Shares

9 igrejas lindas em Portugal que tem de conhecer

Capelas, igrejas, santuários… Há monumentos lindíssimos de cariz religioso espalhados pelo nosso pequeno grande Portugal! Umas mais pequenas, outras maiores; umas mais sumptuosas, outras bem mais humildes, mas algo todas elas têm em comum: enchem de luz os olhos de qualquer pessoa, seja crente ou não! Quando viajamos é comum entrarmos nestes lugares sagrados e ficarmos deslumbrados com o que vemos, mas então porque não experimentar fazer a mesma coisa no nosso próprio país? Hoje mostro-lhe algumas das NOSSAS mais belas igrejas. Mostre-me também a igreja ou capela da sua terra na zona dos comentários do meu Facebook. Vou gostar de ver.

 

Igreja Paroquial de Válega – Ovar
Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo fica em Válega, concelho de Ovar, e é linda! A igreja é bastante mais antiga mas só em 1975 é que teve lugar o revestimento das fachadas frontal, laterais e posterior com azulejos da fábrica Aleluia, todos desenhados pelo arquiteto Januário Godinho. De beleza inegável, são verdadeiramente fascinantes: coloridos e com figuras que representam cenas religiosas. Também o interior não fica atrás, igualmente colorido.

Igrejas lindas em Portugal - Igreja Paroquial de Válega, Ovar

Igrejas lindas em Portugal – Igreja Paroquial de Válega, Ovar | Foto: wikimapia

 

Igreja dos Lóios – Évora
Este monumento nacional pertence ao Convento dos Lóios e foi erguido em 1485. A sua construção em estilo manuelino é deslumbrante, apresentando também influências renascentistas. Também no seu interior se pode observar um generoso painel de azulejos, datado do séc XVIII, com figuras de um azul forte que se destaca em toda a decoração. Vale a pena ir conhecer!

Igrejas lindas em Portugal - Igreja dos Lóios, Évora

Igrejas lindas em Portugal – Igreja dos Lóios, Évora | Foto: vortexmag

 

Igreja de São Roque – Lisboa
Igreja dedicada a São Roque, é um dos poucos edifícios a sobreviver ao Terramoto de 1755, que praticamente destruiu Lisboa. Ao olharmos para ela, do lado de fora, não antevemos aquilo que nos aguarda por dentro. Um interior lindíssimo enriquecido com talha dourada, pinturas e azulejos. Os tetos belíssimos também não passam despercebidos!

Igrejas lindas em Portugal - Igreja de São Roque, Lisboa

Igrejas lindas em Portugal – Igreja de São Roque, Lisboa | Foto: blogspot

 

Igreja de São Domingos – Lisboa
Uma igreja realmente única! Foi construída no século XIII. Como é uma das maiores igrejas de Lisboa foi, ao longos dos séculos, palco de vários baptizados e casamentos reais. Já no século XX, mais propriamente em 1959, um grande incêndio destruiu por completo o anterior da igreja. Quando reabriu, em 1994, as marcas do incêndio não foram escondidas, o que torna esta igreja diferente de todas as outras. Fica em plena Baixa Pombalina, mesmo ao lado do Teatro Nacional D. Maria II e merece uma visita. Já a conhece?

Igrejas lindas em Portugal - Igreja de São Domingos, Lisboa

Igrejas lindas em Portugal – Igreja de São Domingos, Lisboa | Foto: blogspot

 

Igreja de Santo Idelfonso – Porto
Mais a norte, outra igreja emblemática e um dos cartões de visita da cidade do Porto. Está localizada num sítio muito central, mesmo no meio da Praça da Batalha, por isso não é difícil encontrá-la. Tem pormenores verdadeiramente espectaculares: por fora são cerca de 11.000 os azulejos que decoram as fachadas e, por dentro, exibe uns vitrais maravilhosos.

Igrejas lindas em Portugal - Igreja de Santo Idelfonso, Porto

Igrejas lindas em Portugal – Igreja de Santo Idelfonso, Porto | Foto: ruralea

 

Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça – Ovar
O concelho de Ovar tem várias igrejas bonitas, é bem verdade. A Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça está decorada na totalidade em azul celeste, que nos traz tranquilidade imediata ao olharmos para ela! É muito simples e acredita-se que remonte a meados do séc. XII. Desde então tem sofrido alterações que a têm deixado ainda mais bela.

Igrejas lindas em Portugal - Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça, Ovar

Igrejas lindas em Portugal – Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça, Ovar | Foto: ruralea

 

Capela do Senhor da Pedra – Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia
Erguida sobre um rochedo em 1686, esta capela é encantadora e mágica! A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais em Vila Nova de Gaia e vai desde domingo até à terça-feira seguinte. O edifício de estilo barroco tem uma construção hexagonal e, no topo, diversas estátuas religiosas. É linda, não acha?

Igrejas lindas em Portugal - Capela do Senhor da Pedra, Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia

Igrejas lindas em Portugal – Capela do Senhor da Pedra, Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia | Foto: staticflickr

 

Capela de São Miguel – Coimbra
É uma capela da Universidade de Coimbra e a atual configuração remonta ao séc XVI. Todo o seu interior é divinal. Com revestimentos em azulejo, pintados como se fossem tapetes. O teto é obra de Francisco F. de Araújo e foi no fim do séc XVII que ficou concluído. Lá dentro é ainda possível observar do lado esquerdo um altar dedicado à padroeira de todos os estudantes, a Nossa Senhora da Luz. Já lá foi?

Igrejas lindas em Portugal - Capela de São Miguel, Coimbra

Igrejas lindas em Portugal – Capela de São Miguel, Coimbra | Foto: plturismo

 

Igreja de Santa Engrácia – Lisboa
Sem dúvida que esta é uma das mais belas igrejas de Portugal. O seu interior é absolutamente incrível, com o chão repleto de mármore colorido formando desenhos circulares enormes e lindos! Só da parte superior da igreja é possível observar melhor a sua imensidão e pormenores. Marque já uma visita!

Igrejas lindas em Portugal - Igreja de Santa Engrácia, Lisboa

Igrejas lindas em Portugal – Igreja de Santa Engrácia, Lisboa | Foto: publico

 

Se gostou de conhecer estas 9 igrejas lindas, conheça também os mais belos palácios em Portugal  e no mundo. Saiba também onde ficam as mais belas fontes do planeta.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest