Alimentos que devemos consumir todos os dias

 

 

Como bem sabe, gosto de lhe dar diariamente conselhos sobre alimentação. Acredito profundamente que somos o que comemos e que devemos ter uma alimentação equilibrada e muito variada, comendo um pouco de tudo. Assim iremos aproveitar os melhores benefícios de muitos alimentos e tal irá reflectir-se na nossa saúde, tornando-nos mais fortes.

Dado que diariamente somos sobrecarregados com novas dietas e novos medicamentos “milagrosos”, é realmente importante saber quais são efectivamente os alimentos que devemos consumir todos os dias. Assim, a pensar na nossa boa saúde, eis uma lista de alguns dos alimentos que devemos consumir todos os dias:

 

1- Azeite

O azeite é um dos ingredientes mais usados na dieta mediterrânica e ainda bem! Sabe porquê? Muitos estudos sustentam que é uma gordura boa que ajuda na redução dos níveis de colesterol. Ajuda também ao bom aspecto da nossa pele… mas não é tudo! Os antioxidantes do azeite diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Azeite

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Azeite

 

 

2- Alho e cebola

Apesar da fama muito popular que são alimentos que induzem ao mau hálito, é importante saber que o alho e a cebola são dois dos alimentos que devíamos consumir todos os dias. Estas são as razões: reduzem os níveis de colesterol e também levam a uma diminuição da tensão arterial. Se é hipertenso, aconselhe-se com o seu médico. Estes alimentos podem ser uma grande ajuda.
Saiba ainda que alguns estudos dão a entender que são alimentos anti cancerígenos, ou seja, são capazes de proteger as células contra o cancro do pulmão e da pele, por exemplo.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Alho e cebola

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Alho e cebola

 

 

3- Iogurte

Uma das alturas perfeitas para consumir este alimento é de manhã em jejum, mas atenção: não escolha um iogurte qualquer. Os especialistas avisam que os iogurtes naturais ou  os iogurtes gregos são as melhores opções.
São ricos em bactérias que auxiliam os intestinos e o trânsito intestinal, bem como em proteínas e cálcio que ajudam à saúde dos ossos e na pele. E mais um grande benefício: podem ajudar o corpo a reforçar a sua imunidade.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Iogurte

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Iogurte

 

 

4- Cereais integrais

Os cereais integrais devem substituir a farinha e outros alimentos refinados, prejudiciais para a nossa saúde. Opte antes por escolher cereais que possuam muita fibra, que ajudem na saúde digestiva e que regulem o colesterol. Estes são as escolhas certas, já que são ricos em vitaminas, cobre, ferro, magnésio e fósforo e têm um baixo teor de gordura.
Ao darmos preferência a este tipo de cereais, vamos aumentar a nossa sensação de saciedade e consequentemente vamos perder peso.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Cereais integrais

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Cereais integrais

 

 

5- Maçãs

Muitos nutricionistas afirmam que a maçã é o fruto mais completo de todos. Sabe porquê? Porque este fruto tem a quantidade perfeita de água, fibras, açúcares naturais, minerais e fibras. Possui ainda propriedades diuréticas e ajuda o intestino a funcionar correctamente.
Já diziam os ingleses: “An apple a day, keeps the doctor away” que significa, “uma maçã por dia mantém o médico longe”.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Maçã

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Maçãs

 

 

6- Vegetais verde-escuros

Desta categoria de vegetais fazem parte por exemplo: a couve, espinafre ou o agrião. Estes vegetais são ricos em vitaminas e minerais essenciais para o nosso bem-estar. Podem ajudar no controlo da tensão arterial, a minimizar a acne e aumentar a imunidade. A Organização Mundial de Saúde pede que comamos vegetais rigorosamente todos os dias.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Vegetais verde escuros

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Vegetais verde escuros

 

 

7- Frutos secos

E para o fim, um alimento absolutamente delicioso: os frutos secos. Estes alimentos são uma excelente opção para o lanche, por exemplo. Pode substituir um pão por alguns frutos secos, vai ver que se sentirá saciado e sem fome.
Os mais benéficos para a saúde são as nozes, as avelãs e as amêndoas, mas atenção: todos sem adição de sal.
Os frutos secos devem ser consumidos com moderação: basta um punhado variado de frutos secos por dia. Consumidos na quantidade certa, podem ajudar na limpeza da gordura do sangue, ou seja, no colesterol, na prisão de ventre e consequentemente a perder peso.

Alimentos que devemos consumir todos os dias- Frutos secos

Alimentos que devemos consumir todos os dias – Frutos secos

 

Fotografias cedidas por bancos de imagens gratuitas

 

 

Este é um grande artigo, verdade? Se gostou de descobrir quais são os alimentos que devemos consumir todos os dias, descubra também quais são os melhores alimentos para o cérebro e saiba quais são as melhores saladas e por que razão deve estar sempre bem hidratado.

E já agora veja também...