Gorduras boas que devemos incluir na dieta

 

Quando começamos a fazer dieta, muitas vezes achamos que temos que cortar completamente com todas as gorduras. Mas saiba que há cada vez mais estudos que garantem que existem gorduras saudáveis que devem fazer parte da nossa alimentação. E dizem mais! Dizem que estas gorduras saudáveis podem ser grandes aliadas na perda de peso, se forem combinadas com uma alimentação variada + consumidas nas quantidades certas indicadas pelos nutricionistas.

Conheça agora estas gorduras boas que devemos incluir diariamente na sua alimentação.

 

1- Peixes gordos

Muitas pessoas, quando estão de dieta, temem estes peixes, já que são ricos em gordura, como é o caso do salmão por exemplo, mas saiba que estes peixes são igualmente ricos em ómega 3, que tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. O consumo frequente deste tipo de peixe pode ajudá-lo a combater depressões e a melhorar a memória e o funcionamento do cérebro. Outros benefícios são os seguintes: ajuda a reduzir a tensão arterial; permite ao nosso organismo absorver melhor o cálcio para os nossos ossos e ainda previne várias doenças cardiovasculares.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Salmão

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Salmão

 

 

2- Abacate

O abacate é um fruto fantástico! É rico em vitaminas E, A, B1e B2, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Estudos garantem também que este alimento é uma fonte de gorduras saudáveis que ajudam a combater a anemia. Também favorece o funcionamento dos nossos ossos ajudando a prevenir a osteoporose. O abacate tem igualmente um papel importante no combate de inflamações, já que é um poderoso anti-inflamatório natural. É também muito rico em antioxidantes. Como vê, este alimento é uma verdadeira fonte de energia. Deve, no entanto, ser consumido em quantidades moderadas.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Abacate

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Abacate

 

 

3- Frutos secos

Os frutos secos fazem autênticas maravilhas pela nossa saúde. Porém o aviso é o mesmo que já dei antes: devem ser consumidos com moderação. A razão é simples: são bastante calóricos. Caso pretenda emagrecer deve consumi-los na quantidade certa: um punhado de frutos secos variados por dia. Estes são ricos em cálcio, vitamina E e C. Por serem ainda ricos em proteínas, ajudam a combater a anemia. Saiba ainda que estas oleaginosas ricas em antioxidantes têm gorduras fantásticas que podem ajudar a reduzir o colesterol e a fortalecer os nossos ossos e cabelos.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Frutos secos

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Frutos secos

 

 

4- Azeite

O azeite é considerado um dos reis da comida mediterrânica, estando por isso presente na nossa alimentação há muitos anos e com inúmeros benefícios para a nossa saúde. É considerado uma fonte de gordura saudável que ajuda a prevenir doenças cardíacas por ser rico em vitamina E. O azeite tem também antioxidantes que melhoram a aparência da nossa pele, estimulam o crescimento do cabelo e previnem o aparecimento de caspa. Saiba também que esta gordura tem efeitos fantásticos para o nosso cérebro, ajudando a melhorar o seu funcionamento.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Azeite

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Azeite

 

 

5- Coco

O coco é um fruto que tem gorduras saudáveis que têm muitos benefícios para a nossa saúde. É rico em cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, selénio e manganês. Os especialistas afirmam que o coco nos fornece uma grande quantidade de energia e ainda acelera o processo de queima de gordura. Por outro lado, o coco é um inibidor de apetite natural, já que com uma pequena quantidade ficamos sem fome. Saiba ainda que este fruto ajuda a prevenir doenças cardiovasculares; reduz a retenção de líquidos e ajuda a combater o stress e a osteoporose.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Coco

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Coco

 

 

6- Azeitonas

As azeitonas têm grandes benefícios para o nosso organismo. São ricas em vitamina A, C, B1 e B2. São também uma fonte de minerais como o fósforo, o potássio e o sódio. Estas estimulam a nossa saúde cardiovascular; melhoram a aparência do nosso cabelo e da nossa pele e melhoram o funcionamento do nosso aparelho digestivo e dos nossos ossos. São uma excelente opção para quem sofre de anemia, já que são uma fonte de ferro.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Azeitonas

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Azeitonas

 

 

7- Sementes de linhaça

Estas sementes são ricas em vitaminas e minerais e contêm uma grande quantidade de fibra! Há estudos que dizem que as sementes de linhaça ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. E mais, muito mais! Fortalecem os nossos ossos graças à grande quantidade de ácidos gordos; melhoram o funcionamento do nosso aparelho digestivo; ajudam a controlar o peso e ainda aumentam a nossa imunidade.

Gorduras boas que devemos incluir na dieta- Sementes de linhaça

Gorduras boas que devemos incluir na dieta – Sementes de linhaça

 

Fotografias cedidas por bancos de imagens gratuitas

 

Gostou de descobrir quais são as gorduras boas que devemos incluir na dieta? Então veja mais dicas saudáveis: os benefícios da salsa e da batata doce. Saiba ainda quais são os hidratos de carbono complexos que devemos consumir.

E já agora veja também...