Portugal - Passadiço do Alamal

Passadiços em Portugal – Passadiço do Alamal | Foto: blogspot

Passadiços em Portugal - Passadiço do Alamal

Passadiços em Portugal – Passadiço do Alamal | Foto: blogspot

 

Passadiço da Foz do Arelho
Este passadiço nas Caldas da Rainha não é muito extenso mas é rico em beleza e originalidade. São 800 metros estrategicamente concebidos para a contemplação do mar. Já viu que maravilha?! O projeto foi de tal maneira interessante que andou mesmo nas bocas do mundo! A arquiteta Nádia Schilling está de parabéns!

Passadiços em Portugal - Passadiço da Foz do Arelho

Passadiços em Portugal – Passadiço da Foz do Arelho | Foto: jornaldascaldas

 

Se gostou de conhecer estes 7 passadiços maravilhosos, conheça também os mais belos miradouros e estes 12 lugares santos em Portugal. Experimente estas 2 saladas de verão e este gelado com 0 % de gordura. Deslumbre-se ainda com estes 11 exemplos de empratamentos perfeitos e com estas obras de arte de cake design.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest